Lancia

Novo Lancia Ypsilon 2024 – Será este elétrico capaz de salvar a marca italiana?

A Lancia, tradicional marca italiana de automóveis fundada em 1906 e que estava há quase 15 anos sem lançar um modelo novo, está de volta com uma novidade eletrizante: o Lancia Ypsilon 2024. Este modelo é muito importante para o futuro da marca, representa o renascimento da Lancia no mercado e marca o início da era elétrica para a fabricante, além de ter a dura missão de evitar que a Lancia feche suas portas de vez. Será que tem qualidades para isso?

Novo Lancia Ypsilon uma a base CMP do Peugeot 208

Design único e italiano, porém a plataforma é a mesma do Peugeot 208

O novo Lancia Ypsilon de quarta geração utiliza componentes familiares do grupo Stellantis, compartilhando a mesma base CMP do Peugeot 208 e o Opel Corsa. No entanto, ele se destaca com painéis de carroceria e design de interior exclusivos, adicionando uma dose pesada de estilo italiano à mistura, não é atoa que para criar este novo estilo a Lancia contou com a Cassina, famosa empresa italiana fundada em 1927 especializada na criação de design de móveis de luxo e decoração.

– Exterior:

O Ypsilon 2024 apresenta faróis poligonais montados mais baixos do que o habitual no para-choque dianteiro, maçanetas traseiras ocultas e detalhes em preto brilhante. A grade iluminada em forma de “cálice” e as lanternas traseiras redondas, são inspiradas no icônico Lancia Stratos.

– Interior:

O foco foi dado aos materiais de alta qualidade e recursos de design exclusivos para criar uma cabine que se assemelha a uma sala de estar italiana. A colaboração com a marca italiana de móveis de luxo, Cassina, contribuiu para a escolha de materiais e cores.

Os assentos revestidos de veludo com o nostálgico motivo “cannelloni” e o console central circular que se assemelha a uma mesa de café são características marcantes.

– Tecnologia:

O Ypsilon é o primeiro modelo a apresentar o sistema de infotainment SALA (Sound Air Light Augmentation) da Lancia, que estará presente em toda a futura linha da marca. O cockpit digital possui duas telas de 10,25 polegadas, enquanto a esfera iluminada no topo do painel serve como um assistente virtual aprimorado por IA. Além disso, o Ypsilon 2024 será o único modelo no segmento com capacidade de condução autônoma de nível 2 de série em todas suas versões.

– Dimensões:

O novo Lancia Ypsilon 2024 mede 4,08 metros de comprimento, 1,76 metros de largura e 1,44 metros de altura. Comparado ao seu antecessor de 14 anos atrás, ele é 240 mm mais longo, 120 mm mais largo e 70 mm mais baixo, alinhando-se aos modelos modernos do segmento B, como Peugeot 208, Renault Clio e VW Polo.

– Motorização:

A versão totalmente elétrica do Ypsilon pesa 1.584 kg e é equipada com um motor elétrico frontal único que produz 154 cv de potência e 260 Nm de torque, lembrando que este é exatamente o mesmo conjunto presente no Peugeot e-208, que inclusive é vendido aqui no Brasil. Por enquanto não há informações sobre uma versão a combustão do novo Ypsilon.

– Autonomia e recarga:

De acordo com a Lancia, o novo Ypsilon elétrico terá capacidade para rodar até 403 km com uma carga completa das baterias baseado no padrão europeu de medição de consumo WLTP. O novo hatch italiano poderá ser carregado em postos de carga rápida, neste caso, será possível ir de 20% para 80% da carga em apenas 24 minutos plugado na tomada.

– Preço:

A edição limitada de lançamento Cassina do novo Ypsilon custará €40.000 ou cerca de R$ 230.000, com 1.906 unidades numeradas e certificadas em homenagem ao ano de fundação da Lancia, ou seja, será um modelo especial de comemoração por isso o preço elevado, a expectativa é que a marca apresente versões mais acessíveis do novo Ypsilon em breve.

Por enquanto não há informações sobre venda no Brasil.

Fonte e maiores informações em: Netcarshow.com

 

Lancia fez história nos ralis

Comprada pela Fiat em 1969 a Lancia apesar de nunca ter tido um carro com grande volume de vendas, é uma montadora famosa e com fãs no mundo tudo, principalmente pela respeitável história no mundo dos ralis. A Lancia era uma especie de divisão mais requintada da Fiat, eles tinham carros mais caros, luxuosos e com mecânica mais sofisticada.

Lancia Delta Integrale, andava quase igual uma Ferrari na época

Um exemplo do sucesso da engenharia Lancia foi o famoso e nostalgico Lancia Delta Integrale (foto acima), um hatch de aparência comportada que enganou muita gente por sua mecânca e desempenho surreais para a época.

Em 1987 o Lancia Integrale estreou uma tração 4×4 inteligente por demanda, além de uma complexa engenharia de suspensão com dois níveis de amortecimento, combinada com um quase mágico bloco 2.0 8v, 4 cilindros, com turbina Garret T3, que rendia até 185 cv e 31 kgfm de torque. Mais tarde, no ano seguinte 1988, foi lançado uma versão ainda mais potente com 16 válvulas e 200 cv de potência.

Hoje estes numeros podem não impressionar tanto, mas na época era uma engenharia impressionante. O Delta Integrale HF conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e atingir 220 km/h de velocidade máxima, desempenho quase no mesmo patamar da famosa Ferrari Testarossa, que com seu V12 de 4.9 litros, ia de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.

Sendo que no ano de 1988 o Lancia Delta Integrale (foto acima) conseguiu vencer 10 das 11 provas do mundial de rali da FIA, sendo que de 1987 até 1992 o Lancia consegiu nada menos do que 48 vitórias e seis títulos mundiais de construtores, um domínio absoluto no rali.

Lancia foi abandonada pela Fiat?

Muita gente diz, com certa razão, que a Fiat abandonou a Lancia. Fato é que desde 2008 a Lancia não lançava um carro novo, sendo que desde 2014 eles fabricam apenas um único modelo, o Ypsilon, que tentava sobreviver sendo praticamente mesmo desde 2002, feito sobre a base do antigo Fiat 500 e vendido apenas em algumas cidades da Itália. A Fiat até tentou na década de 2010 vender na Europa alguns modelos Chrysler através da Lancia, o que não deu muito certo.

Agora com a ajuda da Stellantis, a Lancia sonha em voltar a viver dias melhores, em seu comunicado oficial a imprensa eles falam inclusive que irão investir em novas concessionárias e treinamento de pessoal para promover a marca. Vamos aguardar.

Equipe Encontracarros

Publicado por:
Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.