Um clássico do mundo off-road está de volta, a Land Rover acaba de revelar no Salão de Frankfurt a nova geração do Defender. O lendário 4×4 ressurge totalmente diferente da primeira geração que ficou quase 70 anos ininterruptos no mercado. O novo Defender tenta manter toda a valentia e capacidade off-road das gerações anteriores, porém trazendo mais conforto, luxo e tecnologia. As vendas na Europa começam em 2020, o modelo inclusive já foi confirmado para vir ao Brasil já no ano que vem.
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Índice desta matéria
A história e tradição 4×4 do Land Rover Defender…
O Land Rover Defender foi lançado em 1948 como Land Rover Serie 1, e logo fez um imenso sucesso, se tornando referência mundial quando se trata de carro off-road, se destacando por sua valentia e confiabilidade em qualquer tipo de terreno, colocando a Land Rover no cenário mundial em carros 4×4, principalmente por contar com tecnologias inovadoras na época como sua carroceria feita com alumínio de avião, uma tração 4×4 confiável e um motor de concepção simples mas durável. Com suas características únicas o Defender de primeira geração passou a ser utilizado nas mais variadas finalidades, como carro das tropas do exército britânico, veículo para fazendeiros, entregas, safáris na África e até mesmo como viaturas policiais no Brasil, durante sua breve e mau sucedida produção nacional, que ocorreu durante os anos de 1998 a 2003.
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A ultima atualização no Defender havia sido em 1983, ele ficou no mercado sem praticamente nenhuma grande mudança até 2016, quando devido as restrições de emissão de poluição e de segurança, obrigaram a Land Rover a encerrar sua produção. Sendo que a última unidade foi produzida em janeiro de 2016, após mais de 2 milhões de unidades serem feitas (foto abaixo).
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A grande expectativa em cima da nova geração do Defender…
Trazer de volta a vida um clássico é uma missão bastante difícil e delicada, já que o carro anterior tem até hoje uma verdadeira legião de fãs, e um passo errado poderia arranhar permanentemente a imagem da marca. Por isso construir um novo Defender do zero deu um trabalhão para a Land Rover.
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Quase 10 anos de desenvolvimento…
Tanto é que o projeto levou quase 10 anos para ser concluído, isso mesmo foram quase 10 anos de desenvolvimento do novo Defender, as primeiras ideias do carro surgiram em 2009, dois anos depois em 2011 a Land Rover mostrava em Frankfurt o DC100 uma versão conceitual do que seria um novo Defender, porém o resultando não agradou como o esperado e obrigou a Land Rover repensar as coisas.
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Voltando a prancheta, a Land Rover optou por usar uma arquitetura 95% nova, batizada de D7x, ela é bastante diferente para um carro off-road, consiste em um chassi do tipo monocoque todo feito em alumínio, este tipo de chassi é mais comumente usado em veículos de alta performance, como em superesportivos e carros de competição como na F1. Essa solução atípica de carroceria, permitiu a Land Rover criar a estrutura mais firme e rígida já feita pela marca em sua história, tudo isso para garantir que o novo Land Rover Defender, seja tão ou mais valente que o modelo original.
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O novo chassi do tipo monocoque, também permitiu aos engenheiros a possibilidade de se usar novos e mais modernos motores no Defender, além de poder receber opções híbridas ou elétricas, outra importante mudança está na estrutura da suspensão, que agora é independente nas quatro rodas e pode vir ainda com sistema de suspensão a ar ajustável, detalhes inimagináveis no Defender raiz.
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Mais de 1.2 milhões de km em testes…
Durante esta longa jornada no desenvolvimento, os protótipos do Novo Land Rover Defender 2020 rodaram juntos mais de 1.2 milhões de quilômetros nas mais variadas condições de ambiente, indo desde a temperaturas acima dos 50 °C no deserto do Saara, até frios extremos de -40 graus célsius no gelo Ártico, além de enfrentar altitudes acima dos 10.000 pés (3.000 metros) nas montanhas do Colorado. Além disso, os engenheiros da Land Rover fizeram mais de 62.000 testes para simular os mais variados tipos de uso e condições, para assegurar sua durabilidade.
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O design do novo Defender…
O design do novo Land Rover Defender 2020 agrada logo de cara, ele é diferente de tudo que a Land Rover vem fazendo atualmente em seus outros modelos, a referência carro foi a geração anterior e seu design “quadradão”, vários elementos visuais remetem a primeira geração do Defender, como os faróis ovais (agora em LED), o desenho das laterais com um vinco acima da altura da maçaneta, além do desenho elevado do teto, com direito as tradicionais janela laterais. Outro detalhe nostálgico são as lanternas traseiras na vertical, uma releitura moderna e feita por LED das lanternas originais usadas pelo antigo Defender. Opcionalmente o novo Defender pode vir com teto removível, haverão nada menos do que 12 opções de rodas, que vão do aro 18 até 22.
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Além de bonita a carroceria do Defender é maior que o modelo anterior, a Land Rover ainda não divulgou as medidas, porém afirma que o novo carro tem um espaço maior para os passageiros e no porta malas. Assim como na geração anterior o Defender terá duas versões de tamanho, a “90” com entre-eixos reduzido e apenas 2 portas e a “110” com entre eixos maior e 4 portas, sendo que o Defender 90 mesmo sendo mais compacto terá espaço para acomodar até 6 ocupantes (opcionalmente 3+3 com o console central sendo substituído por um pequeno terceiro banco dianteiro), já a versão 110 levará 7 pessoas (na configuração 2+3+2), podendo ainda vir configurada para 5 ou 6 ocupantes. O tamanho do porta-malas do Defender 110 também chama a atenção pelo espaço generoso, com 5 pessoas a bordo ele leva até 1075 litros, já com a segunda fileira de bancos dobrada são 2380 litros.
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A nova carroceria, tem porções curtas antes e depois das rodas para permitir ao veículo ter bons ângulos de entrada e saída (38° e 28° respectivamente), o que da maior valentia na hora de vencer obstáculos no off-road, como subir ou descer rampas. Outra boa característica é a altura de 29 cm em relação ao solo, o que permite ao novo Defender 2020 encarar trechos alagados com até 90 cm de água (foto acima).
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Interior, mais espaçoso, equipado e luxuoso…
Por dentro o novo Defender 2020 abandonou aquele estilo rústico e minimalista para adotar uma cabine equipada e muito bem acabada. O painel do novo Defender 2020 tem linhas retas e limpas, a alavanca de câmbio é bastante compacta e fica posicionada em um pequeno console embutido no próprio painel, ao lado dos comandos do ar-condicionado e outros poucos botões como a partida do motor, grande parte das funcionalidades do carro são controladas através da tela da central multi-mídia que tem funcionamento similar a tela de um smartphone permitindo ao motorista clicar e arrastar os ícones. O console central é vazio, o que cria vários compartimentos entre os bancos.
Para não dizer que não há referência do antigo Defender, o interior do modelo novo possui diversos parafusos aparentes nas forrações das portas e no console central, o que da um ar rústico ao Land Rover.
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Serão inicialmente 4 versões de acabamento para o novo Defender: S, SE, HSE e X, sendo que nas mais caras (HSE e X) haverá detalhes como couro Windsor nos revestimentos dos bancos portas e painel, madeira real no console central, além de sistema multi-mídia com tela de 10 polegadas, conexão com a internet 5G, sistema SOTA que mantem o carro conectado na internet, além de garantir que os software do carro estejam atualizados, Wi-Fi interno para os ocupantes, painel digital configurável de 12.3 polegadas, ar-condicionado digital dual zone com duas zonas de temperatura individuais, teto panorâmico em vidro que cobre até o banco traseiro, sistema de som Meridiam com 14 alto falantes e 700 watts de potência, sistema de monitoramento ao redor do carro com câmeras que cobrem 360 graus, além de dois head up displays que projetam informações no para-brisa do carro.
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Na parte da segurança o novo Defender também adotará o que a Land Rover possui de mais avançado em tecnologia embarcada, como o recurso ClearSight Ground View, que graças a uma câmera frontal permite ao motorista saber aonde as rodas do carro estão indo como se o capô fosse invisível, as imagens são mostradas na tela do sistema multi-mídia, além disso, há o sistema de tração
4×4 automático Terrain Response 2, que além do modo automático permite ao motorista escolher o tipo de tração de acordo com o terreno, alterando também a resposta do acelerador, câmbio, direção e suspensão. Ele poderá vir opcionalmente com suspensão a ar ajustável.
O novo Defender também contará com recursos de condução semi-autônomas, como piloto automático inteligente que mantém uma distância segura do veículo à frente, alerta de colisão dianteira com frenagem automática e reconhecimento de pedestres e ciclistas, leituras de placas e sinais de transito, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, monitoramento de pontos cegos, faróis Full LED que ajustam sua luminosidade de acordo com a necessidade, entre outros itens que até então eram impensáveis para um Defender.
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Motores diesel, gasolina e híbrido…
Os motores dão uma boa ideia do salto gigante na evolução do novo Land Rover Defender em relação ao modelo antigo, enquanto a geração anterior tinha um modesto bloco 2.4 diesel com 122 cv. O novo Defender começa com duas versões a gasolina super potentes, a mais barata terá um bloco 2.0 turbo de 300 cv de potência, com ele o Defender fará de 0 a 100 km/h em apenas 8.1 segundos e outra mais cara virá com um poderoso V6 de nada menos do que 400 cv de força, esta é dotada ainda de um sistema Mild Hybrid integrado, para tentar dosar o consumo de gasolina.
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Claro que os motores movidos à diesel serão os mais vendidos no novo Defender 2020, de início ele terá duas opções a diesel: a P200 2.0 turbo, 4 cilindros com 200 cv de potência e a P240, com este mesmo 2.0 porém trabalhado para entregar 240 cv, esta versão promete fazer até 15.7 km/l.
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Em termos de câmbio e tração, todas as versões do novo Land Rover Defender 2020 virão com uma transmissão automática de 8 velocidades desenvolvida pela fabricante alemã ZF, a tração será 4×4 e terá de fábrica o sistema Terrain Response para administrar a tração de acordo com o tipo de terreno ou de forma automática de acordo com a necessidade.
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Para os próximos anos a Land Rover trabalha no desenvolvimento de uma versão plug-in híbrida do novo Defender, ou seja, uma variante com motor a gasolina combinado com um motor elétrico recarregável na tomada, ele poderá rodar por uma determinada quilometragem apenas usando o motor elétrico.
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No Brasil…
Na apresentação do modelo agora em setembro no Salão de Frankfurt, a Land Rover confirmou a vinda do novo Defender para o mercado brasileiro já em 2020. Ainda não há informações com relação a uma data exata de lançamento por aqui, nem a respeito dos motores ou preços que o carro terá.