No Brasil a Lexus ainda é bastante desconhecida e luta para ganhar espaço no mercado, já nos EUA a história é bem diferente, a montadora é uma das fabricantes de maior prestígio e rivalizar ano, após, ano, com Mercedes, Audi e BMW, pelo posto de montadora de luxo, que mais vende. Esse prestígio promete ficar ainda maior, com o lançamento da nova geração, do Lexus LS, modelo mais luxuoso e caro da construtora japonesa. Exibido nessa semana no Salão de Detroit, o sedan impressiona pela suas belas linhas arrojadas e traz o que há de mais moderno em matéria de luxo e segurança.
O Novo Lexus LS 2018 foi projetado para disputar o topo do mercado, entre os seus rivais estão os sedans mais luxuosos do planeta, como o BMW Serie 7, Mercedes Classe S e Audi A8.
Design:
No design, o modelo segue as linhas vistas, no superesportivo LC 500, com o qual compartilha plataforma. É um estilo controverso super radical, que promete dividir opiniões, principalmente do público mais tradicional, o que não da para negar, é que o visual do novo LS 2018 é arrojado ao extremo e impressiona qualquer um.
Como dá para notar nitidamente nas fotos, espaço é o que não falta no novo carro da Lexus, mesmo para um sedan de luxo, o Novo LS é gigante. A carroceria tem nada menos do que 5.21 m de comprimento, ou seja, praticamente se trata de uma limousine.
Em termos mecânicos, o sedan passou pelo que os americanos chamam de downsizing, ou seja, recebeu um motor menor e mais econômico, porém com potência semelhante. No caso do Lexus LS, o monstruoso V8 da quarta geração, deu lugar à um novo motor V6 3.5L twin-turbo com 415 CV e 44.2 kgfm de toque, que vem acompanhado de uma nova caixa automática de nove velocidades, a tração é traseira.
Apesar do porte, ele tem desempenho de esportivo, a prova de 0 a 96 km/h é feita em apenas 4.5 segundos, enquanto a velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.
Sem duvida, outro ponto alto do Novo LS 2018 é o seu interior, que tem condições totais de enfrentar de igual pra igual seus rivais da Alemanha. O acabamento é sublime, e une materiais nobres, como madeira, e alumínio, com costuras perfeitas, feitas à mão e encaixe das peças quase que perfeito. O minimalismo do console central é quebrado pela tela gigante de 12.3 polegadas do sistema multimídia e pelo monitor posicionado acima do volante, que exibe as principais informações de navegação ao motorista.
A cabine do LS 2018, traz o que há de mais avançado o dinheiro pode comprar, os bancos por exemplo contam com 28 opções de posições de ajustes, há ainda aquecimento, refrigeração e massageador. As poltronas traseira podem ainda ser reclinados e possuem também refrigeração, aquecimento e sistema de massagem. Há ainda um sistema de entretenimento, com conjunto de áudio 3D, e um monitor de 24 polegadas, é simplesmente o maior monitor multi-mídia instalado em um modelo de produção em série.
Por fim, o LS 500 2018 antecipa os conceitos de carro autônomo. Ele já traz tecnologias inovadoras, que um futuro próximo também estarão disponível nos demais carros mais baratos da marca japonesa, como o VDIM (Veihcle Dynamics Integrated Management), um sistema que analisa e faz de modo constante, ajustes na direção, motor, freios e suspensão do carro. Destaque ainda para o LDH (Lexus Dinamic Handling) que oferece direção para as quatro rodas de forma independente, e um sistema de condução semi-autônoma capaz de frear o carro automaticamente ao detectar pedestres e obstáculos, sem invadir a outra faixa de rodagem.
As vendas do novo Lexus LS 2018 começam ainda este ano, provavelmente ele deve ser comercializado no mercado brasileiro, difícil vai ver um desses nas ruas, já que provavelmente seu valor por aqui, deve passar dos R$ 400,000.