A Dacia, sub-divisão da Renault, está lançando na Europa a nova geração do Logan, o sedan chega a sua terceira geração totalmente reestilizado, ganhando uma carroceria mais robusta e linhas mais modernas, além de interior mais caprichado e equipado, novos itens de segurança e motores turbo. O Novo Logan 2022 deve chegar ao Brasil em breve para rivalizar com carros como VV Virtus, Chevrolet Onix Plus, Toyota Yaris Sedan e Honda City.
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Visualmente o Logan 2022 inaugura um novo padrão de design dos carros da Dacia (marca subsidiária da Renault), este novo design também estará presente no Novo Sandero, hatch que também foi apresentado oficialmente nessa última semana na Europa.
O Novo Logan 2022 conta com uma carroceria maior, com linhas mais robustas e modernas, na dianteira destaque para os faróis que tem luzes em LED com formato de Y, ele será de série em todas as versões do Novo Logan, este novos faróis além de deixar o carro com uma aparência mais sofisticada, também são mais eficientes, o alcance dos faróis em LED é 37% maior em comparação a um farol comum com lâmpadas halogenas, conseguindo iluminar até 110 metros à frente do carro, isso sem ofuscar os demais motoristas.
Ainda na dianteira a grade ficou muito mais bonita, conta com detalhes cromados, e o para-choque também tem um desenho interessante tendo perfil esportivo, porém possivelmente a grade da modelo feito pela Renault será um pouco diferente em relação a mostrada aqui no carro da Dacia.
Já de perfil o novo Reanult Logan 2022 traz vincos maiores na altura das caixas de rodas, o que deixou o sedan com um porte mais largo. Em relação ao modelo anterior o comprimento foi ampliado em 3.6 cm, lembrando que a plataforma é completamente diferente da geração anterior, agora o modelo é feito sobre uma variante da base CMF, a mesma usada pelo novo Clio na Europa.
Enquanto que a traseira do novo Logan ficou mais suavizada e elegante, as lanternas agora tem iluminação por LED com efeito 3D de profundidade. A coluna traseira ficou mais inclinada e tem um maior avanço sobre o porta-malas, que ficou mais compacto, ou seja, o balanço traseiro (medida da roda traseira até o para-choque) ficou menor.
Ainda falando na medidas, a largura passou para 1.84 m, quase 10 cm a mais em relação ao modelo anterior, a altura foi reduzida em 7 cm, baixou para 1.50 metros, a distância entre-eixos foi aumentada em 1,4 cm, passando para 2,65 metros.
De acordo com a Renault, o novo Logan 2022 ficou muito mais espaçoso por dentro, o espaços para as pernas de quem viaja no banco traseiro aumentou 4,2 cm, segundo a fabricante é o maior espaço da categoria, além disso, o banco traseiro do Logan agora poderá ser ajustado, em até 7 cm, e o banco traseiro poderá ser dividido em duas partes de série em todas as versões.
Outra evolução está no porta-malas do Logan, que passou de 510 para 528 litros, um aumento de 18 litros, além disso, os engenheiros da Renault rebaixaram o acesso ao porta-malas em 1,9 cm, para facilitar operação de colocar ou retirar cargas do compartimento.
O interior do Logan 2022 também é inteiramente novo, traz um aspecto minimalista e atraente, o acabamento também subiu de nível, o painel agora é revestido com materiais de diferentes texturas, os bancos são parecidos com os vistos nos novos carros da Renault lá na Europa, como o Novo Clio 2020 e o Novo Captur, são mais largos e confortáveis em relação aos do modelo atual.
De série todas as versões do novo Logan 2022 virão com suporte para smartphones no painel, volante multi-funcional, limitador de velocidade e piloto automático além de faróis com acendimento automático.
Nas versões mais caras, o Logan 2022 virá equipado com sistema multimídia com tela de 8 polegadas, com conectividade com smartphones através de Android Auto e Apple CarPlay, GPS nativo, ar-condicionado automático digital com display no próprio botão, duas tomadas USB, cartão eletrônico na chave que permite destravar o porta-malas por aproximação, mesinhas tipo avião para os bancos traseiros, freio de estacionamento eletrônico com acionamento por botão, câmera de ré, sensores de ré, retrovisores com rebatimento elétrico, limpadores do para-brisa com acionamento automático e Hill Start Assist, recuros eletrônico que impede que o carro retorne em aclives. Na Europa o modelo poderá vir até mesmo com luxos como aquecimento nos bancos dianteiros.
Faltou apenas o painel digital, que estranhamente ficou de fora desta lista, o painel do novo Logan é relativamente simples, traz apenas um display de 3,5 de TFT preto e branco.
Além disso, o novo Logan 2022 será mais seguro, todas as versões sairão de fábricas equipadas com seis airbags, controles de tração e de estabilidade, além de cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e com ajuste de carga, e um botão para realizar chamadas de emergências SOS, localizado no teto próximo ao retrovisor.
Porém a principal novidade com relação a segurança é a estreia do pacote ativo chamado (ADAS): Este pacote agrega ao novo Logan 2022 e também ao novo Sandero 2022, frenagem automática frontal de emergência, que funciona entre 7 até 170 km/h e conta com um sensor e um radar localizados na dianteira do veículo, capaz de identificar a distância do veículo à frente, estando ele parado ou em movimento, e caso haja um risco de colisão eminente, o sistema alerta ao motorista, aumenta a pressão dos freios e caso o motorista não reaja aciona os freios de forma totalmente automática visando evitar a colisão.
Além disso, o Logan e o Sandero também trarão monitoramento de pontos cegos com indicadores nos retrovisores, e até mesmo Park Assist, composto por quatro radares na dianteira e na traseira, além de câmera traseira, que auxilia ao motorista na hora de fazer uma manobra de estacionamento.
Em termos de motores o Novo Logan 2022 na Europa virá equipado com três opções: começando pelo SCe 65, um bloco 1.0L três cilindros naturalmente aspirado que desenvolve 62 cv de potência e 9,5 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma caixa manual de cinco velocidades, esta versão deve ter consumo próximo dos 20 km/l.
A segunda opção é o motor TCe 90, 1.0L três cilindros turbocharged, que desenvolve 91 cv de potência e 13,5 kgfm de torque, este bloco estará disponível com transmissão manual de seis velocidades ou automática do tipo CVT.
Para completar a terceira opção de motor é o ECO-G 100, uma versão impulsionado por gás natural, equipada com motor 1.0L turbocharged de 100 cv, e câmbio de seis velocidades manual.
Todas as versões poderão vir com sistema Start/Stop, que desliga o motor quando o carro para e volta a liga-lo automaticamente, assim que o motorista tira o pé do freio.
No Brasil o novo Logan terá motores diferentes em relação ao europeu, podemos esperar que a Renault use por aqui o 1.3 turbo TCe, com potência de 130 cv, nas versões mais caras, além de manter o atual bloco motor 1.6 SCe flex que oferece 118 cv com etanol e 120 cv com gasolina. O torque máximo é de 16,2 kgfm com ambos os combustíveis, este motor será usado pelas versões mais baratas do novo Logan aqui no país.
Tudo indica que nesta nova geração o Logan perderá o motor 1.0 aspirado de 82 cv aqui no Brasil, já que os principais rivais tem mais de 100 cv em suas versões mais baratas, ou seja, não faz sentido a Renault colocar o Logan para brigar com os rivais com preços equivalentes usando motor mais fraco.
Enfim, maior, mais atraente e mais refinado, o Novo Logan 2022 representa uma evolução robusta em relação ao modelo anterior, porém infelizmente o carro ficará mais caro no Brasil, enquanto o modelo atual parte de R$ 57.800, possivelmente por aqui esta nova geração deva ter preço partindo da casa dos R$ 70.000, chegando até os R$ 90 mil na versão mais completa. Com isso o Logan vai passar a competir diretamente com o Chevrolet Onix Plus, VW Virtus, Hyundai HB20 S, Honda City, novo Nissan Versa e Toyota Yaris Sedan, todos com preços na casa dos R$ 70 mil até R$ 90 mil.
Infelizmente ainda vai demorar um tempo para que o novo Logan chegue ao Brasil, assim como o novo Sandero, na Europa as vendas devem começar apenas no início de 2021, portanto no Brasil esta nova geração do Logan, assim como o Sandero, chegarão apenas em 2022, este prazo longo também se deve ao fato de que o carro trocou de plataforma, ou seja, os custos para produzi-lo no Brasil serão altos.
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