Ao longo dos últimos anos a Mazda foi a montadora que mais cresceu no mercado americano, e para continuar essa tendência a marca japonesa escolheu o Salão de Los Angeles como palco para o lançamento do seu mais novo modelo, a nova geração do Mazda 3. Apresentado no último mês, o carro impressiona pelo visual agressivo e diferente, além do motor inovador, que promete consumo de combustível bastante reduzido.
Assim como os demais carros da Mazda, o Novo Mazda 3 2020 é baseado na linguagem de design “Kodo”, que combina um estilo minimalista e moderno. Na dianteira se destaca a tradicional grade em formato de boca de tubarão, que agora está ainda maior e com acabamento escurecido, além dos novos e agressivos faróis full-led, que deixam o novo Mazda 3 2020 com cara de mau.
Já as laterais do novo Mazda 3 tem estilo robusto, com janelas pequenas na porta traseira e coluna “C” bastante larga e sem janelas, enquanto a traseira de perfil curto e teto curvo com caimento acentuado, confere uma aparência esportiva a carroceria do Mazda 3 2020, deixando o modelo com um perfil de coupé fastback. O carro exibido em Los Angeles é praticamente idêntico ao ousado protótipo Kay apresentado no último ano no Salão de Tóquio.
Motor inovador…
Junto com o visual atraente e diferente, o principal atrativo do novo Mazda 3 2020 é a sua motorização, que promete oferecer baixo consumo de combustível com excelente nível de potência. No mercado europeu haverá três opções de motores, 1.8L SkyActiv (Diesel), 2.0L e 2.5L SkyActiv X (a gasolina). A versão principal será a 2.0 que produz 188 CV de potência e 23 kgfm de torque.
Motor SkyActiv X com taxa de compressão variável…
A nova geração de motores SkyActiv X a gasolina, estreia no novo Mazda 3, o sistema permite ao motor operar em duas maneiras diferentes, graças a um sistema de injeção exclusivo chamado de SPCCI (que pode ser traduzido como velas de ignição com controle de compressão), que permite que o motor a gasolina tenha taxa de compressão variável, com capacidade para trabalhar semelhante a um motor a diesel, o motor altera sua taxa de compressão de forma automática e silenciosa, queimando gasolina de forma normal, ou mudando para uma taxa de compressão altíssima com alta pressão, similar a usada por motores diesel, bem acima do comum para um motor a gasolina, com isso o Novo Mazda 3 2020 consegue ser até 30% mais econômico que o seu antecessor, por enquanto a Mazda ainda não revelou os dados de consumo oficial do novo modelo.
Já o câmbio do novo Mazda 3 2020 pode ser automático de seis velocidades ou manual também de seis marchas, a tração na maioria das versões será 4×2 dianteira, porém as versões mais caras poderão vir com tração 4×4 4WD GVC Plus, com distribuição da força do motor por vetor entre as rodas dianteiras e traseiras, que promete melhor controle e dirigibilidade, e economia de combustível.
A estimativa é de que Mazda 3 2020 2.0 faça de 0 a 96 km/h em apenas 7 segundos na versão mais potente, enquanto a velocidade máxima fica em 192 km/h.
Clique na imagem para ampliar
Fiel a filosofia japonesa, de menos é mais, o novo Mazda 3 traz um interior sóbrio e minimalista, em relação ao modelo anterior a cabine está mais limpa, o número de comandos do painel foi reduzido e a qualidade dos materiais utilizados ficou mais refinado, há diferentes texturas e materiais como plástico macio ao toque, couro e Black Piano, a cabine também está mais tecnológica, há um sistema multimídia com tela de 8.8 polegadas posicionada acima do painel. A posição de pilotagem também foi alterada, ficou mais baixa e esportiva
Enfim com design moderno e uma série de tecnologias de ponta, o Novo Mazda 3 2019 tem tudo para se tornar um dos principais hatch do mercado americano, entre os seus rivais estão carros como Hyundai Veloster, Audi A3 e Mercedes Classe A. Nos EUA e na Europa, as vendas do Mazda 3 começam nos primeiros meses de 2019, os preços começam em 22,000 dólares (cerca de R$ 82 mil).