A Mazda acaba de revelar as primeiras imagens do Mazda3. Com a tarefa de conquistar um publico mais jovem para a marca, o hatch foi revelado oficialmente nesta última quarta feira nos EUA e impressiona pelo estilo esportivo e sofisticado.
O desenho descolado é a principal arma do Mazda para enfrentar rivais como VW Golf, Hyundai i30 e Ford Focus
Na Europa o Mazda3 será rival direto de carros como VW Golf, Hyundai i30 e Ford Focus, a primeira vista, a principal novidade dessa nova geração é o design, inspirado no sedan médio Mazda6, o hatch tem um jeitão ousado e futurista, porém sem parecer agressivo ou exagerado demais, o visual traz a nova linguagem de design da Mazda chamada de Kodo, a característica que mais se destaca é a enorme grade frontal que conta com um friso cromado integrado aos faróis com LEDs, a linha de cintura alta com vincos confere um perfil musculoso a carroceria do hatch. A traseira também esbanja estilo, repare no desenho afinado das lanternas e na aparência robusta do para choque.
Porém o design agressivo e atraente não é o único atributo da geração atualizada do Mazda3, o carro ficou maior e mais espaçoso na linha 2014, o comprimento foi ampliado para 4.46 metros, são 6 cm a mais, já o entre – eixos mede 2.70 metros, um Honda Civic por exemplo tem 2.68 m. Todo esse espaço garante o conforto de quem viaja atrás.
Como na maioria dos carros japoneses, os materiais usados na cabine são sóbrios assim como a arquitetura interna. Enquanto o exterior esbanja arrojo o interior do Mazda3 aposta em um estilo mais minimalista e conservador por dentro, porém de bom gosto e bastante equilibrado, tudo parecer ser muito bem encaixado, o acabamento do painel é de plástico liso, há detalhes em Black Piano, além de plástico que imita alumínio, no painel, nas saídas de ar e no volante, além de muito couro e um ergonômico descansa braço central.
A aparente simplicidade do interior é quebrada pelo volante multi-funcional que pode inclusive se conectar a internet, ela é comandada pelo monitor central sensível ao toque, ou por um botão giratório localizado no console central, podemos falar ainda dos mostradores inspirados no cluster dos superesportivos, destaque ainda para o inovador sistema Head-Up Display, opcional ele projeta informações como velocidade e marcha engatada no pára-brisa. De série o carro vem com itens como ar condicionado digital, sensores de estacionamento e bancos em couro.
Outro aspecto positivo do novo hatch da Mazda são os seus motores, eles foram projetados para serem o mais econômico possível, a versão de entrada tem um bloco 1.5L com 100 CV, há ainda uma versão 2.0L SKYACTIV de 120 CV e outra 2.0L SKYACTIV de 165 CV, nos EUA o modelo será oferecido com um 2.5 SKYACTIV de 184 cv, além disso será disponibilizada na Europa uma configuração diesel (2.2 com 150 CV). O câmbio será manual de seis marchas, ou opcionalmente automático também de seis marchas, este conjunto de transmissão, na versão manual é nada menos do que 90 kg mais leve do que o câmbio usado pelo modelo antigo.
Todas as configurações trazem um sistema Start-stop que desliga o carro automaticamente quando o ponto morto é engatado. A versão mais nervosa vai de 0 a 100 km/h em 8.1 segundos e tem velocidade máxima de 204 km/h.
Você deve estar estranhando em tempos de motores de baixa cilindrada como 1.4 e 1.6 turbos, a Mazda continua apostando ainda em um 2.0 ou até mesmo um 2.5, a montadora japonesa prefere ao invés de baixar o tamanho do motor investir em tecnologias que visam diminuir o consumo, o projeto SKYACTIV Technology, composta por diversos componentes do motor reprojetado para alcançar o menor consumo, além do sistema i-ELOOP, um sistema eletrônico de recuperação de energia, que armazena a energia gerada pelos freios em um capacitor elétrico, essa energia substitui quase que toda a energia elétrica consumido pelos recursos do carro, diminuindo o consumo.
No Brasil.
Se viesse para o Brasil o Mazda3 chegaria acima dos R$ 60.000, há quem diga que o Mazda vai voltar ao Brasil em 2014, os carros da marca japonesa viriam importados do México. Certamente caso isso o 3 será um dos carros vendidos por aqui.
O perfil de esportivo é ressaltado pela traseira do Mazda3, note o desenho do para-choque e as duas saídas de escape
Já na Europa, EUA e Ásia o hatch vai dá as caras ainda em 2013, mais precisamente em setembro.
Uma resposta
simplesmente linnnnndo ,um lindo sonho de consumo pra quem pode,um abraço.