A Mercedes está apresentado nessa sexta (20 de setembro) no Brasil a nova geração do Actros, o modelo que é o top de linha da marca foi totalmente reformulado ganhando uma série de avanços em relação ao modelo anterior ao começar pelo visual que está mais bonito e moderno. Ao contrário do que ocorreu em 2015 quando a MB lançou no país uma versão reestilizada do Actros e o chamou de “Novo Actros”, o novo modelo tratasse de fato de uma nova geração, um caminhão totalmente novo, feito do zero, finalmente teremos um Actros vendido no Brasil semelhante ao Actros vendido na Europa.
O Novo Actros 2020 será apresentado oficialmente na Fenatran 2019, evento voltado ao setor de transporte e que acontece em outubro em São Paulo. A previsão é de que o novo caminhão da Mercedes chegue às ruas apenas nos primeiros meses de 2020. De início o novo Actros estará disponível em três configurações: 6×4, 6×2 e 4×2, por enquanto os valores ainda não foram revelados.
O estilo moderno e aerodinâmico sem duvida é um dos principais destaque do Novo Actros, o design é idêntico ao do Actros vendido na Europa, lançado em 2013 que é considerado um dos caminhões mais bonitos do mundo. Os faróis são bastante agressivos e contam com iluminação por LEDs, assim como o para-choque e grade que confere uma aparência moderna ao caminhão. No geral além de bonito o visual do novo Actros é aerodinâmico.
Além de mais bonito o Novo Actros traz ainda uma série de tecnologias inéditas, de acordo com o presidente da Mercedes no país, Phillip Scheimer esse é um dos caminhões mais modernos e inteligente do mercado, um caminhão semi-autônomo o truck vem equipado com tecnologias de segurança avançada como frenagem de emergência automática e sensores capazes de detectar pedestres e automóveis na pista alertar ao motorista e frear o caminhão.
Além disso, graças ao Active Drive Assist o modelo pode ser dirigido por longa distâncias com pouco trabalho por parte do motorista, basta apenas ficar controlando o volante, o sistema de direção semi-automoma é parecido com o usados nos carros de passeio mais luxuosos da Mercedes, o piloto automático inteligente adaptativo, assume a aceleração e a frenagem do caminhão sempre mantendo uma distância segura para o veículo que vai à frente.
A tecnologia embarcada no Mercedes Actros é tanta que o caminhão através do GPS pode antecipar o que virá a diante no trajeto, desta forma o caminhão de forma automática faz diversos ajuste para melhorar a resposta do motor, alterando por exemplo as trocas de marchas, o uso do freio motor ou da inércia, para também economizar combustível.
Acima o interior do Novo Actros 2020 e abaixo o interior do modelo antigo, reestilizado em 2015 e que continuará à venda no mercado, o salto entre as duas gerações é enorme, há painel 100% digital e sistema multi-mídia de última geração
Índice desta matéria
Cabine do novo Actros traz um novo nível de tecnologias a bordo para o motorista
A cabine do Novo Actros 2020 também impressiona, esse é considerado o Classe S dos caminhões, uma referência ao sedan de luxo mais luxuoso da Mercedes que é conhecido por ser um dos carros preferidos dos milionários ao redor do mundo.
A cabine do Mercedes Actros mudou da água para o vinho, o painel ficou mais moderno e minimalista, destaque para as duas telas de alta definição de 10 polegadas, a da esquerda é um quadro de instrumento digital que exibe informações como velocidade e consumo, além de velocímetro e conta-giros, enquanto a tela da direita exibe as funções do sistema de multimídia, como GPS e comandos do sistema de áudio e temperatura, além disso o motorista pode parear seu smartphone com o multimídia por meio de aplicativos como Android Auto e Apple CarPlay.
Interior promete impressionar pelo espaço e acabamento…
O interior traz ainda materiais de maior qualidade no acabamento e uma nova cama com 2.2 metros de comprimento por 75 cm de largura, a cabine terá versão única com teto alto com vão livre interno de amplos 1,84 metros, além disso o assolho interno tem piso semi-plano.
Lembrando que a cabine do novo Mercedes Actors é baseada na versão vendida na Alemanha, porém recebeu adaptações para o mercado brasileiro. O novo truck da Mercedes vem de série equipado com itens como freio de estacionamento eletrônico, partida do motor sem chave, volante multifuncional e sensores de ponto cego, porém curiosamente a Mercedes colocou como opcional airbag.
Motores do novo Mercedes Actros 2020
Todas as versões do Novo Actros sairão de fábrica equipadas com o bloco OM460 de seis cilindros e 13 litros, sendo que a potência irá variar dependendo da versão escolhida, este motor desenvolve 450 CV (versão 4X2), 480 CV (nos modelos 6X2 e 6X4) e 510 CV (6X4). Todas as versões do novo Actros virão com uma nova caixa de câmbio de 12 velocidades Importante lembrar que em algumas versões o consumo chegou a ser reduzido em até 12% em relação ao antigo Actros.
Soluções mecânicas próprias para o Brasil…
Apesar de ser baseado no Actros vendido na Europa, o modelo brasileiro conta com diversas soluções próprias para o nosso mercado, como por exemplo a suspensão traseira, chamada de Global Trufac, ela mescla a tradicional suspensão metálica, porém faz uso de borrachas que dispensa a necessidade de lubrificação, além de prometer conforto na rodagem semelhante as suspensões pneumáticas, além disso o novo eixo traseiro é feito em aço leve porém de maior resistência, e uma nova construção, ele é nada menos do que 108 kg mais leve que o eixo traseiro usado pelo Actros antigo, além de dispensar qualquer tipo de manutenção nos cubos de rodas e demandar 40% menos de óleo.
Confira abaixo o vídeo promocional de lançamento do novo Actros 2020:
Quando o novo Mercedes Actros chegará as lojas?
A previsão da Mercedes é de que o Novo Actros comece a ser entregue aos compradores nos primeiros meses do próximo, o modelo chega para desafiar no segmentos dos pesados o Scania R, que ganhou uma nova geração no final do ano passado, além do Volvo FH, ou seja, a briga entre os caminhões peso-pesados vai ficar boa no Brasil, já que o Mercedes Actros subirá o nível da categoria, principalmente por ser o único do mercado brasileiro a contar com itens de tecnologia de condução semi-autônoma.