Um dos sedans esportivos mais icônicos acaba de ganhar uma nova geração, foi apresentado na Europa o Novo Mercedes C63 AMG 2023, totalmente renovado, o sedan impressiona pelo visual agressivo e principalmente pelo desempenho, agora o Classe C AMG usa motorização híbrida de quase 700 cv. Ele vai desembarcar no Brasil para enfrentar BMW M3 e companhia e outros sedans esportivos, porém o preço infelizmente será para poucos, possivelmente na faixa de R$ 900.000.
Índice desta matéria
Mercedes C63 AMG 2023 – Motorização híbrida de respeito 680 cv !
Para a ira do puristas, e também daqueles que não estão nem para o aquecimento global, a Mercedes trocou o motorzão V8 4.0 bi-turbo, por um 2.0L, 4 cilindros, turbo, que trabalhará em auxílio com um motor elétrico, formando um sistema híbrido do tipo plug-in, porém calma, não critique a troca de motor ainda…
C63 AMG tem o 2.0 mais potente do mundo
Este 2.0, 4 cilindros, não é um motor comum. De acordo com a Mercedes, o motor 2.0 turbo sozinho está preparado para desenvolver impressionantes 476 CV e 55.6 kgfm de torque. Essa é a mesma potência do antigo V8, segundo a marca alemã, esse é o motor quatro cilindros mais potente do mundo produzido em série.
Motor elétrico no eixo traseiro
Além disso, o Mercedes C63 AMG 2023 conta com um motor elétrico instalado no eixo traseiro, capaz de desenvolver 206 CV de potência, contando com tecnologia exclusiva de 400 volts, desenvolvido pela AMG na Fórmula 1, com isso a potência combinada do 2.0 turbo e o motor elétrico, somam impressionantes 680 CV. O torque também chama atenção, 102 kgfm.
As tomadas de ar conferem um aspecto intimidador ao novo Mercedes C63 AMG 2023, os faróis e a tomada de ar foram inspirados no superesportivo AMG GT, safety car da F1
Desempenho Novo Mercedes C63 AMG 2023
Embora tenha trocado o V8 por um 4 cilindros, o sedan esportivo da Mercedes nunca esteve tão veloz, alias o novo C63 AMG 2023 será um dos sedans mais velozes já produzidos em toda a história, segundo dados de fábrica, ele vai de 0 a 100 km/h em meros 3.4 segundos, já a velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 280 km/h. Sem o limitador que vem instalado por segurança, o Classe C AMG superaria facilmente os 300 km/h.
C63 AMG 2023 – Além de veloz ele é econômico
O foco do C63 AMG sempre foi a esportividade, porém o bólido estreia um novo capitulo em sua história na linha 2023, a economia de combustível junto com a capacidade de andar sem gasolina, isso mesmo, o modelo pode rodar até 13 km impulsionado apenas pelo motor elétrico, uma distância pequena, porém suficiente para ir até até o mercado ou ao trabalho, sem gastar uma gota de gasolina.
O Novo C63 AMG 2023 é um híbrido do tipo plug-in, ou seja, as baterias do motor elétrico podem ser recarregadas tanto com o carro em movimento, quanto plugando o carro em uma tomada, assim como acontece com os modelos 100% elétricos.
Tração 4×4 e eixo traseiro esterçantes…
Pela primeira vez em sua história o C63 AMG virá de série com tração 4×4 4Motion, o sedan que sempre usou tração traseira, se rendeu a vantagem da tração 4×4 com distribuição de acordo com a demanda.
Outra evolução bem vinda é o eixo traseiro esterçante, acordo com a necessidade as rodas traseiras também viram, em velocidades maiores elas acompanham a direção das rodas dianteiras, melhorado o comportamento do carro, enquanto em velocidades menores, as rodas traseiras viram levemente em direção oposta para facilitar as manobras.
Este é um recurso até então visto apenas em superesportivos como as versões mais caras do Porsche 911.
Lembrando que o C63 AMG traz câmbio automático 9G Tronic.
Visual Mercedes C63 AMG 2023
Junto com o desempenho quase digno de um F1, o principal destaque do Novo Mercedes C63 AMG 2023 fica por conta do seu visual.
Comparado com as demais versões do Classe C, o AMG traz visual muito mais agressivo e chamativo, sua carroceria tem uma série de elementos exclusivos, como a grade do radiador semelhante a do AMG GT, faróis mais finos e as tomadas de ar anabolizadas no para-choque para garantir uma melhor refrigeração do motor, outro diferencial é o capô que tem uma aparência mais musculosa, com saída de ar, além dos eixos e as caixas de rodas que nesta versão são mais largos, dando um aspecto imponente ao carro.
A lista de diferenciais inclui ainda rodas de liga leve aro 19 de série ou opcionalmente aro 20, além de um conjunto de lanternas exclusivas, saias laterais, spoiler em fibra de carbono na tampa do porta-malas, difusor de ar no para-choque e sistema de escape com quatro saídas cromadas.
No interior um dos principais destaque são os bancos esportivos tipo concha forrados com couro Nappa
Interior Mercedes C63 AMG 2023
O interior também passou por um banho de loja, o principal diferencial são os bancos esportivos exclusivos da AMG, eles são inspirados nos bancos tipo concha, usados nos carros de corrida, contam com forração em couro Nappa. Além disso, o sistema multimídia ao centro do painel, recebeu uma nova interface e novas funções visando uma condução mais esportiva, como dados de telemetria para track day, há vários detalhes em alumínio na cabine.
Além do motor mais potente e do visual de tirar fôlego, o Novo Mercedes C63 AMG 2023 também traz uma série de outros diferenciais, como freios com discos enormes feitos de cerâmica e carbono, amortecedores adaptativos AMG Ride Control, diferencial de deslizamento limitado.
Há ainda uma ampla lista de modos de condução: Eletric, Comfort, Battery Hold, Sport, Sport+, Race, Slippery e Individual, sendo que no modo Eletric, o carro funciona apenas com o motor elétrico, porém não passa dos 120 km/h, enquanto o modo RACE, é próprio para pistas de corrida.
Quando chega e qual o preço do Mercedes C63 AMG 2023
Infelizmente esse será um carro de nicho, veremos poucos exemplares do Mercedes C63 AMG 2023 rodando pelas suas brasileiras, como ficou mais potente e elétrico seu preço irá subir, e tendo como base o preço do rival BMW M3, esperamos um valor começando na casa dos R$ 900.000. Aqui no Brasil as vendas deverão começar no primeiro semestre de 2023.
Além do M3 que é o seu arquirrival a lista de concorrentes, inclui ainda carros como Audi RS5 e Porsche Panamera.