Após quatro ano no mercado o Classe E está de cara nova, a Mercedes está apresentando um facelift para o Classe E 2021, as mudanças foram robustas e deixaram o estilo do sedan alinhado aos carros mais modernos da marca, como o Novo Classe A e o coupé CLS. Além das novas linhas a reestilização também inclui a adição de motores mais econômicos, equipados agora com sistema híbrido leve e novas tecnologias de condução autônoma.
Índice desta matéria
Visualmente o Novo Classe E 2021, não traz muita originalidade, ele se aproximou do Classe A, CLA e do CLS, a dianteira traz agora a grade maior e mais proeminente, familiar aos demais carros marca, o acabamento da grade irá variar de acordo com a versão. Os faróis também são novos e trazem uma tecnologia de iluminação em LED mais moderna, além de terem ficado menores e mais finos, o para-choque frontal do novo Classe E traz um perfil mais esportivo com novas e maiores tomadas de ar.
Já de traseira o Novo Classe E está mais minimalista e elegante, o destaque fica por conta das novas lanternas, elas ficaram mais longas e afinadas, agora passam a invadir a tampa do porta malas, além de serem equipadas com iluminação por LEDs, o para-choque traseiro recebeu apenas sutis retoques. A atualização visual no sedan ainda inclui ainda novas rodas cromadas aro 20.
No interior a cabine do Classe E continua impressionando pela qualidade dos materiais e pelo conforto, o elemento que distingue o Novo Classe E 2021 dos demais Mercedes é o volante de estilo arrojado, exclusivo do sedan, ele tem base reta e uma disposição diferente dos botões.
Há atualizações no sistema multi-mídia que agora recebe o novo MBUX com comandos com assistente por voz, e agora o carro poderá opcionalmente trazer telas maiores, com 12.3 polegadas, lembrando que de série o carro vem com tela de 10.25 polegadas, elas compõe o painel de instrumentos e o sistema multi-mídia. No console central há agora um touchpad no lugar do botão giratório que vinha até então.
Há ainda a possibilidade de ajustar a aparência da cabine de acordo com o humor do motorista: Modern, Classic, Progressive e Discret, sendo que nestes modos é alterado o nível de iluminação da cabine, o visual e a quantidade dos mostradores, por exemplo no modo Discret todas as luzes são apagadas e os mostradores exibem apenas as informações essenciais, já no modo Modern, a cabine do Classe E parece uma nave espacial, com diversos mostradores, iluminação em todo, até nas saídas de ar no painel.
Os bancos são novos e possuem funções de massagem, através da tela do sistema multi-mídia é possível escolher a intensidade da massagem e a região aonde o passageiro quer a massagem.
Há novas opções cores e de materiais no acabamento cabine do Classe E 2021, porém o painel manteve exatamente o mesmo desenho e equipamentos do carro lançado em 2016.
Em matéria de eletrônica há uma série de novos equipamentos de segurança e direção autônoma, entre os destaque estão o Active Speed Limit Assist e o Traffic Sign Assist, que usa GPS e sensores para dirigir o carro de forma autônoma em auto-estradas, o equipamento até faz ultrapassagens de forma automática. Há ainda o Parking Package, sistema que utiliza sensores e câmera de visão 360° para estacionar o carro de modo totalmente automático.
Em matéria de motores o novo Classe E 2021 terá nada menos do que 7 opções, sendo a diesel ou gasolina e agora algumas versões a gasolina virão equipadas com motores elétricos o sistema Mild Hybrid (híbrido leve). A gama de propulsores movidos a gasolina tem potências que variam de 156 CV até 367 CV, já as variantes a diesel vão de 160 CV a 330 CV.
Algumas das versões na linha 2021 (M 254 quatro cilindros e M 256 seis cilindros em linha, ambos as gasolina) vão vir equipado na linha 2021 com sistema mild-hybrid de 48 V, esse é um equipamento composto por um motor elétrico capaz de gerar uma potência extra de até 20 CV, e trabalha em conjunto auxiliando o motor a combustão em algumas situações, gerando uma economia de combustível, lembrando não há necessidade de recarregar o bloco elétrico na tomada, ele é recarregado com a anergia dos freios e também pelo funcionamento do motor a gasolina.
O posto de versão top de linha do Classe E continua sendo dá versão E 53 AMG, que na linha 2021 traz um 3.0L seis cilindros, calibrado para desenvolver 435 CV de potência e 52 kgfm de torque, também equipado com sistema mild-hybrid. Segundos dados de fábrica essa configuração tem velocidade máxima limitada aos 250 km/h, e precisa de apenas 4.5 segundos para romper a barreira dos 100 km/h, opcionalmente o 53 AMG pode vir equipado com o pacote AMG Driver, que eleva a velocidade máxima para os 270 km/h. Outra novidade é o pacote AMG Dynamic Plus, que conta com um modo Drift, uma herança do antigo E 63 AMG, que permite ao sedan esportivo cantar pneus e deslizar nas curvas.
Com mais de 1.2 milhões de exemplares vendidos (isso só na atual geração), o Classe E é um dos carros de luxo mais vendido do mundo, e um dos mais vendidos da história da Mercedes, seus competidores direto são o BMW Serie 5, Audi A6, Jaguar XF e Lexus ES, sua primeira geração foi lançada em 1946 é desde então o sedan já vendeu mais de 14.000,000 de exemplares (14 milhões), nada mau para um carro de luxo.
Pena que no Brasil ter um sedan deste na garagem custa caro, a geração anterior por aqui custava a partir de R$ 330.000, valor esse que supera a bagatela dos R$ 500,000 caso a opção seja pela versão top de linha esportiva E 53 AMG.
Na Europa o Novo Classe E chegará às lojas nos próximos meses, já no Brasil o carro deve estar nas revendas até dezembro.
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários