Clique na imagem para ampliar – Alta Resoluçao
Após 12 anos no mercado o Mercedes Classe M ganhou nesta terça-feira (7 de junho) sua terceira geração, o SUV de alto luxo foi totalmente reestilizado e será um dos principais lançamentos da Mercedes no Salão de Frankfurt em setembro.
Clique na imagem para ampliar – Alta Resolução
As linhas de ângulos retos fazem com que o novo visual lembram um pouco o irmão menor do que Classe M, o Mercedes GLK. Em comparação com a geração anterior o Classe M mudou completamente, todos os cantos do carro foram alterados, desde a dianteira passando pelas laterais e traseira, na dianteira o conjunto ficou mais moderno e um tanto sóbrio. Note nas fotos acima que o desenho do para-choque dianteiro e saias laterais irão variar de acordo com a versão, o modelo branco no topo possivelmente é a versão mais cara, trará apelo mais esportivo e rodas maiores. Já a versão mais em conta trará visual mais conservador.
As rodas de liga leve de 21 polegadas dão um ar imponente ao modelo, porém as versões mais baratas virão com rodas aro 17.
O interior continua sendo um dos principais destaque. Ao olhar as fotos do Novo Classe M em sua versão top de linha, não se tem dúvida de que esse é um dos SUVs mais luxuosos do mundo. O painel foi totalmente redesenhado o console central foi ampliado e abriga novos comandos mais avançados. Em matéria de acabamento as costuras dos bancos e das portas são feita a mão, painel e portas conta com detalhes em madeira e alumínio, dependendo da versão pode haver materiais como fibra de carbono ou plástico polido Black Piano. Segundo a Mercedes o acabamento do novo Classe M foi inspirado no sedan top de linha da marca o Classe S. O espaço interno foi ampliado, principalmente na traseira. Um dos destaque é o teto solar panorâmico que será oferecido como opcional.
O Mercedes traz ainda a última palavra em matéria de equipamentos de segurança e conforto, um dos destaque fica por conta do sistema multimídia Connect que traz tela LCD de 7 polegadas. Como opcional o equipamento permitirá até mesmo acessar a internet.
O Novo Classe M também ganhou propulsores mais econômicos. A versão de entrada chamada de ML 250 trará um propulsor 2.1 L BlueTec quatro cilindros capaz de desenvolver 204 CV de potência. Já a top de linha virá com um bloco 3.5 L V6 com 306 CV de potência e 37 kgfm de torque máximo, segundo a Mercedes essa opção é capaz de atingir uma velocidade final de 235 km/h.
Outra versão será a ML 350 Bluetec, que vem equipado com um motor 3.0 L V6 diesel com 254 CV de potência e vai de 0 a 100 km/h em 7.5 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 224 km/h.
Todas as versões virão de fábricas dotada de um câmbio automático de sete velocidades, o já conhecido 7G Tronic, além de tração integral nas quatro rodas.
A Mercedes também fez significantes melhorias no sistema de suspensão e no chassi do carro, visando se obter um melhor equilíbrio e dar mais valentia ao carro, o Classe M 2012 trará de série suspensão com ajustes pré-determinado, se adequando a diferentes tipos de piso e condições de uso. Como opcional haverá uma moderna suspensão a ar (Airmatic), além de outros dispositivos de seguraça como Active Curve System que adapta a suspensão do carro a curva, garantindo mais segurança.
Após ser apresentado em setembro no salão de Frankfurt, o Novo Classe M 2012 deve chegar as ruas da Europa no final do ano. Já no Brasil provavelmente o luxuoso SUV desembarca no Brasil no começo de 2012, para ser um concorrente de peso para Porsche Cayenne, Land Rover Range Rover Vogue, Audi Q7 e BMW X5.
Mais detalhes devem ser divulgados em breve.