Na nova geração do Outlander a Mitsubishi resolveu trocar o visual esportivo inspirado no Lancer, por um design mais futurista, jovial dando início a um novo padrão de design dentro da marca. Ao julgar pelo reações do publico do Salão de Genebra (onde foi mostrado em março), o resultado não foi muito lá essas coisas. O modelo que começou a ser vendido no início desse mês na Europa e que chega ao Brasil no final deste ano ou começo do próximo, dividiu opiniões, alguns acharam que o carro ficou futurista e ousado, outros um tanto estranho e sem graça.
Completamente reestilizado, o Novo Outlander 2013 foi inspirado no protótipo PX-MiEV, exibido em 2011 no Salão de Tóquio. Se você não gostou muito do desenho da dianteira da Outlander é bom ir se acostumado, porque segundo a Mitsubishi o estilo chamado de JetFighter será padrão nos futuros lançamentos da marca, ele chega para substituir a grade estilo Fuji, aquela grade em forma de boca, presente no Lancer e ASX.
Se por fora, o Outlander aposta em uma carroceria com linhas exóticas, o mesmo não pode ser dizer do interior. Por dentro, o SUV traz um desenho mais conservador e sóbrio, o acabamento conta ficou bem mais interessante e sofisticado, contado com detalhes em black piano e um apliques que simula alumínio escovado.
Já em matéria de equipamentos de série, o Outlander evoluiu bastante, a nova geração é muito mais bem equipada do que a antiga. Entre os principais itens de série, estão ar condicionado com duas zonas individuais de temperatura, central multimídia com tela LCD sensível ao toque (que combina GPS, câmera de ré e sistema de áudio), faróis de xênon, sensores de aviso de mudança de faixa, controle de estabilidade ajustável, airbags frontais e laterais e de cortina, além de piloto automático, bancos em couro em todas as versões e um inovador sistema que é capaz de frear o carro automaticamente em caso de risco iminente de uma batida frontal.
Um dos maiores destaque do Outlander continua sendo o seu generoso espaço interno, medindo 4.67 mm de comprimento e com um entre-eixos de 2,67 mm o SUV de luxo acomoda até 7 passageiros.
Os motores irão varia de acordo com cada mercado, o Outlander 2013 na Europa estará disponível com dois propulsores, ambos a gasolina, um 2.0L com 145 CV de potência e um 2.4 litros de 167 cavalos. Já a transmissão para a Europa pode ser manual de cinco velocidades ou automática do tipo CVT continuamente variável. Em outro países, como a Rússia o carro conta com um motor diesel de 150 CV com câmbio automático de seis velocidades.
Importado da Japão, o novo Outlander deve chegar ao Brasil no início do próximo ano, com preço na faixa dos R$ 100,000, o carro deve encarar competidores, como Kia Sorento, Hyundai Santa Fe, Dodge Journey e Ford Edge.