Ontem dia 26 de março, a Volkswagen do Brasil apresentou a linha 2015 de seus principais modelos no mercado, Gol, Voyage e Saveiro, além de nova nomenclatura internacional que passa a ser usada nos carros brasileiros: Trendline, Comfortline e Highline, outra alteração é uma nova versão top de linha do Voyage, chamada de Evidence e novos equipamentos. Porém a novidade mais importante é a estreia do novo e potente motor 1.6 16v de 120cv, este bloco inédito estreia de início no Gol Rallye e na Saveiro Cross.
Novo motor 1.6 16v MSI…
Este novo motor 1.6 16v é totalmente novo, ele foi desenvolvido pela Volkswagen do Brasil, e é um dos mais modernos já feitos pela marca por aqui. O bloco que é montado na planta de São Carlos (SP) é chamado de MSI e possui 16 válvulas, 4 cilindros, bloco e cabeçote todo em alumínio (o que rendeu 15kg a menos em seu peso), outras novidades são o comando de admissão variável e o coletor de escape integrado em plástico, o novo motor dispensa o reservatório de gasolina, o famoso “tanquinho” para partida a frio, e possui duplo sistema de arrefecimento, o que também diminui o consumo de combustível. Este novo motor surpreende rendendo 10 cv a mais quando abastecido com álcool.
Falando de potência, abastecido com gasolina este novo motor 1.6 16v MSI desenvolve 110 cv e um torque de 15.8 kgfm, já com etanol no tanque a potência salta para 120 cv e o torque sobe 1 kgfm, passando para 16.8 kgfm, obtidos a 5.720 rpm. Lembrando que até então o antigo motor 1.6 da VW Brasil tinha apenas 104/106 cv.
Pena que de início este novo motor 1.6 será uma exclusividade apenas para as versões top de linha do Gol e da Saveiro. O restante da linha continuará sendo empurrado pelo antigo 1.6 8v.
Em termos de desempenho este novo motor 1.6 16v MSI faz bonito, pelo menos no Gol Rallye, de acordo com a VW o modelo vai de 0 a 100 km/h em 9.5 segundos e tem velocidade máxima de 190 km/h, já quando equipado com câmbio automatizado I-Motion ele vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos, a velocidade final é a mesma. Já a pick up Saveiro Cross 1.6 16v MSI vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos e pode alcançar os 182 km/h.
Para se ajustar ao novo motor, a Volkswagen também fez alterações em seu câmbio automatizado I-Motion, equipamento oferecido como opcional para o Gol Rallye e para a Saveiro Cross, a montadora instalou um novo software de gerenciamento, o software que gerencia as trocas de marchas, segundo a montadora esta nova eletrônica: “proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas”. Outra novidade são os paddles shift atrás do volante, que permitem que o motorista faça as trocas de marchas de forma manual sequencial, através das borboletas atrás do volante, garantindo mais diversão na condução.
Saveiro mais equipada…
A versão top da Saveiro, (Saveiro Cross), além do motor 1.6 16v MSI traz ainda novos equipamentos, que serão oferecidos como opcionais como piloto automático, freios com s ABS + BAS e função off-road, controle de estabilidade ESP, controle de tração ASR e assistente para saídas em rampas HSA, equipamentos inéditos no segmentos para uma pick up deste porte.
Composta pelas versões: Startline (Cabine simples), Trendline (Cabine simples ou estendida) e Cross (Cabine estendida), a linha Saveiro 2015 tem ainda novas opções de cores: Prata Lunar, Azul Night, Vermelho Opera e Laranja Canyon (mostrada nas fotos).
Equipamentos…
O restante da linha Gol também ficou mais equipado, agora desde a versão de entrada Trendline, o Gol e Voyage vem com direção hidráulica, três apoios de cabeça no banco traseiro, chave tipo canivete e iluminação no porta malas. Isto somado aos outros equipamentos já oferecidos nos carros.
No meio da gama de opções, o Gol e Voyage Comfortline, passam a contar com novos kits de acessórios opcionais, como o kit “Fun” (foto acima) que é composto por bancos e acabamento interno diferenciados, pedaleiras esportivas, adesivos externos e volante revestido em couro e rodas esportivas, outro kit disponível é o Urban (rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, volante multifuncional e sensor de estacionamento), e o Interatividade (com volante multifuncional e sensor de estacionamento).
Passando para as versões top “Highline” do Gol e Voyage, eles passam a vir de série com ar-condicionado, vidros elétricos na portas dianteira e na traseira, frisos cromados nas laterais, sistema keyless, volante multi-funcional revestido em couro, lanterna de neblina e sobre tapetes, além dos itens já oferecidos.
Voyage Evidence…
O Voyage 2015 traz ainda uma inédita versão luxuosa, batizada de Evidence, a nova versão será uma espécie de versão luxuosa do Voyage, e virá com uma série de exclusividades, como rodas aro 16 com acabamento diamantado e de seis raios, pintura exclusiva, interior mais requintado, com painel com revestimento em dois tons, preto e um cinza mais claro, além de bancos em couro acolchoado em Alcantara, e uma lista de equipamentos completa.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.