Ao longo dos anos 2021 e 2022, a Nissan terá uma série de novidades no Brasil e no mundo, um destes lançamentos é o inédito SUV Magnite, apresentado nessa quarta (21/09) na Índia, o modelo já tem sua produção confirmada no Brasil para 2022, ele terá a missão de substituir o Nissan March, hatch que recentemente deixou de ser produzido por aqui.
Índice desta matéria
A primeira característica que se sobressai no Nissan Magnite é o estilo moderno das suas linhas, o carro tem uma aparência arrojada e atraente, trazendo uma linguagem de design própria em relação aos demais carros da Nissan, marcada principalmente pelo design da dianteira, que consegue ser bastante moderna e agressiva, sem ser exagerada ou carregada demais. As versões mais caras virão de série equipada com faixas de luzes LEDs diurnos em formato de L, grade frontal com acabamento cromado rodas de liga leve aro 16 diamantadas.
Nas laterais o Magnite, apesar de ser um SUV bastante pequeno, tanto é que ele é considerado um SUB-SUV, conta com uma carroceria musculosa, com amplas caixas de rodas, para-lamas com molduras em plástico, apliques na parte inferior das portas, além disso, chamam a atenção o desenho baixo do teto e a coluna “C” larga que lembram o estilo do Kicks. Outro detalhe legal, é que o teto poderá vir com uma cor diferente do resto da carroceria.
Por fim na traseira, o Nissan Magnite também tem um desenho bonito e interessante, com lanternas grandes e largas que se projetam para fora da carroceria e são dotadas de iluminação por LED, outra solução de estilo que lembra bastante o seu irmão maior Kicks. Ainda na traseira, há o nome do carro MAGNITE estampando em letras grandes e o para-choque tem um desenho diferente, fica embutido dentro da carroceria, é sem pintura e contando apenas com a parte central com acabamento na cor prata, esta parte foi projetada para proteger o Magnite contra pequenos impactos traseiros.
O interior do Nissan Magnite tem uma aparência minimalista, o acabamento aparenta ser bastante simples, com plástico duro no painel e nas portas. Para tentar quebrar esta aparência de simplicidade do interior, a Nissan colocou uma faixa central do painel revestida em um material de diferente textura (foto abaixo), além disso, os bancos contam com desenho em alto relevo, além de revestimento em algumas partes dos bancos com couro nas versões mais caras.
Há pouco botões na cabine, a maior parte dos comandos dos carros estão concentrados em uma tela touchscreen posicionada ao centro do painel de 8 polegadas, por ela é possível até mesmo consultar informações sobre o veículo, como o computador de bordo. O quadro de instrumento é do tipo digital, conta com uma tela de 7 polegadas, que apesar de ser configurável tem um layout um tanto estranho e aparência confusa, já que ela mescla a tela digital com display coloridos que não são configuráveis (foto acima).
Um dos destaques do Nissan Magnite será sua lista de equipamentos, o pequeno SUV da Nissan virá muito bem equipado, entre seus equipamentos estão câmera de estacionamento com imagens 360° graus ao redor do carro, sistema de áudio com seis alto-falantes da marca JBL, iluminação interna por LEDs, ar-condicionado automático digital com purificadores de ar e saída para o banco traseiro, carregador wireless para smartphones, além de sistema start-stop que dispensa o uso da chave para dar partida, sistema keyless e volante multifuncional.
Como é possível notar nas imagens o Magnite tem dimensões bastante compactas, a Nissan ainda não divulgou os dados oficiais das dimensões do carro, porém de acordo com informações da imprensa automotiva indiana, ele mede menos de 4 metros e tem porta-malas de 336 litros, é um espaço maior do que a maioria dos hatchbacks, porém menor do que o encontrado na maioria dos SUVs, só para comparação o Kicks tem porta-malas quase 100 litros maior, com 432 litros, por outro lado o Jeep Renegade tem porta malas menor que o Magnite, levando apenas 320 litros, ou seja, o espaço para as bagagens no Magnite ficará na média entre os SUVs.
Apesar de ser compacto, a Nissan fala que o Magnite será grande por dentro, a montadora destaca que o espaço para quem viaja no banco traseiro será o maior da categoria, o vão para os joelhos dos passageiros do banco traseiro chega a 59,3 cm, algo difícil até mesmo de acreditar, já que estamos falando de um carro com menos de 4 metros. O espaço para a cabeça também será amplo, tendo ai um vão de 7,6 cm, isso graças também ao desenho da forração do teto, o banco traseiro terá mimos como descansa braço central e será bi-partido 60/40, o que permitirá ao “SUVzinho”, levar algumas cargas maiores em seu porta malas.
A Nissan também não divulgou dados sobre a motorização do carro, porém sabe-se que o Magnite lá na Índia deve ser equipado com motor 1.0L três cilindros, sendo nas versões mais simples o motor aspirado tendo cerca de 73 CV de potência, já as versões mais caras virão com motor 1.0L turbo com potência na faixa dos 100 CV, já o câmbio será automático do tipo CVT nas versões mais caras, enquanto as opções mais baratas terão o tradicional câmbio manual de cinco marchas, a tração será sempre 4×2 dianteira.
No Brasil o Nissan Magnite deve usar este mesmo motor 1.0 três cilindros turbo, porém aqui o bloco já será flex e terá um calibragem para desenvolver mais potência, podemos esperar que ele entregue com etanol algo em torno dos 110 cv ou 115 cv.
Em termos de proposta de mercado, podemos dizer que o Nissan Magnite é uma espécie de sub-SUV, de certa forma ele ficará posicionado acima dos hatchbacks e abaixo dos SUVs compactos, segmento que atualmente no Brasil é ocupado apenas pelo Honda WR-V, e as versões “aventureiras” dos hatchbacks como Hyundai HB20X, Fiat Argo Trekking e Ford Ka FreeStyle.
Este segmento nos próximos anos deve crescer bastante no país, chegará às ruas o Argo SUV, a Renault também está com planos para desenvolver um SUV menor do que o Duster, idem a Ford que está preparando para 2022 ou 2023 um SUV menor do que o EcoSport, que será produzido em Camaçari, ou seja, a ideia aqui é criar um novo segmento mais acessível de SUVs.
Na Índia, já há outros modelos com esta proposta de Sub-SUV, como por exemplo o Kia Sonet, Hyundai Venue, além do Tata Nexon, modelos que tem 4 metros de comprimento e praticamente as mesmas proporções do Magnite, aliás estes serão por lá na Índia os principais rivais do Nissan Magnite.
Enfim bonito e bem equipado, o novo Nissan Magnite tem tudo para chegar fazendo sucesso no mercado brasileiro, a questão é o preço do carro nacional, além do tamanho da concorrência que ele enfrentará quando chegar, lembrando que o Magnite começará a ser produzido na fábrica de São Jose dos Pinhais apenas em 2022.
Quando chegar ao Brasil, o Magnite ficará como uma opção mais barata frente ao Kicks, modelo que deve ser reestilizado em 2021, ganhará novos equipamentos e subirá um pouco seus preços, partindo ai da casa dos R$ 100 mil (atualmente o Kicks parte de R$ 85.990).
A faixa de preço do Nissan Magnite no Brasil deve figurar em torno dos R$ 70 mil até R$ 90 mil.
Como dissemos no começo deste post, a Nissan prepara uma grande ofensiva no mercado brasileiro, a montadora japonesa, além do Magnite, terá uma série de outras novidades no mercado brasileiro, começando pelo Novo Versa, que começar a a ser vendido já agora em novembro de 2020, a lista inclui ainda o Novo Sentra (primeiro semestre de 2021), além da versão reestilizada do Kicks (primeiro trimestre de 2021), além da Nova Nissan Frontier (final de 2021 ou começo de 2022).
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários