A Nissan começou agora em julho, a vender no México a nova geração do Sentra, o sedan que foi completamente reformulado, ganhou uma plataforma maior, interior mais luxuoso e equipado, além de um visual moderno e que agrada bastante, o novo Sentra 2021 já está sendo produzido lá no México, e também já chegou aos Estados Unidos e China, porém por aqui no Brasil ele deve atrasar, a previsão é que chegue apenas em 2021.
Índice desta matéria
A Nissan tem grandes expectativas para a nova geração do Sentra. Ele sofreu sua maior evolução na história, o sedan japonês que existe desde 1982, chega em 2020 a sua oitava geração chamando muita atenção pelo visual, que adota agora o novo e elogiado padrão de estilo da Nissan, com uma proposta moderna, aerodinâmica e bastante esportiva, tanto é que nos EUA, o novo Nissan Sentra foi eleito recentemente como o Carro do Ano 2020.
Ainda falando no visual, o novo Nissan Sentra tem grade frontal grande de desenho de “V” e com acabamento cromado e em Black Piano, faróis finos e arrojados, dotados de iluminação FULL LED nas versões mais caras, além de teto baixo e curvo, assim como um coupé, enquanto que na traseira há belas e largas lanternas e um desenho de muito bom gosto.
O Nissan Sentra 2021 passa a se construído sobre a nova plataforma chamada de “CMF C/D”, a nova base permitiu a Nissan construir uma carroceria que tem a mesma aerodinâmica do superesportivo Nissan GT-R, além de ser mais espaçosa que a geração anterior, o comprimento do Sentra 2021 é de 4,65 metros, 3 cm maior que a geração passada, a distância entre-eixos foi aumentada em 1 cm, totalizando 2,71 m, devido ao novo estilo esportivo o sedan ficou mais largo e baixo, a largura foi ampliada em 5 cm, tendo agora 1,81 m, e a altura baixou também 5 cm, sendo agora de 1,48 m.
Assim como o exterior, o interior do novo Nissan Sentra 2021 também impressiona, o visual do painel é muito bonito, ele está mais baixo e bem construído, lembrando um carro esportivo, a quantidade de botões foi diminuída, o console central está mais elevado e largo, enquanto que o acabamento da cabine ficou muito mais detalhado e luxuoso, o painel por exemplo, é revestido em couro e há apliques em fibra de carbono no console central e nas portas, um nível de detalhamento até então só visto em carros de categoria superior.
A lista de equipamentos também foi melhorada, só para citar alguns itens presentes nas versões mais caras do Novo Sentra, há sistema multi-mídia de ultima geração com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple Carplay, sistema de som Bose com 8 alto falantes, monitoramento com câmeras e sensores 360 graus ao redor do carro, frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, piloto automático adaptativo, alerta de trafego cruzado na traseira, frenagem automática de baixa velocidades que evita colisões em garagens, teto solar elétrico, freio de estacionamento por botão, partida do motor por botão e remota, ar-condicionado com duas zonas independentes de temperatura automático e saída para o banco traseiro, display digital no painel de instrumentos com 4,2 ou 7 polegadas, faróis FULL LED, rodas aro 16, 17 ou 18 polegadas, 6 airbags, monitoramento da pressão dos pneus, além de controle dinâmico do carro, entre outros itens.
Até então o único ponto fraco da nova geração do Nissan Sentra é o seu conjunto mecânico, pelo menos por enquanto a Nissan ainda insiste em usar o antigo motor 2.0, porém calma, para tentar sanar parcialmente este problema e reduzir seu consumo, o motor foi retrabalhado em relação ao 2.0 antigo, ganhou injeção direta de combustível DIG e ficou em torno de 5 cv a 9 cv mais potente (há uma certa variação nos dados oficiais anunciados), o Sentra 2021 tem no México 145 cv de potência e 6.000 rpm, enquanto que nos EUA este mesmo motor é anunciado com 149 cv de potência a 6400 rpm, em ambas as configurações o torque é de 20,2 kgfm, permaneceu praticamente o mesmo da antiga geração deste motor.
Não criticando a qualidade deste motor da Nissan em si, porém pesa um pouco a ausência ai de um motor turbo com maior potência e também alcançar um menor consumo. Lembrando que o atual Nissan Sentra vendido no Brasil usa este mesmo 2.0, só que flex e com injeção antiga, multi-ponto, ele tem 140 cv de potência e 20 kgfm de torque.
Em relação ao câmbio, a maioria das versões do novo Sentra virão com transmissão manual de seis marchas ou opcionalmente automática CVT X Tronic. No México o câmbio automático é opcional em todas as versões com exceção da top, enquanto nos EUA a transmissão automática vem de série em todas as versões. No Brasil o Sentra deve seguir tendo apenas câmbio automático.
Nos EUA o consumo anunciado fica em 12 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, isso claro com gasolina no tanque, lembrando que estes dados não serão atingidos no Brasil, devido a composição da nossa gasolina, com quase 30 % de etanol.
Assim como acontece com a geração atual do Nissan Sentra, o sedan seguirá vindo ao Brasil importado do México, a previsão inicial era que as vendas do novo modelo começassem ainda em 2020 por aqui, porém devido a situação causada pelo Corona Vírus, o Novo Sentra por aqui deve ficar apenas para a metade de 2021.
Você deve estar pensando: “porque vai demorar se o carro já está sendo produzido e vendido no México?”, a demora para vende-lo aqui no Brasil tem muitos motivos, vamos a eles:
No México o Novo Sentra 2021 terá quatro versões de acabamento: Sense, Advance, SR e Exclusive, os preços por lá partirão de $ 309,900 pesos (R$ 74.300) na versão de entrada Sense manual, podendo chegar até $470,500 (R$ 112.730) na versão top de linha Exclusive completa. Lembrando que um Honda Civic lá no México parte de $ 350,900 (R$ 84 mil) na versão EX e chega até os $ 455,900 (R$ 109.300) na top de linha Touring, enquanto que um Toyota Corolla custa entre $ 325,600 (R$ 78 mil), chegando até $ 435,900 (R$ 104.550) na versão mais cara. Ou seja, o novo Sentra completo será mais caro que os rivais, enquanto que a versão de entrada será mais barata que as dos adversários.
Enquanto que nos EUA aonde o carro também já está sendo vendido, o novo Sentra 2021 tem três versões: S, SV e SR (esta devem ser as versões que o modelo terá no Brasil), todas equipadas com câmbio automático CVT e motor 2.0, os preços partem de US$ 19.310 (R$ 101 mil) para a versão S e vão até US$ 21.650 (R$ 113.300) para a SR.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.