Projeção: AutoBild.de
A Opel prepara para o próximo ano, o lançamento do Novo Opel Astra 2022. Totalmente reestilizado, o hatch que é um dos carros mais vendidos e tradicionais do mercado europeu, porém que atualmente já não dispõe do mesmo prestigio e boas vendas de antigamente, ganhará uma geração completamente nova para tentar desafiar veículos como: VW Golf, Ford Focus, Hyundai i30 e Renault Megane.
Índice desta matéria
Design Novo Astra 2022
Foto: AutoJournal
Visualmente, o novo Opel Astra vai mudar bastante nessa nova geração em relação ao modelo atual no mercado europeu, que foi lançado em 2016. O Novo Opel Astra 2022 terá linhas muito mais arrojadas e sofisticadas, o carro vai trocar a carroceria aerodinâmica do modelo anterior, por um estilo mais “quadradão”, inspirado no recém lançado Opel Mokka, SUV que substituiu o SUV Tracker no mercado europeu. Essa será a nova filosofia de design que a Opel vai aplicar em todos os seus carros na próxima década, e de certa forma divide opiniões, principalmente pelo estilo da dianteira, e ai você gostou?
A principal característica do estilo do Novo Opel Astra 2022 é a novo padrão da grade dianteira chamada de “Vizor”, a peça é bastante futurista, traz um acabamento em black piano e vem integrada aos faróis que são do tipo Full-LED.
De perfil o Astra terá uma aparência robusta, com caixas de rodas mais largas, que conferirá um perfil mais esportivo ao hatchback, que terá quase um jeitão de coupé com teto curvo e capô longo.
Já na traseira, o destaque promete ser as lanternas, que serão do tipo 3D em LED. Em síntese, podemos dizer que o Astra terá visual totalmente diferente do atual modelo atual (foto abaixo), apenas o nome será mantido no novo carro.
A Nova vida da Opel agora em parceria com a PSA e a Stellantis
A Opel vive atualmente uma fase de reestruturação, após ser vendida pelo grupo GM em 2018 e passar aos controles da PSA, a Opel tenta voltar aos dias de gloria e boas vendas na Europa, e agora tem o aporte também do grupo Fiat, com a grupo Stellantis, que incorporou a PSA.
Assim como o Novo Corsa, o Novo Astra 2022, também será construído sobre uma plataforma da PSA (grupo Peugeot, Citroën), no caso a famosa base EMP2, já usada por boa parte dos carros da Peugeot e Citroen. Boas partes dos componentes, tanto mecânico quanto estruturais serão compartilhados com carros como o Novo Peugeot 308 e o Citroën C5 AirCross.
Interior Novo Opel Astra 2022
Uma das principais inovações do Novo Opel Astra 2022 promete ser o seu interior, o novo carro vai apresentar uma evolução robusta em relação a geração atual lançada em 2016. Assim como o desenho externo, a cabine do novo Astra será inspirada no Opel Mokka (foto acima e abaixo), a ideia é construir uma cabine moderna e muito tecnológica, porém ao mesmo tempo, simples e limpa, sem excesso visuais.
Assim como o Mokka, o Astra será mais um modelo equipado com o “Opel Pure Painel”, composto por duas telas de alta definição, que exibem todas as informações importante para o condutor, ao invés de criar só uma tela com uma série de informações e complicada de se operada, o pessoal da Opel se preocupou em criar uma tela grande e intuitiva com poucos comandos, o painel de instrumentos e a multimídia serão integrados.
Além disso, o Novo Opel Astra 2022 terá uma série de equipamentos inéditos de série nesta categoria, seguindo uma tendência mundial, o Opel Astra 2022 será equipado com itens de direção semi-autônoma, em estradas por exemplo, ele pode andar e permanecer na estrada praticamente sozinho, bastará que o motorista mantenha uma das mãos ao volante. A lista de equipamentos inclui ainda itens como frenagem de emergência automática com radar frontal, monitoramento 360 graus e sistema de estacionamento automático.
Motores Opel Astra 2022
O Novo Astra deve contar com uma ampla gama de motores, incluindo blocos a diesel e a gasolina, além de uma inédita versão híbrida plugin com autonomia de 50 km apenas usando o motor elétrico.
Em termos de motores é esperado que o Novo Opel Astra 2022 conte com motores a gasolina em na maioria das versões tendo poucas opções movidas à diesel. A gama a diesel será formada pelo motores 1.6 e 2.0 BlueHDi, com níveis de potência que variam de 100 a 180 cv. Já os propulsores a gasolina prometem ser os de 1.2 três cilindros PureTech turbo com potência de 110 cv ou 130 CV, além do novo 1.6L Puretech turbo com cerca de 180 cv, baseado no antigo motor 1.6 THP, lembrando que esta família de motores é a mesma usada pela Peugeot, por exemplo o 1.2 turbo é o mesmo usado pelo novo 208 na Europa.
Além disso, o Novo Opel Astra 2022 contará ainda como uma inédita variante plug-in hybrid, nessa versão o motor 1.6 Puretech trabalhará associado a um pequeno motor elétrico, a potência combinada dessa configuração será de 225 CV de potência. O Novo Astra 2022 plug-in hybrid poderá ser impulsionado apenas pelo motor elétrico, nesse caso a autonomia será de 50 km sem beber uma gota de gasolina.
Dependendo da versão, o Novo Opel Astra 2022 será oferecido com câmbio automático de seis velocidades ou automático de oito marchas.
Data de lançamento Opel Astra 2020
O Novo Opel Astra 2022 deve chegar às ruas da Europa no primeiro semestre de 2021. Esta será a sétima geração do Astra, e promete representar um grande salto em relação as gerações passadas do hatch, teremos nesta nova geração na Europa, um interior luxuoso como nunca visto, uma inédita versão elétrica, além de novos equipamentos de série, como direção semi-autônoma, claro que o preço também será maior.
O Astra não deve voltar ao Brasil….
Infelizmente, o Astra deve continuar longe do mercado brasileiro, praticamente não há chances desta nova geração vir para o nosso país, lembrando que o Astra deixou de ser vendido por aqui em 2012, quando a Chevrolet deixou de produzir a segunda segunda geração do modelo, sendo que ele chegou em 1995 importado, ganhou sua segunda geração no país em 1998 além da produção nacional, e fez um enorme sucesso no Brasil, sendo até hoje elogiado por muitos proprietários.
Uma resposta
O autor está precisando aprender a usar ponto final. As frases começam e terminam – ou, pelo menos, deveriam. Vírgula não existe para juntar frases, mas para separar partes de uma mesma sentença.