A Opel revelou na Europa a sexta geração do Astra, o modelo que irá completar 30 anos de existência, chega a linha 2022 trazendo tudo novo e muito diferente do que a gente está acostumado a ver se tratando de Astra. O hatch da Opel traz um desenho diferente, interior luxuoso e tecnológico, além da inédita opção do motor híbrido plugin.
Índice desta matéria
O novo Astra 2022 é o segundo modelo da Opel a contar com este novo padrão de estilo, que vem dividindo opiniões na Europa, o modelo tem uma carroceria com com linhas retas e quadradas, quase que retro, muito diferente do que a gente vê na maioria dos carros atualmente. Uma coisa é certa, gostando ou não, o novo Astra traz algo diferente em termos de estilo, em tempos que os carros estão quase todos iguais em estilo.
Este novo padrão de estilo da Opel é chamado de Vizor, ele é marcado principalmente pela dianteira que tem traços retos, com uma faixa em preto brilhante integrada com os faróis, solução de estilo bastante usada nos carros da década de 1970, como no próprio Opel Kadett de 1973 (o nosso Chevrolet Chevette aqui no Brasil) foto acima.
Os faróis do novo Opel Astra 2022 são do tipo Intelli-Lux LED® Pixel, composto por várias luzes de LED, são no total 168 micro lâmpadas que se ajustam de acordo com a luminosidade do ambiente.
A ideia da Opel era que esta nova geração do Astra atraísse o público pelo seu visual completamente diferente, um estilo mais jovem e esportivo em relação ao modelo anterior lançado em 2015. O teto ficou mais baixo e curvo, as laterais ganharam novos vincos mais chamativos, o capô ganhou um grande vinco central, as colunas traseiras “C” ficaram mais grossas, soluções que passam uma sensação de imponência e esportividade ao hatch alemão, enquanto na traseira o carro ostenta lanternas afinadas e totalmente por LED.
Na verdade o novo Astra trata-se de uma aposta alta da Opel, que radicalizou neste novo design, para justamente tentar viver dias melhores em vendas na Europa, lembrando que a marca que pertencia ao grupo GM, foi vendida para a PSA em 2017. E apesar de hoje não ter nem de longe a mesma expressão do passado, a Opel é uma das montadoras mais antigas do mundo, produz carros na Alemanha desde 1899.
Este é apenas o segundo modelo totalmente novo da Opel a ser desenvolvido pela montadora após ter passada da GM para o grupo PSA (Peugeot / Citroën), o primeiro foi o novo crossover Mokka 2021, feito sobre a base CMP, o novo Astra é feito sobre uma base modular maior da PSA, a EMP2, a mesma usada no novo Peugeot 308 2022, apresentado no final do ano passado na Europa.
Esta nova plataforma permitiu ao Astra 2022 oferecer um espaço interno maior. Apesar do comprimento ter praticamente se mantido o mesmo da geração passada, aumentando apenas 0,4 cm, totalizando 4.374 mm, a largura do Astra 2022 cresceu cerca de 5 cm, passando para 1.86 m, enquanto a distância entre eixos foi ampliada em 1.3 cm, passando para 2.675 mm.
De acordo com a Opel, o novo Astra 2022 apresenta um maior espaço interno principalmente no banco traseiro. O porta-malas também surpreende positivamente tendo 422 litros, contra 370 litros da geração anterior lançada em 2015, o novo porta-malas tem uma peculiaridade que é a possibilidade de ajustar a altura do piso.
Se por fora o carro surpreende pelo seu design futurista e diferente, o mesmo acontece também no interior do novo Opel Astra 2022. A cabine do modelo surpreende pelo luxo, visual futurista e a quantidade de equipamentos tecnológicos empregados, tanto é que ao vermos as fotos, parece que estamos falando de um modelo conceitual ainda longe de chegar as ruas, porém esta já é a versão final de produção do novo Astra, que começará a ser vendido na Europa em outubro de 2021.
O painel é muito bem acabado, trazendo apliques em Black Piano, alumínio, materiais macio ao toque e couro, a cabine é minimalista, há poucos botões, inclusive não há sequer alavanca de câmbio, as marchas são selecionadas por um pequeno botão que fica quase que escondido no console central.
Além do acabamento de alto nível, há muita tecnologia à bordo do novo Astra 2022, o grande destaque é o painel e o sistema multimídia chamado de “Pure Panel”, ele é composto por duas telas grandes de 10 polegadas, ligadas por um vidro fumê, a tela atrás do volante serve como painel de instrumentos e é totalmente configurável, enquanto que a tela mais ao centro concede acesso as funções gerais do carro, além do sistema multimídia, é o mesmo tipo de solução até então só vista em modelos de categoria premium como nos Mercedes Benz.
Lembrando que o novo Opel Astra 2022 contará com inovações como um assistente virtual com comandos por voz, além de conexão sem fio com smartphones através de Android Auto e Apple CarPlay e Head Up Display, que projeta informações no para-brisa acima do volante.
Seguindo também uma proposta mais jovem e esportiva, os bancos dianteiros foram rebaixados em 12 mm em comparação com o modelo anterior lançado em 2015, permitindo uma posição de pilotagem mais baixa, confortável e divertida.
Opcionalmente o modelo pode vir com bancos que priorizam o conforto, trazendo revestimento em couro Nappa, o mesmo tipo usado por por marcas como BMW, além de ajustes elétricos e até mesmo ajustes lombar pneumático, além de massagem e ventilação tanto para os bancos dianteiros quanto para os bancos traseiros, ou o Astra pode vir com bancos esportivos, com revestimento especial mais tradicional, que combina diferentes texturas de tecido, couro, e até mesmo Alcantara.
Em termos de motorização, a Opel quer agradar a todos os gostos com o novo Astra 2022, para isso eles oferecerão uma ampla gama de motores para este novo modelo, usando alias os mesmos motores presentes nos carros da Peugeot, serão blocos turbo movidos à gasolina ou à diesel, tendo potência variando entre 110 cv até 130 cv. Nas versões mais baratas haverá um câmbio manual de 6 marchas, enquanto que uma caixa de 8 marchas automática estará presente nas versões mais caras.
Porém a grande novidade em termos de motores é a opção do motorização híbrida plugin, que pode ser recarregada na tomada, o modelo usará um sistema similar ao ofertado pela Peugeot em seus carros, tendo potência combinada de 225 cv, além de câmbio de 8 marchas. Sendo que esta versão poderá rodar apenas usando o motor elétrico por até 55 km sem precisar de gasolina, tendo as baterias recarregadas na tomada.
Esta é a primeira vez que o Opel Astra tem a opção de motor com tecnologia elétrica.
Por fim o Novo Opel Astra 2022 passa a contar com o que há de mais avançado em termos de condução semiautônoma, o modelo virá com o pacote chamado “Intelli-Drive 2.0”, composto na versão mais cara por uma câmera frontal no para-brisa, além de quatro outras câmeras, uma na dianteira, outra na traseira e uma em cada lateral do carro, além de 5 radares espalhados ao redor do carro e dois sensores ultrassónicos.
Tudo isso permitirá ao Astra acelerar e frear de forma automática no transito e na estrada, além de permanecer dentro da faixa de rolagem na estrada, há ainda monitoramento de pontos cegos, frenagem automática frontal e traseira, além de uma função que segue o carro da frente no transito, tendo apenas o motorista de permanecer com uma das mãos no volante por questões de segurança. O carro também virá com sistema de estacionamento automático.
Na Europa o novo Opel Astra 2022 começa a ser vendido em outubro de 2021, porém as primeiras unidades devem ser entregues apenas no inicio de 2022. Os preços ainda não foram divulgados, mas certamente custará muito mais do que a geração anterior, que atualmente já não sai barato, tendo preço de 22.500 euros, R$ 135.860.
Esta nova geração do Astra não deve vir ao Brasil, assim como aconteceu com as duas outras anteriores. Lembrando que o Astra saiu de linha por aqui em 2011, ainda em sua segunda geração que havia sido lançado por aqui em 1998, na verdade tivemos a terceira geração do Astra no Brasil, porém ela foi batizada como Vectra GT, de 2008 até 2011.
Sendo que a quarta geração do Astra foi lançada na Europa em 2009 e não veio ao Brasil, enquanto a quinta estreou em 2015 lá na Europa e também não veio ao Brasil, por aqui a Chevrolet optou por lançar o Cruze Sport6.
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.