Assim como aqui no Brasil, a onda dos carros cross, segue em alta na Europa, o mais novo modelo a entrar para o clube dos aventureiros urbanos no Velho Continente é o Fiat Panda, o primo rico europeu do Uno. Apresentado nesta última terça, o Panda Cross, o modelo traz um visual exótico e chamativo e um tanto futurista. Faróis e lanternas são mais detalhados no novo modelo, e trazem visual exclusivo, assim como o para-choque dianteiro que ficou mais agressivo e conta com acabamento na cor prata e faróis auxiliares em LEDs, há até mesmo ganhos para puxar o carro quando ficar atolado.
O visual do Panda Cross é tudo menos discreto, além da chamativa cor laranja, o hatch traz um novo para-choque e faróis de neblina com LEDS
Como manda o figurino cross, as laterais do Panda contam com apliques em plásticos, os adereços cobrem a caixa de roda e parte das laterais inferiores do carro. Há ainda novas rodas de liga leve de 15 polegadas, pneus mais altos e um novo rack de teto.
Porém ao contrário de outros aventureiros urbanos, as novidades não são apenas cosméticas, o Panda Cross é um aventureiro nato, o compacto conta com tração integral nas quatro rodas 4×4, além de um sistema binário, “on demand”, que conta com dois diferenciais controlados eletronicamente que distribuem a tração entre o eixo dianteiro e o traseiro de acordo com as condições de aderência da estrada, uma tecnologia comumente vista em carros mais caros. O Panda Cross traz ainda vários sistemas de assistência à condução, incluindo o Hill Descent Control, para o apoio em descidas. A suspensão também é mais rígida e alta, e os pneus são de uso misto. Da até pra pensar em encarar umas trilhas com ele, pena que o motor de 0.9 cilindradas, apenas dois cilindros não seja nenhuma usina de força, o bloco desenvolve 80 CV, nessa configuração 5 CV a mais do que o hatch normal. Em compensação este bloco a gasolina permite ao compacto fazer 25 km por litro.
O interior também passou por um banho de loja, embora a Fiat não tenha divulgado nenhuma foto da cabine, segundo a marca a previsão é de que as vendas comecem em meados desse ano a apresentação oficial do Panda Cross ocorre em março no Salão de Genebra. Entre os seus concorrentes estão modelos como VW Cross-Up e o Novo Sandero Stepway.