A Volkswagen apresentou nessa última semana na Europa a nova geração do Passat, conforme já era esperado, o carro que é um dos mais iconicos da marca alemã com quase 50 anos de produção e 34 milhões de unidades vendidas no mundo, chega a sua 9ª geração disponível apenas com carroceria perua. A versão sedan do Passat deixa de existir em favor do ID-7, sedan elétrico que a Volks quer tentar colocar no lugar do Passat.
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Enquanto no resto do mundo as peruas ou “station wagon” foram substituidas pelos SUVs, na Europa este tipo de carro ainda tem muitos fãs e compradores, tendo alguns destes modelos mais procura até mesmo que as versões similares sedans. Tanto é que hoje a Volkswagen na Europa tem hoje um total de 3 peruas em seu portfólio (Golf Variant, Arteon Shooting Brake e Passat Variant) contra apenas dois sedans (ID.7 e o Arteon).
O novo Passat, chamado oficialmente Passat Variant mudou por completo e traz um salto robusto em relação ao seu antecessor lançado em 2019, o Passat Variant 2024 agora é feito sobre a nova plataforma MQB evo, está maior, mais luxuoso e acima de tudo mais tecnológico em seu interior. Conta com um arsenal de equipamentos de ultima geração como uma uma tela gigante de 15 polegadas usada pela primeira vez em um Volkswagen, outra evolução que merece ser comentada é com relação a motorização, agora o Passat está eletrificado, tem versões híbridas leves e plugin híbrida com até 272 cv de potência, tendo esta última capacidade para rodar até 100 km no modo elétrico sem precisar de gasolina.
Graças a nova plataforma a carroceria do Passat 2024 foi ampliada consideravelmente, somente no comprimento houve um aumento de 14 cm, agora o Passat mede 4,91 metros, a distância entre eixos foi ampliada em 5 cm passando para 2.81 metros, a largura saltou 2 cm sendo agora de 1,85 m, porém a altura não mudou, seguiu em 1,50 metros. As novas medidas deixaram a perua Passat 2024 com um jeitão mais esportivo e imponente, além de ter aumentado consideravelmente seu espaço interno.
Na pratica o espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro do Passat 2024 foi ampliado em 5 cm, enquanto o porta malas cresceu 40 litros, esnoba com 640 litros na configuração com 5 lugares, enquanto com a fileira traseira de bancos de rebatida salta para 1920 litros. É tanto espaço que comparado com rivais como o Mercedes Classe C Estate o porta malas do novo Passat é cerca de 120 litros maior.
Visualmente o Passat 2024 não aparece nada extraordinário, porém essa sempre foi a marca registrada do modelo que é conhecido pelo seu estilo sóbrio que chama pouca atenção nas ruas. O Passat é um carro destinado a um publico mais adulto que gosta de conforto, porém quer passar mais despercebido em relação a modelos mais chamativos da BMW, Audi ou Mercedes por exemplo, associados na Europa como carros de um público mais jovem.
Só lembrando para quem quer uma perua mais chamativa e jovem, a Volkswagen tem hoje a Arteon Shooting Break (foto acima), que custa bem mais caro que o Passat, partindo de 48.750 euros enquanto o Passat começa em 38.850 euros.
Apesar de conservador o desenho do Passat 2024 é bastante equilibrado e atraente, nada de soluções de design exageradas ou polêmicas. Este visual é um novo padrão que a montadora deve passar a aplicar em seus futuros lançamentos, como é o caso do Novo Tiguan 2024, novidade que a VW vai em breve estrear nas ruas da Europa.
Destaque para os opcionais porém tecnológicos farois Full-LED IQ.LIGHT Matrix, que se ajustam automaticamente de acordo com a luminosidade do ambiente sem ofuscar os demais motorista, ainda falando no conjunto de luzes, a grade agora conta com uma barra superior em LED que acende junto com os faróis principais.
Apesar de ser uma perua familiar a Volkswagen quiz dar uma certa esportividade ao modelo, além do para-choque normal com estilo mais comportado, a Volkswagen oferecerá no Passat 2024 a versão top de linha R Line um para-choque frontal mais agressivo, com largas tomadas de ar e acabamento em preto brilhante (foto abaixo).
Ambas as versões podem vir com belas e grandes rodas de liga leve de 19 polegadas que conferem um aspecto muito elegante a perua, chama atenção ainda o desenho das lanternas traseiras que, seguindo a moda atual, é formada por uma única barra de LED que corta o carro de um lado ao outro.
O interior, assim como o desenho externo, é bastante equilibrado e funcional, lembrando que assim como por fora tudo é novidade. O painel está levemente voltado ao motorista e acomoda agora uma central multimídia com tela gigante de 15 polegadas, oferecida como opcional, como padrão o carro vem com um equipamento de 12 polegadas.
O Novo Passat 2024 vem equipado com a versão mais nova versão do painel digital “Virtual Cockpit” da Volks, o equipamento conta com uma tela de 12.1 polegadas configurável de acordo com a preferencia do motorista.
A quantidade de botões a bordo foi diminuida, grande parte dos comandos estão agora abrigados na central multimídia, tanto é que até mesmo a alavanca de câmbio foi minimizada, nesta nova geração o Passat passa a ter alavanca do câmbio atrás do volante (no lugar da alavanca do limpador do para-brisa), deixando a aparencia da cabine mais limpa no console central, certo é que vai demorar um tempo para os motoristas se acostumarem com essa ideia (foto abaixo).
Merece menção ainda o acabamento, a cabine é toda forrada com couro ou Alcantara (dependendo da versão), passando uma imagem muito mais refinada em relação a geração passada do Passat. Destaque ainda para algumas partes como o painel e os apliques das portas que agora contam com uma especie de “vidro” com LED, conferindo um aspecto muito interessante a cabine a durante a noite.
Bancos com sistema de massagem
Os bancos dianteiros além do visual esportivo com encosto de cabeça integrado e apliques em alumínio na versão “R”, agora podem vir até mesmo com sistema chamado ergoActive, na qual há bolsas hidráulicas que fazem massagem em pontos especificos das costas durante a condução.
Em termos de motores o VW Passat 2024 será oferecido com uma farta gama de propulsores, há opções para todos os gostos em bolsos. Sendo cinco a combustão, todas auxiliadas pelo sistema híbrido leve de 48 volts. Além de duas versões híbridas full com sistema do tipo plug-in hybrid (carregável na tomada).
As opções de motores começam com o novo 1.5L turbo ETSi de 150 CV e 25 kgfm de torque. Na sequencia há o também turbo 2.0L ETSi de 204 CV e 32 kgfm de torque. Por fim há o potente 2.0L TSi capaz desenvolver 265 CV e 40 kgfm de torque. Enquanto nas duas primeiras opções a tração é apenas dianteira, nessa última mais potente passa a ser integral nas quatro rodas 4Motion.
Já a gama a diesel é formada pelo motores tradicionais 2.0L TDI de 150 CV e 36 kgfm de torque, ou o 2.0L TDI 4 Motion com 193 CV e tração integral nas quatro rodas. Todas essas cinco configurações vêm equipadas com câmbio automático de sete velocidades DSG.
A VW vai oferecer ainda duas novas versões plug-in hybrid no Passat 2024, ambas podem rodar mais de 100 km no modo puramente elétrico (sem precisar de gasolina) graças a bateria de 19.7 kWh.
Segundo a Volkswagen, em média 95% dos motoristas da Alemanha rodam menos de 50 km por dia e 99% deles menos de 100 km por dia, ou seja, o dono do Passat híbrido 2024 poderá rodar diariamente como se fosse um carro 100% elétrico, carregando o carro na tomada quando chegar em casa, tendo ainda a vantagem de fazer viagens de até 1.000 km sem precisar para reabastecer.
As versões híbridas tem a mesma autonomia, porém se diferem pela potência do motor elétrio, a mais barata tem potência combinada de 204 CV, enquanto a mais cara alcança 272 CV, ambas combinadas com o novo motor 1.5 eTSI de 150 cv.
Ambas vêm com uma caixa de câmbio automático de seis velocidades DSG, de acordo com os dados tecnicos da VW, em um carregador rápido é possível obter de 10 a 80% da energia das baterias em apenas 25 minutos.
Opcionalmente é possível deixar o Passat ainda mais tecnológico em relação aos rivais de marcas premium, um exemplo é o Controle Dinamico de Chassi – DCC Pro. Com amortecimento ajustável controlado em tempo real, fazendo com que o carro se ajuste de forma automática ao tipo de piso ou situação de condução (a suspensão vai ter um ajuste próprio de acordo com a velocidade, curva, aceleração ou frenagem), funcionando em conjunto com o diferencial limitado XDS e os freios. Isso tudo questão de milissegundos, sendo que o sistema trabalha cada uma das rodas de forma individual. Há três modos de condução: Conforto, Esporte e Individual.
Não é preciso dizer que não há chances do Novo Passat Variant 2024 ser lançado no Brasil, primeiro porque ao contrário da Europa, onde as peruas ainda contam com uma cartela fiel de clientes, por aqui elas estão praticamente extintas, com execção de modelos exóticos como a Audi RS6, praticamente não há mais peruas a venda no Brasil. Segundo pelo preço elevado, mesmo na Europa o Passat é um carro caro, chega a custar facilmente mais de R$ 250.000, portanto teria preço pouco competitivo por aqui, estamos falando de um modelo hoje na casa dos R$ 350.000 no nosso país.
Lembrando que a Volkswagen deixou de vender o Passat no Brasil em 2020.
A Volkswagen ainda não divulgou os valores desta nova geração do Passat, porém com as melhorias e evoluções, certamente ele custará mais caro em relação aos atuais 38.500 até 50 mil euros (R$ 203.900 até R$ 264.000).
Fonte: Motor.es
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