Enquanto no Brasil o Peugeot 2008 acabou de receber uma leve e quase imperceptível plástica visual, na Europa o modelo ganhou uma geração completamente nova, feita sobre a nova base modular da PSA (também usada no novo 208 2020), o SUV de entrada da Peugeot evoluiu consideravelmente, traz um estilo bastante chamativo e ousado, além de um interior mais espaçoso e super equipado, ele deve chegar ao Brasil até o final de 2021.
Índice desta matéria
Clique na imagem para ampliar
Enquanto a primeira geração do Peugeot 2008 tinha um estilo sem muito brilho, pouco ousado e difícil de agradar, a Peugeot resolveu ousar e apostar alto na imagem da segunda geração do SUV 2008, o modelo impressiona a primeira olhada, tem estilo imponente, chamativo e bastante ousado, certamente ele não passará despercebido nas ruas, o novo 2008 sem dúvidas surpreende pelo estilo.
Clique na imagem para ampliar
O novo design do Peugeot 2008 2020 é bastante original e estreia uma nova linguagem de estilo para os SUVs da marca francesa, na dianteira os faróis contam com iluminação moderna total por LED com 3 barras, além de uma espécie de assinatura diurna de LED inspirada nas presas de um tigre, que invadem o para-choque, a grade da Peugeot nunca esteve tão grande, ela se projeta para fora do carro, já o para-choque tem recortes retos e modernos, combinando bastante com o resto do conjunto, propositalmente o capô do novo 2008 está muito mais elevado que o do modelo anterior, a Peugeot quis deixe o 2008 com um porta mais imponente e robusto.
Clique na imagem para ampliar
O teto está mais baixo e tem caimento acentuado na traseira (dando adeus a estranha elevação da parte traseira do teto na geração atual), as janelas ficaram mais estreitas na traseira e as colunas agora são bastante finas, já nas laterais a sensação de robustez é reforçada pela carroceria volumosa, com linha de cintura alta, além de caixas de rodas alargadas, as caixas de rodas tem agora nada menos do que 69 cm de diâmetro, o que também permitiu ao Peugeot 2008 2021 passar a usar rodas maiores, aro 18.
Clique na imagem para ampliar
Na traseira o novo Peugeot 2008 pega influência nos irmãos maiores 3008 e 5008, trazendo as elogiadas lanternas FULL LED com efeito 3D, ligadas por um vidro escuro que corta a traseira do carro de um lado ao outro. O para-choque tem estilo limpo e simples, contando com duas saídas de escapamento cromadas, integradas na parte inferior da para-choque.
Ainda falando de estilo podemos notar a falsa quarta janela na coluna traseira, ela na verdade é uma peça fechada em plástico Black Piano, que além da estética, também causa a sensação de que coluna traseira é invisível, e que o teto está flutuando sobre a carroceria – repare bem na traseira do carro que você irá entender.
Clique na imagem para ampliar
Construído sobre a nova plataforma modular CMP da Peugeot, o SUV 2008 2021 cresceu consideravelmente nesta nova geração, o comprimento agora é de 4.30 metros, são nada menos do que 14 cm a mais em relação o antigo 2008, a distância entre-eixos agora é de 2.60 metros, um aumento de 6 cm em relação ao modelo anterior.
Na pratica o aumento nas dimensões do 2008 deixou o SUV muito maior por dentro, principalmente no espaço do banco traseiro e no porta-malas, que agora acomoda 434 litros (o modelo atual tem porta malas variando entre 350 a 400 litros), trazendo ainda a possibilidade de rebater o banco traseiro e deixar o piso do porta malas plano. Há ainda novos e uteis porta objetos espalhados pelo interior do carro, como nas portas, console, e também dentro do porta malas, como um compartimento escondido sobre o assoalho no porta malas.
Clique na imagem para ampliar
Por dentro o salto em relação a geração anterior do 2008 também foi gigante, o modelo praticamente não lembra em nada a antiga geração, se destacando tanto pelo estilo, quanto pelo acabamento sublime, ao olhar as fotos parece que estamos olhando para o interior de um SUV de luxo, ao invés de um modelo de entrada na gama de SUVs da Peugeot (lembrando que além do 2008, a Peugeot conta com os modelos maiores e mais caros: 3008 e 5008).
Clique na imagem para ampliar
O interior do novo Peugeot 2008 2020 inaugura uma nova leitura do conceito chamado de i-Cockpit, o painel é dividido em dois andares, trazendo os principais comandos voltados para o motorista, este conceito novo batizado de 3D envolve tanto o motorista quando o passageiro do banco dianteiro.
Clique na imagem para ampliar
Destaque também para o acabamento, pelo menos na versão mais cara GT Line (foto acima), há materiais como imitação de fibra de carbono, alumínio, plastico de alto brilho Black Piano, e até mesmo couro aveludado Alcantara e couro nobre Nappa, o mesmo tipo de couro usado por marcas premiums como BMW, Mercedes e Audi, detalhes até então visto apenas em carros de categoria superior entre os SUVs.
Além disso o Novo Peugeot 2008 ficou muito mais tecnológico, a cabine é adornada por luzes LED configuráveis, além de contar com um painel 100% digital configurável, head up display, que projeta uma especie de holograma no para-brisa acima do volante, uma moderna central multi-mídia com tela touch de 10 polegadas na diagonal com comandos por voz e internet, 4 tomadas USB (sendo duas na dianteira e duas no banco traseiro), Mirror Link, Apple CarPlay e Android Auto.
Por fim a alavanca de câmbio automático do novo Peugeot 2008 2021 será eletrônica, ou seja, não usa cabos, ela é bastante compacta tem visual futurista, e o modelo passa a trazer um seletor de modo de condução com três modos: “ECO”, “Normal” e “Sport”.
Clique na imagem para ampliar
A lista de equipamentos presentes no novo Peugeot 2008 2020 ainda agrega itens como teto solar panorâmico, freio de estacionamento elétrico com acionamento por botão, volante compacto e esportivo com base e topo retos, ar-condicionado automático digital com comandos pela tela da central multi-mídia, compartimento no centro do painel para recarregamento sem fio de smartphones (foto abaixo), além de sistema de som premium FOCAL com 10 alfo falantes, 4 tweeters e subwoofer com amplificador de 12 canais e um total de 515 watts de potência.
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
A nova geração do 2008 passa a vir também com os equipamentos de segurança e condução semi-autônoma presente até então apenas nos SUVs mais caros da Peugeot, como no 5008 e 3008, com direito a Park Assist – estacionamento automático que encontra vagas e estaciona o carro de forma automática com uma folga de até 60 cm para os outros carros estacionados, piloto automático inteligente adaptativo, alerta de atenção do motorista, frenagem automática com reconhecimento de pedestres, ciclistas e outros veículos tanto de dia como a noite em velocidades de 5 km/h até 140 km/h, faróis full LED com ajuste automático e farol alto automático, leitura de placas e sinais de transito como velocidade máxima da via, além de monitoramento de pontos cegos ao redor do carro. Claro que grande parte destes equipamentos serão ofertados como opcionais mesmo na versão mais cara.
Clique na imagem para ampliar
A gama de motores do novo Peugeot 2008 será bastante ampla, baseada em dois perfis de motores, as versões a gasolina terão um moderno 1.2, 3 cilindros, Puretech com versões aspiradas ou turbo, injeção direta de combustível e três níveis de potência: 100 cv, 130 cv ou 155 cv (esta última exclusiva para a versão GT).
Já as versões à diesel serão montadas sobre o bloco 1.5, quatro cilindros, BlueHDi com dois níveis de potência: 100 cv ou 130 cv.
Haverão duas opções de câmbio, as versões mais baratas terão de série uma caixa manual de seis marchas, enquanto as versões mais caras virão com um novo câmbio automático de oito marchas EAT8.
Todas as versões do novo Peugeot 2008 2020/2021 sairão de fábrica com tração dianteira 4×2 e sistema Start/Stop que desliga o motor do carro quando para, e volta a ligar o motor quando o motorista tira o pé do freio, visando economizar combustível.
Clique na imagem para ampliar
Pela primeira vez a Peugeot terá um SUV movido 100% a eletricidade, batizado de e-2008, o modelo será empurrado por um motor elétrico com equivalentes a 136 cv de potência e um torque de 26 kgfm, este motor será alimentado por um grande “pack” de baterias de íons de lítio, com capacidade de 50kw/h, o suficiente para permitir ao 2008 elétrico rodar por até 310 km com uma carga das baterias. A Peugeot afirma que dará garantia de 8 anos para as baterias ou 160.000 km rodados, certificando que elas terão pelo menos 70% da sua capacidade de carga neste período de uso (a vida útil das baterias e a manutenção dos carros elétricos ainda é uma incógnita que somente com o tempo e o uso real, será conhecida).
Clique na imagem para ampliar
Recarga das baterias…
A recarga das baterias do motor elétrico do Peugeot e-2008 acontecerá de três formas: Em tempo real recuperando a energia gerada pelos freios nas frenagens, há ainda o modo “B” de “brake” desenvolvido propriamente para isso, quando acionado, permite ao motorista dirigir usando apenas um pedal, no caso o pedal do acelerador, ao tirar o pé do pedal o carro começa a frear automaticamente e esta energia gerada pelos discos de freio é transformada em eletricidade para as baterias.
A segunda opção de recarga e a mais comum, é plugando o carro em uma tomada caseira com padrão Legrand® Green Up™ ou usando uma central caseira de recarga, os chamados wallbox (que em média custam R$ 8 mil no Brasil), com este equipamento o tempo de recarga dura entre 5h15min até 8 horas dependendo da amperagem do wallbox escolhido, já em uma tomada caseira a carga total das baterias demora 16 horas.
A terceira opção de recarga é usando um terminal de recarga pública para carros elétricos (estes terminais já existem no Brasil, em alguns shoppings, supermercados ou postos em estrada), usando estes terminais que tem 100 kw de potência, 80% da carga é obtida em apenas 30 minutos.
Clique na imagem para ampliar
Ainda não há previsão oficial de lançamento da nova geração do Peugeot 2008 no Brasil, porém o modelo deve chegar ao Brasil em 2021, já que a Peugeot produzirá na Argentina a nova geração do hatch 208, isso a partir de 2020, lembrando que o 208 é montado sobre a nova plataforma CMP, usada no novo SUV 2008, por isso a possibilidade do carro ser também produzido na Argentina em 2021 ou 2022 é grande, de la ele virá importado para o Brasil.
A Peugeot tem pressa para trazer esta nova geração do 2008 ao Brasil, já que o modelo atual do SUV anda muito mau das pernas, com vendas muito abaixo dos rivais, por aqui o 2008 chegou em 2015 e de lá pra cá quase não sofreu mudanças.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.