A Peugeot tem estado empenhada em aprimorar a sua linha de carros, e o mais recente a receber uma atualização é o Peugeot 2008. Com um design renovado, nova motorização híbrida e maior autonomia para o modelo 100% elétrico, o novo Peugeot 2008 2024 apresenta diversas melhorias em relação à sua versão anterior, pena que este modelo não deve vir ao Brasil.
Índice desta matéria
Novo design do Peugeot 2008 2024
Visualmente o carro ganhou uma frente mais agressiva, com uma grade maior e faróis em LED mais modernos e eficientes. O para-choque dianteiro também foi redesenhado, com novas entradas de ar, que dão ao carro uma aparência mais robusta e esportiva, destaque para as novas luzes diurnas em LED no para-choque frontal, chamadas de “dentes de sabre”, agora serão três barras de LED em cada lado.
Nas laterais há novas rodas com estilo mais moderno que podem ser dependendo da versão aro 16, 17 ou 18, enquanto na traseira as mudanças foram menores, as lanternas tem novas lentes e uma disposição de luzes mais modernas com efeito 3D de profundidade, o para-choque também foi sutilmente redesenhado.
Dimensões do Peugeot 2008 não mudaram
Lembrando que esta é apenas uma atualização baseada na segunda geração do Peugeot 2008, lançada em 2019 na Europa. Portanto não houve mudanças profundas na carroceria nem nas suas dimensões. Confira abaixo:
Comprimento: 4,30 metros. Largura: 1,77 metros (sem retrovisores). Altura: 1,53 metros. Distância entre eixos: 2,60 metros. Capacidade do porta-malas: 434 litros.
Interior do novo Peugeot 2008 2024…
Por dentro, o design do Peugeot 2008 2024 permaneceu o mesmo do modelo de 2019, porém há um novo acabamento mais refinado, que combina couro com tecido aveludado, inclusive o painel agora dependendo da versão será revestido em couro.
O painel de instrumentos que é totalmente digital foi melhorado, ganhou um novo display de alta resolução com informações em 3D. Além disso, o sistema de infotainment com tela de 10 polegadas passa a vir de série em todas as versões, tendo conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, há ainda novas funções na multimidia como comandos por voz (basta dizer “Ok Peugeot” que o carro responde), conexão com a internet, armazenamento de dados na nuvem e o aplicativo MyPeugeot, que permite ao dono controlar algumas funções e ter acesso a informações de forma remota sobre o carro através do seu smartphone.
Há outras mudanças pequenas na cabine como três tomadas USB C sendo duas para o banco traseiro, carregador wireless mais potente para smartphones com 15w, novas câmeras frontal e traseira com imagens de alta resolução e um inédito sistema de câmeras 360 graus como opcional.
Novo motores híbridos no Peugeot 2008 2024
A motorização híbrida é a principal novidade no novo Peugeot 2008 2024. O modelo contará com um novo sistema híbrido leve de 48v. Trata-se da combinação do motor a gasolina de 1,2 litros, turbo, 3 cilindros funcionando em conjunto com um motor elétrico de 28 cv de potência, juntos geram 136 cavalos de potência e 23 kgfm de torque, a Peugeot desenvolveu um câmbio automatizado eletrônico de dupla embreagem exclusivo para esta versão, chamado de e-DSC6.
O sistema é relativamente simples, o motor de 28 cv elétrico é alimentado pelo motor a gasolina, a energia gerada fica armazenada em um pack de baterias localizadas embaixo do banco do motorista.
Esta energia extra é utilizada por um sistema elétrico paralelo de 48v que entra em ação em certas ocasiões para ajudar o motor a gasolina a mover o carro, conseguindo segundo a Peugeot até 15% de economia de combustível comparado a um motor comum sem este sistema. De forma simples, se o carro fazia em média 14 km/l, passará a fazer 16 km/l.
Ainda de acordo com a montadora o motor elétrico pode ser usado em até 50% do tempo quando rodando na cidade (o motor elétrico é acionado ao sair de um semáforo, estacionar ou andar em velocidades baixas por exemplo).
Versão elétrica e-2008 2024
Para aqueles que buscam um modelo 100% elétrico, o Peugeot 2008 2024 oferecerá a versão e-2008, que apresenta uma autonomia ainda maior do que a sua versão anterior. Com uma bateria agora de 54 kWh, a autonomia do 2008 elétrico subiu de 345 km para 406 km com uma única carga, distância muito mais adequada para quem precisa de um carro elétrico também para viajar.
O Peugeot e-2008 2024 tem 15% a mais de potência em relação ao modelo anterior de 2019, saltando de 136 cv para 156 cv. Neste upgrade há agora dois tipos de carregamento caseiro disponível para as baterias: padrão com uma única fase e 7.4 kW ou carregamento com três fases 11 kW.
Sendo que há ainda usando um carregador publico ultra rápido de 100 kW é possível recarregar de 20 para 80% o nível das baterias em apenas 30 minutos.
Motores a gasolina e diesel ainda permanecem
Para quem não ainda curte as motorizações elétricas ou quer algo mais barato, a Peugeot mantém em linha as opções puramente a gasolina e diesel, são elas: 1.2 Puretech 3 cilindros a gasolina de 100 cv com câmbio manual de seis marchas, ou 1.2 Puretech, 3 cilindros com 130 cv com câmbio automático de 8 marchas, além de uma variante diesel BlueHDi com motor 1.5, 4 cilindros, turbo de 130 cv combinado com câmbio automático de 8 marchas.
Preço e quando chega o Novo Peugeot 2008 2024
O preço sugerido para o novo Peugeot 2008 2024 na Europa será de aproximadamente € 25.000, as vendas do modelo renovado começam no segundo semestre de 2023, a sua produção é localizada na cidade espanhola Vigo.
Novo 2008 virá ao Brasil?
No Brasil, infelizmente este modelo atualização não deve vir tão cedo, pelo menos não deste jeito. Por aqui, a Peugeot lançará até o final de 2023 uma versão simplificada do 2008 vendido na Europa, o modelo terá visual exclusivo e será menos equipado e tecnológico em relação ao SUV mostrado aqui, sua produção será localizada na Argentina. Verdade é que a nova geração do Peugeot 2008 ficou muito cara para o mercado brasileiro.
Lembrando que no Brasil ainda temos o Peugeot 2008 de primeira geração à venda, o modelo que é produzido pela Peugeot no Rio de Janeiro deve sair de linha ainda em 2023. Pouca gente sabe, mas a montadora francesa já vende a nova geração do 2008 por aqui, porém apenas na versão elétrica com preço salgado de R$ 280.000.