A Peugeot está lançando no Brasil a nova geração do SUV 2008, o modelo que era uma promessa antiga chega completamente renovado, ficou mais bonito, maior e mais equipado, estreia em três versões: Active, Allure e GT, todas equipadas com o já conhecido motor 1.0 turbo Firefly de 130 cv e câmbio automático CVT. Com preço promocional a partir de R$ 119.900 o novo 2008 tinha tudo para incomodar os rivais Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e VW T-Cross. Sim tinha ! Porque os preços reais não são tão atrativos assim e podem complicar a vida do modelo frente aos rivais.
Índice desta matéria
Active – R$ 139.990 (valor promocional R$ 119.990)
Allure – R$ 149.990 (valor promocional R$ 129.990)
GT – R$ 169.990 (valor promocional R$ 149.990)
No lançamento do novo 2008 a Peugeot anunciou estes valores promocionais mostrados acima, porém de acordo com a marca, só serão válidos agora no mês de agosto de 2024, após esse prazo os preços do SUV devem subir R$ 20 mil em todas as versões, passando a custar entre R$ 139.990 até R$ 169.990, diminuindo bastante o custo benefício do modelo frente aos rivais.
Lançado na Europa em julho de 2019, após 5 anos a nova geração do Peugeot 2008 finalmente está chegando ao Brasil. Para correr atrás do tempo perdido a Peugeot está trazendo já a versão reestilizada do 2008 apresentada na Europa esse ano e que já traz a nova linguagem de design da marca francesa.
O principal apelo do novo Peugeot 2008 2025 será o seu design, realmente este SUV deve chamar atenção nas ruas, suas linhas são modernas, chamativas e imponentes.
Na dianteira todas as versões já vem com faróis Full LED, além das chamativas chamadas de “garras de leão” ou “dentes de sabre” as luzes DRL em LED integradas nas inserções do para-choque, neste modelo são três barras em cada lado envoltas por um acabamento em preto brilhante, conferindo uma personalidade única ao novo Peugeot 2008.
Passando para as laterais o novo 2008 2025 tem vincos robustos que passam uma interessante sensação de imponência ao SUV. Destaque também para as belas rodas aro 17 com acabamento diamantado que serão padrão em todas as versões. A configuração top de linha GT tem ainda teto pintado em preto brilhante. Passando para a traseira chama atenção as belas e futuristas lanternas em LED com efeito 3D de profundidade (foto abaixo).
Esqueça qualquer referência em relação ao 2008 antigo lançado no Brasil em 2015, esta nova geração é feita sobre a plataforma CMP, ou seja, é um carro totalmente diferente e que cresceu consideravelmente em relação a primeira geração.
São 4,31 metros de comprimento, 1,77 metros de largura, a altura fica 1,54 m, enquanto a distância entre eixos é de 2,61 metros, comparando com o antigo Peugeot 2008 o comprimento cresceu nada menos do que 15 centímetros, enquanto distância entre eixos aumentou cerca de 7 centímetros.
Agora o Peugeot 2008 passa a ter tamanho similar aos rivais mais famosos da categoria de SUVs compactos no Brasil, como Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, VW T-Cross, Jeep Renegade e Nissan Kicks.
Enquanto a geração passada do Peugeot 2008 tinha porta malas de apenas 355 litros, este novo modelo ostenta 419 litros (434 litros na versão elétrica), figurando agora entre os maiores da categoria ao lado de VW T-Cross (420 litros), Hyundai Creta (422 litros) e Nissan kicks (432 litros), superando o Chevrolet Tracker 393 litros e Jeep Renegade 320 litros.
Com a arquitetura chamada PEUGEOT i-Cockpit® 3D, o novo Peugeot 2008 2025 tem uma cabine moderna e bem acabada, lembrando bastante o seu irmão menor o 208, porém aqui há mais equipamentos, sem dúvidas o interior do Peugeot 2008 será um dos diferenciais do modelo frente ao rivais.
Todas as versões virão de fábricas equipadas com painel 100% digital com duas versões 2D ou 3D, além de sistema multimídia com tela de 10.3 polegadas, freio de estacionamento eletrônico por botão, ar-condicionado automático digital, rodas em liga leve aro 17 e faróis Full LED.
A partir da versão intermediária Allure (R$ 149.990) o Peugeot 2008 já entrega bancos em couro, sistema de câmeras 360 graus, carregador para smartphones por indução, retrovisores com rebatimento elétrico, sensor de estacionamento também na dianteira, chave presencial com partida do motor por botão e alerta de pontos cegos.
Enquanto que na versão mais cara o consumidor encontrará itens raros como teto solar panorâmico e o pacote de segurança ADAS.
Porém nem tudo são flores, o novo Peugeot 2008 2025 brasileiro da algumas derrapadas com relação aos equipamentos de segurança, apenas a versão top de linha GT, que custa R$ 169.990, virá com seis airbags, sendo que a Active e Allure terão apenas 4 bolsas, sendo 2 airbags frontais obrigatórios e 2 airbags laterais para os passageiros dianteiros, ou seja, os passageiros traseiros ficam desprotegidos contra impactos laterais, o que é bastante difícil de justificar em um carro que custa a partir de R$ 140 mil.
Outro ponto falho é que não há no Peugeot 2008 piloto automático adaptativo ACC, nem mesmo como um opcional. Lembrando que o VW T-Cross já possui este recurso de série em todas as versões, enquanto Creta e Renegade têm nas mais caras. Quem quiser o 2008 com ACC só mesmo na versão elétrica que é um caso a parte, custa R$ 220 mil.
Pelo lado positivo, todas as versões têm freio a disco nas quatro rodas, o alerta de pontos cegos já vem a partir da versão intermediária Allure, enquanto que o alerta de colisão dianteira, frenagem de emergência automática, farol alto inteligente, reconhecimento de placas de sinalização, detector de fadiga, alerta e correção de permanência na faixa são de série na opção mais cara 2008 GT.
Na parte mecânica do Peugeot 2008 2025 também há uma importante novidade, o modelo em todas suas versões vem com o motor 1.0 turbo, 3 cilindros, Firefly, capaz de desenvolver até 130 cv de potência com etanol ou 125 cv com gasolina, para um torque máximo de 20,4 kgfm a 1750 rpm independente do combustível. Acoplado sempre a um câmbio automático CVT que simula sete velocidades, a tração é 4×2 dianteira.
Não custa lembrar que este o motor é exatamente o mesmo bloco usado por outros modelos da Stellantis, como o Fiat Pulse, Fiat Fastback. Fica aqui a dúvida se a Stellantis tem planos de usar no novo 2008 o mesmo motor 1.3 turbo de 185 cv do Jeep Renegade, isso porque os rivais Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta, têm em suas versões mais caras motores mais potentes, 1.4 turbo de 150 cv e o 2.0 aspirado de 177 cv, respectivamente, o que coloca o SUV do leão em desvantagem em sua versão mais cara que de GT tem apenas o nome.
O câmbio do novo 2008 tem três modos de atuação, Automático, Manual ou Sport.
Destaque também para a versão 100% elétrica do novo Peugeot 2008, batizada de E-2008 ela traz um novo motor elétrico de 158 cv (contra 136 cv do modelo anterior) e agora pode rodar até 261 km de acordo com o padrão de autonomia PBEV do Inmetro, leia mais sobre o 2008 elétrico aqui.
Faróis em LED
DRL em LED em formato de “Garra de Leão”
Rodas de liga leve 17” diamantadas
Nova central PEUGEOT i-Connect 10,3”
i-Cockpit® 2D digital
Ar condicionado automático digital
Freio de estacionamento elétrico
Rodas aro 17 em liga leve diamantadas
Volante esportivo revestido em couro
Acabamento com revestimento “Carbon”
Bancos em tecido e couro
Interior com acabamento escurecido
Hill Assist – sistema de auxílio de partida em subidas
Controles de tração de estabilidade
Piloto automático
Sensor de estacionamento traseiro
Câmera traseira
Limpadores do para-brisa com acionamento automático
Faróis com acionamento automático
Vidros elétricos nas quatro portas com função one touch
Volante com ajuste de altura e profundidade
Retrovisores elétricos
Regulagem de altura para o banco do motorista
Sistema de som com 6 alto falantes
4 entradas USB
4 Airbags
Todos os itens da versão Active +:
Carregador de smartphone por indução
Bancos em couro
Retrovisores externos com rebatimento eletrônico
Chave presencial (abertura e fechamento de portas)
Sensor de estacionamento dianteiro
Câmera 360° (Visiopark 360°)
Alerta de Ponto Cego
Todos os itens da versão Allure +:
Conjunto óptico em LED em formato de “Garra de Leão”
Teto biton
Teto solar panorâmico
i-Cockpit® 3D
Identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos
Grade bodycolor
Pedais esportivos em alumínio
Paddle Shift para troca de marchas no volante
Bancos exclusivos em couro com costura verde GT
6 airbags
Alerta de colisão
Frenagem de emergência automática
Auxílio de Farol Alto
Reconhecimento automático de sinalização de velocidade
Detector de Fadiga
Alerta e correção de permanência em faixa
Turbo 200, 3 cilindros, 12 válvulas, 1.0, 130 cv etanol 125 cv gasolina. 20 kgfm
Injeção direta, acionamento por corrente
Automático CVT 7 velocidades, 4×2 dianteira.
Elétrica com assistência variável
Dianteira: Tipo McPherson, independente, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
Traseira: Eixo rígido com molas helicoidais e amortecedor hidráulicos
Pneus: 215/60 R17
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiro discos sólidos
Comprimento: 4,31 m
Largura: 1,77 m
Largura contando os retrovisores: 1,99 m
Altura: 1,548 m
Entre eixos: 2,61 m
Altura livre do solo: 23 cm
Porta malas 419 litros
Peso: 1,264 kg Active – 1272 kg Allure – 1300 kg GT
Tanque: 47 litros
0 a 100 10,1 segundos
Velocidade máxima 194 km/h etanol / 191 km/h gasolina
Cidade: 8,6 km/l etanol / 12,3 km/l gasolina
Etanol: 9,8 km/l etanol / 13,7 km/l gasolina
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