A Peugeot muito em breve terá um lançamento de peso no Brasil, a marcar francesa prepara para agosto a estreia do Novo Peugeot 2008 2025. Trata-se da segunda geração do SUV 2008 que finalmente virá ao Brasil em suas versões normais, com motor 1.0 turbo flex e a missão de rivalizar com carros como Hyundai Creta, VW T-Cross e Chevrolet Tracker. Além disso, o modelo já terá visual atualizado visto no modelo 2024 recém lançado na Europa.
Índice desta matéria
Lançamento será em agosto
Nessa última semana a Peugeot já começou a promover em suas redes sociais o lançamento do Novo 2008 2025, através da divulgação de alguns “teasers” a marca confirma a chegada do novo SUV ao Brasil. Embora ainda não tenha informado uma data exata, a expectativa é de que o carro esteja nas concessionárias até agosto. O Novo 2008 brasileiro virá importado da Argentina onde será produzido na planta de EL Palomar, ao contrário do antigo 2008 que era montado no Rio de Janeiro e da versão elétrica que vinha importado da Europa. Importante comentar que apesar da produção ficar localizada na Argentina, o lançamento do novo 2008 na América Latina será aqui no Brasil.
Como é o Novo Peugeot 2008 2025 do Brasil
Vários exemplares do Novo Peugeot 2008 2025 já estão rodando em testes pelo país, nos flagras é possível ver que o modelo terá visual alinhado ao novo 2008 europeu, inclusive as mesmas opções de rodas e acabamento.
Vale lembrar que no Brasil o Peugeot 2008 foi lançado em 2015, dois anos após ter sido apresentado no Salão de Genebra.
Em 2019, após seis anos no mercado o SUV ganhou uma geração totalmente nova na Europa, acontece que essa segunda geração nunca chegou por completo ao Brasil, vieram apenas algumas unidades da versão 100% elétrica em 2023 importadas da Europa, porém, devido ao preço na casa dos R$ 250.000 (mais tarde reduzido para R$ 225 mil), a procura foi baixa e a Peugeot não trouxe um novo lote.
Com isso o Peugeot 2008 brasileiro produzido lá no Rio de Janeiro desde 2015, ainda em produção, acabou ficando muito defasado diante do rivais, o que com o passar dos anos fez com que o SUV praticamente fosse esquecido nas concessionárias, de janeiro até maio de 2024, o Peugeot 2008 vendeu apenas 698 unidades.
Tentando correr atrás do tempo perdido
Agora sobre a bandeira da Stellantis, finalmente a Peugeot está correndo atrás do tempo perdido trazendo o Novo 2008 atualizado em suas versões normais e já com o facelift apresentado na Europa este ano, na qual o SUV recebeu um novo conjunto dianteiro com faróis Full LED mais avançados, novos faróis diurnos “dente de sabre” com três barras em cada lado, novas lanternas na traseira e novos equipamentos como recursos de condução semiautônoma.
Peugeot 2008 terá motor 1.0 turbo no Brasil
O Novo 2008 2025 brasileiro virá equipado com o conhecido motor 1.0L turbo T200 flex de 130 CV e 20.4 kgfm, já usado em outro carros da Stellantis por aqui, como no próprio 208, além do Fiat Fastback e Pulse, embora esse seja um motor em linha com o visto em outros SUVs compactos não espere um desempenho impressionante, afinal o 2008 é bem mais pesado em relação ao hatch 208. O câmbio será sempre automático CVT e a tração 4×2 dianteira.
Haverá motor 1.3 turbo no 2008?
Talvez em um segundo momento a Peugeot possa lançar uma versão mais potente, usando o 1.3 turbo de 185 cv presente hoje no Compass, Fastback e Renegade, porém, por enquanto, as chances disso ocorrer são baixas. Digamos que vai depender muito da procura que o SUV tiver.
Dimensões amplas do novo 2008
Um dos pontos fortes do novo Peugeot 2008 é o seu tamanho, ele mede 4.30 metros de comprimento, por 1.81 m de largura e 1.55 m de altura, a distância entre eixos é de 2.60 metros, ele será um dos maiores da categoria, tendo dimensões similares as do Hyundai Creta, inclusive o porta malas do 2008 tem 434 litros e será um dos maiores entre os SUVs compactos do Brasil, superando o Creta (422 litros), T-Cross (420 litros) e Tracker (393 litros).
Bons equipamentos
Acreditamos que o Peugeot 2008 terá três versões aqui no Brasil, a opção de entrada Active, a intermediária Allure e a top de linha Griffe, entre os equipamentos de série em todas haverá sistema multimídia com tela de 10 polegadas, ar-condicionado digital, rodas em liga leve aro 16 e faróis Full LED com os famosos dentes de Sabre.
A versão de entrada Active terá painel de instrumentos normal, enquanto a intermediária Allure terá já painel digital, rodas aro 17 diamantadas, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, além de possivelmente freio de estacionamento eletrônico por botão, por fim, a versão mais cara 2008 Griffe terá itens como frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, auxílio para manter o carro dentro da faixa, leitor de placas e sinais de transito, detector de fadiga do motorista, carregador wireless para smartphones, além de câmeras 360 graus e possivelmente teto solar panorâmico.
Qual será o preço do novo Peugeot 2008
Atualmente de acordo com a tabela FIPE o antigo 2008 é oferecido no mercado em quatro configurações: Allure, Griffe, Roadtrip e Style, com preços que vão de R$ 102.000 a R$ 128.000, porém esqueça estes valores.
A expectativa é de que o preço do novo Peugeot 2008 comece na casa dos R$ 130.000 e chegue até os R$ 160.000, afinal esta nova geração cresceu e ficou mais equipada. A intenção da Peugeot é conseguir roubar compradores dos SUVs mais vendidos como VW T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Nissan Kicks. Modelos que custam na casa dos R$ 130.000 até R$ 170.000
Novidade não tão nova
Apesar de ter recebido um facelift, a segunda geração do Peugeot 2008 já em um carro relativamente antigo, está no mercado desde 2019 na Europa, ou seja, foi lançado há cinco anos, então embora sua cabine ainda seja muito moderna, ele não chega perto dos carros mais modernos da Peugeot na França que são um verdadeiro show, impressionando pelo futurismo e também pela tecnologia embarcada.
Uma resposta