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Novo Peugeot 208 2021 chega ao Brasil com preços de R$ 74.990 até R$ 94.990

A Peugeot divulgou os preços do novo 208 2021 no Brasil, e infelizmente ele custará muito mais caro do que o esperado, a nova geração do hatch 208 será ofertada inicialmente em 4 versões, com preços que vão de R$ 74.990 até R$ 94.990, todas as versões serão equipadas com o antigo motor 1.6 aspirado e câmbio automático de seis marchas. Este valores pode se tornarem um tiro no pé pra Peugeot, já que o novo 208 será mais caro do que todos os rivais, e a ausência do motor turbo também deve pesar bastante, porém para tentar compensar o novo hatch oferece uma lista de equipamentos superior a encontrada nos rivais, além de um interior requintado, dotado até mesmo de teto panorâmico em vidro.

Assista ao nosso vídeo sobre o novo Peugeot 208 2021:

Abaixo você confere os preços do novo Peugeot 208 2021:

Novo Peugeot 208 Active – R$ 74.990
Novo Peugeot 208 Active Pack – R$ 82.490
Novo Peugeot 208 Allure – R$ 89.490
Novo Peugeot 208 Griffe – R$ 94.990

Novo Peugeot 208 é maior…

Lançado no mercado exterior no começo de 2019, a nova geração do Peugeot 208, traz tudo novo em relação ao modelo anterior que era produzido no Brasil (este novo passa a ser montado na Argentina), ele trocou de plataforma, passa a ser montado em uma nova e maior base CMP, com isso o comprimento do Peugeot 208 aumentou quase 10 cm, sendo agora de 4.06 metros, a largura também aumentou, cresceu 5 cm, (1.74 m), porém a altura diminuiu em 2 cm (1.45 m) e o entre-eixos permaneceu com a mesma distância 2.54 metros. De forma pratica, este aumento nas dimensões do carro, permitiu um ganho no espaço interno, principalmente no banco traseiro e no porta-malas, que agora acomoda 311 litros, 208 passa a ter o maior porta-malas da categoria.

O visual do 208 2021 agrada…

O estilo do 208 agrada bastante, ele adota o novo e elogiado padrão de estilo mundial da Peugeot, apesar de que o novo 208 brasileiro ter passado por uma leve modificação visual, para deixa-lo mais simples e barato em relação ao europeu, como por exemplo, o para-choque traseiro tem um acabamento mais simples, o carro tupiniquim também traz rodas menores aro 16 (enquanto la fora ele já conta com rodas aro 17 nas versões mais caras), o modelo perdeu também os apliques em Black Piano nas laterais nas versões mais caras, assim como as lanternas em LED, estes detalhes por aqui no Brasil estarão presentes apenas na versão elétrica e-GT que deve chegar em breve, importada da Europa.

(Clique na imagem para ampliar)

Interior do novo Peugeot 208 surpreende

Sem dúvidas um dos pontos altos do novo Peugeot 208 2021 é sua cabine, tanto o estilo, quanto o acabamento impressionam, são de um nível superior ao encontrado nos rivais desta categoria, como Chevrolet Onix e VW Polo. O painel do novo 208 tem desenho em dois andares seguindo o estilo I-Cockpit dos carros mais caros da Peugeot.

O acabamento, principalmente na versão mais cara chama a atenção, apliques em fibra de carbono, plástico emborrachado macio ao toque, apliques em Black Piano e até mesmo bancos forrados em Alcantara, materiais encontrados apenas em carros de luxo.

Interior também foi simplificado…

Apesar de ser muito superior a cabine dos rivais, o interior do novo Peugeot 208 brasileiro, também sofreu algumas pequenas perdas em relação ao modelo europeu, a principal delas é a alavanca de câmbio automático que será diferente, ela por aqui tem visual simples, parece até um câmbio manual – aparenta ser adaptada ao modelo, já que será tradicional por cabos, enquanto na Europa o modelo traz câmbio automático eletrônico “shift by wire”, com um alavanca menor e muito mais estilosa – a mesma do SUV 3008. Além disso, nenhuma versão do 208 brasileiro terá freio de estacionamento eletrônico, enquanto que na Europa a partir da versão intermediária o novo 208 já tem freio de estacionamento por botão, o modelo brasileiro também não terá iluminação ambiente em LED na cabine.

O mais equipado da categoria…

O preço mais elevado em relação aos rivais, pode de certa forma ser justificado “em parte” pela boa lista de equipamentos do novo 208, principalmente nas versões mais caras, Allure e Griffe, a primeira já vem com teto panorâmico em vidro, painel de instrumentos 100% digital configurável 3D, carregamento wireless para smartphones, bancos em couro, enquanto a top Griffe traz itens inéditos para a categoria, como farois Full LED, sistema de frenagem automática frontal com detector de colisão, alerta e auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, farol alto automático e que não ofusca os outros motoristas, leitura de placas de transito entre outras novidades inexistentes nos rivais no Brasil.

Acima o teto panorâmico em vidro que cobre até o banco traseiro do novo Peugeot 208, ele será o único carro da categoria a contar com tal equipamento

Conjunto mecânico antigo, pode ser o tiro no pé do novo 208…

A principal crítica com relação ao novo Peugeot 208 foi a decisão da Peugeot de usar no novo modelo apenas o antigo motor 1.6 flex de 115 cv com gasolina ou 118 cv com etanol, pra um torque de 16.1 kgfm, lembrando que este motor é 16v, quatro cilindros e virá sempre com câmbio automático de seis marchas, ambos já presentes no carro no Brasil, desde outubro de 2017.

Esse conjunto mecânico do modelo antigo, desagradou grande parte dos fãs da marca, que esperavam que a Peugeot fosse lançar por aqui o novo 208 equipado com o mesmo motor e câmbio usados na Europa, o motor 1.2 PureTech turbo, três cilindros, que na Europa rende 130 cv e vem com um moderno câmbio automático de 8 marchas. Outra perda é que Peugeot retirou do mercado o motor 1.2 Puretec aspirado flex, de 90 cv, brasileiro, usado na geração anterior do 208, assim como a opção do câmbio manual.

Porque não o motor turbo ?…

Certamente as chances de você agora estar decepcionado com a Peugeot são grandes, e você deve estar se questionando, “porque não o motor turbo no Brasil?” Então o primeiro motivo foi o corte de custos para produzir este novo motor lá na Argentina, a Peugeot gastou um caminhão de dinheiro para atualizar a fábrica de EL Palomar em Buenos Aires para produzir este novo modelo, lembrando que o carro trocou de plataforma, o que obrigou a PSA a trocar toda a linha de produção por lá, ai para não ter de gastar também com a produção de um novo motor do zero, a Peugeot optou por usar o já confiável e de produção local motor 1.6.

Porém calma, ainda nem tudo esta perdido para os fãs do turbo, a Peugeot confirmou para o mercado argentino o lançamento do motor turbo 1.2 para janeiro de 2021, porém, ele virá apenas em uma nova versão top de linha GT, que será importada da Europa.

Ainda não há informações se este bloco será ou não vendido no Brasil, na nossa opinião, as chances são pequenas, devido ao preço, entre outras palavras, será difícil achar um argumento racional para fazer alguém pagar algo em torno dos R$ 110 mil em um Peugeot 208, mesmo ele vindo com motor turbo de 130 cv. O Peugeot 208 turbo só deve vir ao Brasil quando a PSA passar a produzir este motor por lá na Argentina, o que ainda não tem data para ocorrer.

Segundo ponto para o cancelamento do turbo, pelo menos por enquanto, é com relação a manutenção, não é segredo que os motores turbos e com injeção direta, apesar de serem uma realidade já antiga, inclusive na Peugeot com o antigo THP, ainda carecem bastante de uma manutenção mais especifica e cara, este tipo de motor costuram ser problemáticos e poucos resistentes ao combustível de “alta qualidade” do Brasil, a Peugeot abertamente fala que esta em uma fase para mudar sua imagem e confiabilidade perante ao seu conjunto mecânico, principalmente com relação ao serviço pós-venda, por isso, a gente entende que a razão da montadora optar por usar um motor mais simples e com menos chances de dar dor de cabeça futura, este motor 1.6 é o velho e conhecido 16v EC5, lançado no Brasil em 2012, ele recebeu algumas atualizações em 2017 quando passou de 122 cv, para 118 cv, além de ter abandonado o tanquinho de partida à frio com etanol.

O mesmo pensamento de evitar dores de cabeças futuras com a manutenção, vale para o câmbio, ao invés do apostar no novo automático de 8 marchas, que é mais moderno e mais econômico, a Peugeot, depois da bola fora de insistir durante anos com o problemático câmbio AL4 (automático de 4 marchas), optou agora por manter o confiável câmbio automático de seis marchas da marca japonesa Aisin, câmbio que estrou no 208 brasileiro modelo 2018 e é o mesmo usado por exemplo no Polo, Virtus e T-Cross da Volkswagen.

Consumo do novo Peugeot 208 2021:

A Peugeot ainda não divulgou os dados oficiais de consumo do novo 208, porém como o modelo usa exatamente o mesmo motor e câmbio da geração anterior, podemos esperar que ele faça com gasolina 11 km/l na cidade e 13.2 km/l na estrada, enquanto que com etanol no tanque ele rode 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada.

Versões e equipamentos do novo Peugeot 208 2021:

208 Active R$ 74.990

Desde a versão mais barata, o novo Peugeot 208 já vem com rodas de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado manual, volante multi-funcional revestido de couro ecológico, vidros elétricos nas 4 portas, travas e retrovisores elétricos, luzes diurnas em LED, faróis tradicionais com lâmpadas halógenas, retrovisores e aerofólio pintados na cor da carroceria, central multimídia com Android Auto, Apple Carplay e tela de 7 polegadas, 4 airbags, controles de tração e de estabilidade, piloto automático, direção com assistência elétrica, volante com ajuste de altura e profundidade, entre outros itens.

Um dos diferenciais do novo 208 é o teto panorâmico em vidro, que virá de série em todas as versões com exceção da mais barata

208 Active Pack R$ 82.490

Além dos equipamentos anteriores da versão mais barata, a versão Active Pack já adiciona teto panorâmico em vidro, ar-condicionado automático digital, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

O painel digital configurável 3D será de série a partir da versão intermediária Allure

208 Allure R$ 89.490

Todos os equipamentos anteriores, mais bancos em couro, rodas com acabamento diamantado, chave presencial com partida do motor por botão, volante em couro legitimo, revestimento emborrachado no painel, carregamento sem fio para smartphones e quadro de instrumentos 3D, ela é bem equipada, porém o preço salgado de R$ 89.490 decepciona, já que por apenas R$ 5 mil a mais é possível levar para casa a opção top de linha Griffe que é muito mais equipada.

208 Griffe R$ 94.990

Apesar do preço de R$ 95 mil reais assustar, principalmente ao analisarmos o fato de que estamos falando de um hatch compacto com motor aspirado, a lista de equipamentos da versão top de linha do 208 agrada bastante, trazendo para a categoria um novo padrão tecnológico.

Ela vem com faróis Full LED, com faróis automáticos e farol alto inteligente que não ofusca os outros motorista, sensor de chuva, sensores de estacionamento traseiros, 6 airbags, acabamento black piano no interior, (bancos revestidos em couro e Alcantara) câmera de ré com visão 180°, alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta e correção de mudança involuntária de faixa, detector de fadiga do motorista e reconhecimento de placas de velocidade.

ACC só na versão elétrica

Detalhe, ficou de fora desta lista o piloto automático ACC, que além de manter uma velocidade programada, também conserva uma distância segura do veículo à frente, este equipamento no Brasil será exclusivo da versão elétrica.

Cores do novo Peugeot 208:

Para completar, quem esperava ter um 208 colorido em sua garagem, tipo com pintura vermelho ou amarela, terá que se conformar com opções de cores mais tradicionais, como branco Banquise (sólido), preto Perla Nera (metálico), cinza Aluminium (metálico), branco Nacré (perolizado), a única exceção é o azul Quasar também metálico. A pintura amarela por enquanto ficará apenas para a versão elétrica que deve chegar em breve.

Versão elétrica e-GT chega em breve…

A Peugeot confirmou o lançamento no Brasil da versão 100% elétrica do novo 208, equipada com motor com equivalentes 136 cv de potência e 26 kgfm de torque, o 208 elétrico tem 3 modos de condução e roda com uma carga das baterias entre 340 km (padrão de consumo mundial WLTP) ou até 450 km (de acordo com o padrão europeu NEDC). Porém falaremos em detalhes desta configuração em uma data próxima ao lançamento, já que seu preço ainda não foi divulgado, mas deve ficar em torno dos R$ 180 mil, até R$ 200 mil.

Analise novo Peugeot 208…

Existem pontos positivos e negativos com relação ao novo 208 aqui no Brasil. Começando pelo lado bom, ficou claro a intenção da Peugeot em trazer para cá um carro atualizado em conforme com o que a montadora tem de melhor na Europa, isso pouco mais de 1 ano do modelo ter sido apresentado por lá, o carro sem dúvidas tem diversas qualidades, como por exemplo o interior muito bem construído, com um nível acima dos rivais, além da lista de equipamentos recheada com itens inéditos na categoria.

Porém como não há milagres a Peugeot foi obrigada a fazer algumas adaptações no 208 brasileiro, como a retirada do motor turbo, e outras mudanças sutis para poder ter um carro competitivo no mercado, porém mesmo assim ele veio muito caro, fato que deve impedir que o 208 se torne uma figura comum nas ruas e consiga incomodar os líderes da categoria.

Por exemplo, a versão “quase top” Allure do 208, que sai por R$ 89.490, já custa mais caro do que os opções mais completas e com motor turbo dos principais rivais como Chevrolet Onix Premier, VW Polo Highline e Hyundai HB20 Diamond Plus. E a coisa fica ainda pior se comparamos com a versão top Griffe do 208, que tem preço de R$ 94.990, ela é R$ 7 mil mais caro que o Polo Highline (R$ 87.990), e impressionantes R$ 18 mil mais caro que o Onix Premier (R$ 77 mil) e o R$ 17 mil a mais do que HB20 Diamond Plus (R$ 77.990), ambos top de linha dos modelos, contam com motores turbos e boas listas de equipamentos.

Ou seja, devido ao preço elevado, a Peugeot perdeu a chance de ter um produto diferenciado no Brasil.

Equipe Encontracarros

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