A Peugeot tem muita pressa para colocar no mercado a nova geração do hatch 208, o modelo que foi lançado na Europa na metade do ano passado, era para ter sido lançado na América Latina agora em abril de 2020, porém devido a crise do Corona vírus e a paralisação das fábricas, o lançamento do novo 208 teve que ser adiado, porém de acordo com informações do site Autoblog.com.ar, a Peugeot confirmou que lançará o novo 208 agora em agosto.
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A nova geração do Peugeot 208 terá tudo novo em relação ao carro atual, que era produzido na fábrica da PSA em Porto Real, no Rio de Janeiro, o 208 mudou de plataforma, além de ter ficado maior e mais equipado. Agora o 208 passará a ser produzido na fábrica da PSA em El Palomar na Argentina, algumas unidades do carro inclusive já foram produzidas, porém a produção foi interrompida no final de março devido a pandemia do Corona vírus. A previsão da Peugeot é voltar a operar sua fábrica a partir do dia 26 de maio, caso o governo argentino conceda autorização para a reabertura.
O novo 208 será produzido na Argentina e de lá importado para diversos países da América Latina, o que claro engloba a venda no mercado brasileiro. Ainda de acordo com o site Autoblog.com.ar, o CEO da PSA na Argentina, informou que a Peugeot irá se adaptar para funcionar nos novos tempos do Covid-19.
A montadora ampliará o seu serviço de vendas 100% online, criará novas ferramentas e métodos para comercializar seus carros, realizará treinamento dos funcionários, mas sem abrir mão do método tradicional de vendas, com o carro exposto nas concessionárias, disponível para o publico conhecer e fazer test-drive, a Peugeot sabe que isso é fundamental, porém a marca afirma que fará tudo seguindo as recomendações de segurança contra o Corona vírus.
A principio era esperado que a Peugeot mantivesse no mercado o atual 208 brasileiro convivendo com o novo modelo, porém isso não irá ocorrer, segundo informações do site AutosSegredos, a Peugeot já encerrou definitivamente a produção do 208 no Rio de Janeiro, o principal motivo foi as vendas muito baixas do modelo no Brasil, durante todo o ano de 2019, foram comercializadas apenas 5.600 unidades do 208, enquanto que rivais como o Fiat Argo e VW Polo, emplacaram na casa de 70.000 a 80.000 unidades cada.
O novo Peugeot 208 2021 será montado sobre a nova plataforma modular da PSA, chamada CMP, uma plataforma maior, porém mais leve e robusta, em relação a usada pelo 208 atual, além disso a carroceria do novo 208 2021 será 10 cm maior, chegando a 4,05 m de comprimento, a largura foi ampliada em 4 cm, passando para 1,74 m, porém a distância entre-eixos não foi aumentada, permaneceu em 2,54 metros. O espaço interno no novo 208 2021 será maior, assim como o porta-malas, que passou dos 285 para 311 litros.
Porém claro, não há milagres, para manter o novo 208 com um preço competitivo no nosso mercado, a Peugeot deve fazer algumas mudanças no carro, tanto externas quanto internas em relação ao vendido na Europa.
Visualmente o acabamento será muito próximo ao carro vendido na Europa, o novo Peugeot 208 brasileiro perderá apenas os detalhes Black Piano na carroceria, como no acabamento do para-choque traseiro, o spoiler na traseira também será mais simples, assim como as rodas, que serão menores aro 16 mesmo nas versões mais caras, (lembrando que na Europa a partir da versão intermediária Allure o 208 já tem rodas aro 17), a versão de entrada deve vir com rodas de aço 15 com calotas, outra mudança devem ser as lanternas traseiras, que terão iluminação e lentes mais simples em relação ao carro vendido na Europa, que traz iluminação traseira LED com efeito 3D de profundidade nas versões mais caras, o que não deve existir no Brasil.
Passando para a parte interna, o Peugeot 208 2021 brasileiro terá alguns elementos simplificados, como por exemplo, a alavanca de câmbio nas versões automáticas será tradicional, enquanto que na Europa ela é pequena e eletrônica, outra mudança do novo 208 tupiniquim será o freio de estacionamento, que por aqui será comum com alavanca em todas as versões, enquanto o carro original na Europa, já tem freio de estacionamento eletrônico com acionamento por botão a partir da versão intermediária.
Acima o interior da versão de entrada Like, do novo Peugeot 208 2021
Acima e abaixo você confere o interior da versão intermediária Allure do novo Peugeot 208
Porém muita coisa legal será mantida no nosso 208 2021 brasileiro, por exemplo, o painel de desenho moderno, ao estilo cockpit, além do bom nível no acabamento, que terá detalhes que imitam fibra da carbono, nas versões mais caras e bancos com diferentes texturas.
A lista de equipamentos também promete agradar, destaque para o sistema multimídia de ultima geração, com tela de 10 polegadas (as versões de entrada terão tela de 7 polegadas), além do painel de instrumentos 100% digital, carregador wireless para smartphones e a opção do teto em vidro panorâmico, detalhes que devem estar presente nas versões mais caras do hatch.
Por falar em versões, já são conhecidas as versões do novo 208 2021, são elas: Like, Active, Allure e Griffe, a principio as informações afirmam que todas as versões compartilharão o mesmo motor, o 1.6 flex de até 118 cv, já usado no 208 atual, o que de certa forma pode decepcionar quem esperasse que a Peugeot trouxesse para o Brasil, a nova família de motores 3 cilindros turbo, que além de maior potência, apresenta menor consumo de combustível, estamos falando do bloco, 1.2 turbo com 100 ou 130 cv de potência. Por corte de custos de produção, a estreia destes novos motores turbo devem ficar para uma oportunidade mais adiante.
Outro ponto que pode frustar é com relação ao câmbio, enquanto o 208 turbo na Europa já vem com a opção do novo câmbio automático de oito marchas EAT8, o novo 208 brasileiro deverá conservar também os câmbios da versão antiga, estamos falando do automático de seis marchas na maioria das versões e o manual de cinco como opção para a mais barata.
Lembrando que o motor 1.2 Puretech aspirado, já não é mais produzido no Brasil e não deve ser utilizado no novo modelo.
É esperado que o novo Peugeot 208 2021, tenha preço partindo da casa dos R$ 60.000 no Brasil na configuração Like, com a versão mais cara, Griffe beirando os R$ 80 mil, (lembrando que o modelo antigo do 208 2019/2020 ainda é encontrado nas lojas por R$ 58.900). Como o novo 208 será maior e mais equipado, é natural que ele chegue com um valor acima do cobrado pela geração anterior, porém a Peugeot não pode exagerar, para não correr o risco de ter um carro mais caro que os rivais.
A nova geração do Peugeot 208 rivalizará com modelos como VW Polo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo. Lembrando que o Polo tem preço entre R$ 54 mil até R$ 74 mil, o Onix Plus começa em R$ 53.050 e chega até R$ 74.790 para a versão top Premier, e o Hyundai HB20 parte de R$ 49.900 e vai até os R$ 77.990. Por fim o Fiat Argo começa em R$ 48.990 e vai até R$ 69.990.
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