Fazer um design ousado e diferente nem sempre da certo, ao fazer um carro fora dos padrões as montadoras correm o risco de criar um modelo que irá agrada a um público muito pequeno, correndo risco de ficar encalhado nas lojas, por isso essa padronização tão chata que vemos hoje nos carros, porém quando o design diferente da certo, esta pode ser a formula do sucesso para um modelo novo no mercado, acreditamos que este seja o caso do novo Peugeot 408 2023, a nova geração do sedan surpreende com um design diferente e muito interessante.
Índice desta matéria
No decorrer de suas duas gerações já lançadas, o Peugeot 408 ficou conhecido como um sedã médio de visual comportado e sem grande apelo de estilo, o modelo que rivaliza com Toyota Corolla e Honda Civic, foi vendido no Brasil de 2011 até 2019, não fez muito sucesso. Porém, o novo Peugeot 408 2023 muda completamente a imagem do 408 anterior, já que dos modelos anteriores só restou o nome, a plataforma inclusive é a novíssima EMP2 V3.
Acima o Peugeot 408 2011, o sedan ficou por aqui até 2019Sua carroceria agora é um misto de crossover com coupé, o novo Peugeot 408 2023 chama atenção principalmente por seu design diferente, sendo que é até difícil de classifica-lo, oficialmente ele é classificado pela Peugeot como um “fastback”, independente da sua categoria, o novo 408 é um modelo muito interessante e também promete ser mais espaçoso que os rivais.
Com 4.69 metros de comprimento – ele tem exatamente a mesma medida da geração do 408 que foi vendida no Brasil, porém a grande diferença está na distância entre-eixos que neste novo modelo é de 2.79 metros, são 8 cm a mais em relação ao 408 conhecido dos brasileiros.
Chama a atenção também a altura que é de apenas 1.48 m, o que reforça a sensação de coupé esportivo a este modelo.
De acordo com a Peugeot, o espaço interno do novo 408 será amplo, há um vão de quase 20 cm para as pernas dos passageiros do banco traseiro, outro exemplo do espaço generoso é o porta-malas, que na configuração normal tem 536 litros, alcançando mais de 1600 litros com o banco traseiro rebatido.
Na dianteira, chama atenção o estilo dos faróis, que trazem a sofisticada tecnologia Matrix LED – presente em modelos premiums como BMW, a iluminação dos faróis se ajusta de forma automática de acordo com a luz do ambiente. Outro ponto interessante é o estilo da grade frontal, que tem efeito 3D de profundidade, além do desenho agressivo das enormes entradas de ar do para-choque (foto acima).
Nas laterais, o Peugeot 408 2023 tem vincos que se projetam para fora da carroceria e deixam a silhueta do carro mais musculosa, as rodas também chamam a atenção, elas são aro 20 na versão mais cara ou 17 nas versões mais baratas, porém o grade destaque do estilo do 408 é o seu teto baixo, com um caimento suave na traseira.
As janelas são afinadas, sendo que as colunas traseiras ficam camufladas atrás dos vidros laterais, o que passa a sensação de uma janela lateral única até a traseira do carro, é como se o modelo visto de lado, fosse um coupé esportivo, com traseira curta.
E por falar na traseira, a tampa do porta-malas tem ampla abertura, sendo que o vidro traseiro sobe junto com a tampa, permitindo acomodar com maior facilidade cargas maiores.
As lanternas são estreitas e em LED, ligadas por uma lâmina de vidro que corta a traseira do Peugeot de um lado ao outro, destaque ainda para o desenho agressivo do para-choque traseiro que se projeta para fora da carroceria. E ai você gostou do design do novo Peugeot 408 2023, deixe a sua opinião nos comentários abaixo.
Por dentro, não há grandes novidades para quem já conhece os interiores dos modelos atuais da marca Peugeot, o novo 408 2023 segue o conceito de estilo chamado i-Cockpit, caracterizado pela posição de dirigir mais esportiva, console central elevado e comandos voltados em direção ao motorista, além do volante de tamanho compacto, é um interior muito próximo ao visto no 307 lá na Europa, uma evolução da cabine vista no 208 brasileiro que também tem este mesmo conceito.
O painel é bastante elevado, o que confere uma cabine envolvente aos ocupantes. A partir da versão Allure, o modelo já virá com painel de instrumentos 100% digital configurável com 10 polegadas, o mesmo tamanho da tela da multimídia.
Para deixar o interior com um aspecto limpo, alguns comandos são do tipo touch screen e ficam abaixo da multimídia, outro destaque é o console central, note que não há alavanca de câmbio, por ter uma transmissão automática de 8 marchas EAT8, com acionamento eletrônico, o 408 2023 no lugar da alavanca de câmbio tradicional, conta apenas um pequeno e quase imperceptível botão seletor de marchas.
Outra evolução do novo Peugeot 408 2023 é o seu conjunto motriz, tendo como destaque as motorizações híbridas, serão duas opções eletrificadas, ambas híbridas do tipo “Plugin Hybrid” que podem ser recarregadas na tomada, serão dois níveis de potência: 180 cv ou 220 cv, sendo que uma versão 100% elétrica também deve ser lançada pela Peugeot, porém provavelmente apenas em 2024.
Para os clientes mais tradicionais e que querem pagar mais barato, o novo 408 virá ainda com uma versão mais acessível, dotada do motor 1.2 turbo a gasolina, Puretech com 130 cv de potência, é exatamente o mesmo motor usado no novo 308 vendido na Europa.
Independente do motor escolhido, o câmbio será sempre automático de 8 marchas.
O novo Peugeot 408 2023 virá com um pacote bastante completo de assistência de condução, trazendo: Piloto automático adaptativo ACC com função Stop and GO, frenagem frontal automática, com visão noturna e detecção de pedestres e ciclistas – mesmo quando eles não são alcançado pelos faróis, monitoramento de pontos cegos de longo alcance – capaz de perceber um veículo se aproximando até uma distância de até 75 metros, além de monitoramneto de trafego cruzado traseiro com frenagem traseira automática.
Infelizmente o novo e interessante Peugeot 408 não será comercializado no Brasil, de início a produção acontecerá apenas na França, mais precisamente na cidade de Mulhouse, enquanto que fora da Europa o modelo será produzido apenas na China, na fábrica de Chengdu, a produção chinesa será apenas para atender ao mercado local.
Portanto caso viesse ao Brasil importado da França, o preço do novo 408 seria bastante proibitivo, já que mesmo na Europa ele não será barato. A previsão para a Europa é que ele chegue as lojas no inicio de 2023 custando a partir de £28.000 libras (R$ 180.000), podemos estipular um valor na casa dos R$ 250 mil por aqui, e ai você pagaria ?
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Não acredito que a Peugeot fará isso com os brasileiros! Como assim? O carro de designer mais futurista não vem pra cá? Um absurdo! Não comprarei mais carros da Peugeot!
O detalhe só está no final, não virá ao Brasil!
Carro lindo , com certeza compraria ...
Show. Tenho ainda um 408. É super espaçoso. Por ser 2.0, é supereconomico. Vamos ver se a Peugeot muda de ideia
Sou fã da marca... Já tive 2 e vou partir para o terceiro...
Caso tiver oportunidade, sim, compraria.
O carro ficou lindo.. design matador..
Parabéns....
E aí da tem bobos apaixonados com com trorola.. não escrevi errado não... É trorola mesmo... Um Fusca melhorado com preço de Audi..
Parabéns Peugeot..
Super especial e maravilhoso! Gosto muito da marca. Porém, não será desta vez.