O novo Polo 2023 finalmente está chegando ao Brasil, o hatch que não vive dias bons no nosso mercado – é atualmente o pior carro da Volks no Brasil em vendas, chega trazendo uma leve atualização em seu visual, sutis melhorias em seu interior, novos equipamentos de série e ficou mais barato, porém calma que no Brasil ninguém da almoço grátis, há pontos polêmicos, a Volkswagen retirou do Polo o motor 200 TSi de 128 cv, para colocar o 170TSi de 116 cv, além disso a reestilização do Polo brasileiro é mais simples em relação ao da Europa, e o VW segue devendo com relação a segurança.
Índice desta matéria
Preços do novo Polo 2023
Polo MPI 1.0 manual – R$ 82.990
Polo TSi manual – R$ 92.990
Polo Comfortline Automático – R$ 101.990
Polo Highline Automático – R$ 109.990
Design. O que mudou no Polo 2023?
Infelizmente, é bom deixar claro que a Volkswagen não trouxe exatamente o mesmo pacote visual do novo Polo lá da Europa, a dianteira até segue este novo design, tem novos faróis, com desenho mais moderno, além de iluminação total por LED, que alias virá de série em todas as versões, de acordo com a Volks os novos faróis tem iluminação 50% maior em relação aos antigos usado pelo modelo.
A grade ficou está mais estreita e tem aspecto mais limpo, a barra horizontal central foi retirada, o para-choque frontal também é novidade, deixou o Polo com um aspecto agressivo, este design foi inspirado no Golf MK8 e segue também o padrão visto no Polo do Velho Continente.
Porém as coisas incomum com o Polo 2022 europeu terminam ai, o friso da grade frontal do modelo brasileiro não terá a barra de LED horizontal como acontece no modelo da Europa, o farol em LED do Polo tupiniquim apesar de ser em Full LED em todas as versões, é um farol mais simples em relação aos faróis iQ Matrix LED que possuem luzes adaptativas, que se ajustam a luminosidade do ambiente e não ofuscam os outros motoristas, lembrando que na Europa a versão Style (correspondente a Highline por aqui) já conta com este farol de série, foto acima.
Porém a maior diferença do nosso Polo para o vendido no resto do mundo é a traseira, para economizar, a Volkswagen optou por manter exatamente o mesmo conjunto do modelo lançado por aqui em dezembro de 2017, mudando apenas as lentes das lanternas, que passam a ser fumê e a ter uma disposição de luzes mais futurista (foto abaixo).
Lembrando que o Polo 2022 lá da Europa (foto abaixo) tem um conjunto de lanternas muito mais interessantes, elas assumiram um desenho em “L” e passarão a avançar sobre a tampa do porta malas, além de contar com iluminação por LED, tendo inclusive a opção de LED dinâmicos, com luzes sequencias, igual aos dos modelos Audi.
Mas voltando ao modelo brasileiro, ainda na traseira há ainda mudanças pequenas como o novo logo da Volkswagen, o nome POLO agora ficará em destaque ao centro da tampa do porta-malas abaixo do logo, e há nova luzes refletoras no para-choque.
Novas rodas
O Polo 2023 passa a vir com novas rodas, a versão MPI tem rodas em aço aro 15 com calotas, a variantes 1.0 TSi e Comfortline rodas aro 15 em liga leve, enquanto a versão Highline tem rodas em alumínio diamantadas aro 16, tendo também a opção de rodas pintadas em preto brilhante.
Interior do Polo 2023 melhorou?
Sim o interior do Polo 2023 também mudou, porém assim como o exterior, a Volkswagen optou por fazer apenas um arroz com feijão e um tanto sem sal, o desenho do painel não mudou, há apenas uma nova opção de revestimento que imita fibra de carbono na faixa central do painel, porém, isso apenas na configuração mais cara Highline.
O volante é novo, tem o mesmo desenho da peça do Nivus e Taos. Finalmente a Volkswagen resolveu aplicar algum tipo de revestimento de tecido nas portas do Polo, porém acredite, eles forraram apenas as portas dianteiras, as traseiras seguem apenas com plástico duro.
Ainda na cabine o Polo 2023 passa vir com novos bancos, agora com aspecto esportivo, eles tem encosto de cabeça integrados, além de serem mais largos, o que promete proporcionar maior conforto, principalmente em viagens mais longas, os novos revestimentos dos bancos também agradam.
Não menos importante o Polo 2023 ganha na versão mais cara Highline ganhou um novo ar-condicionado digital automático Climatronic (foto abaixo), com comandos do tipo touch e saída para o banco traseiro, além de duas tomadas USB para carregamento de smartphone no banco traseiro, além de duas tomadas USB frontal.
Motor 1.0 MPI segue sem mudanças
Na versão de entrada MPI, o Polo segue com o já conhecido motor 1.0 MPI, três cilindros aspirado, que rende 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol, ou 75 cv e 9,7 kgfm com o uso da gasolina. Vindo sempre com câmbio manual de cinco marchas, lembrando que este motor é ofertado apenas na versão mais barata, todas as demais já são equipadas com o novo motor turbo 170TSI.
Novo motor 170TSI
O motor 170TSi apesar do nome pouco conhecido não é novidade no Brasil, este é o mesmo motor 1.0 TSi, 3 cilindros, usado no finado VW Up, porém ele sofreu algumas melhorias para ser usado no Polo, ah, e este bloco também será adotado pelo sedan Virtus em 2023.
A potência e o torque são menores em relação ao antigo 200 TSi, caindo de 128 cv para 116 cv, assim como o torque que foi reduzido de 20 kgfm para 16,8 kgfm, estamos falando de uma diferença de quase 20% a menos no torque do novo 170TSi.
Este troca de motor será sim sentida pelo Polo, na pratica o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h do Polo 1.0 turbo aumentou quase 1 segundos, agora são necessários 10,5 segundos, contra 9,6 segundos do antigo 200TSi.
Lembrando que o motor 200TSi passará a ser exclusivo do Nivus e T-Cross. A razão desta troca de motor, é a nova politica de preços da Volkswagen para o Polo, ou seja, eles querem deixar o Polo mais barato, e o 170TSi tem um custo de produção mais em conta em relação ao 200TSi que tem componentes mais caros, como a bomba de óleo e o sistema de arrefecimento que é mais simples no 170TSi.
Na pratica a VW baixou o preço da versão Highline em R$ 7 mil com este novo motor menos potente, e ai você achou uma troca justa ? Deixe sua opinião nos comentários.
Motor turbo e câmbio manual pela primeira vez no Polo…
Para deixar o Polo 2023 mais competitivo no mercado nacional, a Volkswagen pela primeira vez desde o lançamento do modelo por aqui, vai ofertar o Polo com motor 1.0 turbo e câmbio manual de cinco marchas. Porém não se anima muito, o preço apesar do câmbio manual, não será convidativo, R$ 92.990.
Lembrando que o Chevrolet Onix 1.0 turbo já com câmbio automático, sai por R$ 91.760, enquanto o Toyota Yaris XL que custa apenas R$ 600 a mais em relação ao Polo, já entregando um câmbio automático CVT de 7 marchas, enfim seguem ativas as estratégias polêmicas de mercado da Volkswagen brasileira.
Consumo do novo Polo 2023 1.0 turbo impressiona…
170TSi
Antes de escrever nos comentários abaixo sua reclamação, a grande vantagem na troca do 200TSi para o 170TSi, (além de fazer a Volkswagen economizar um pouco na produção do Polo), é o consumo de combustível, que fui reduzido consideravelmente, graças ao novo bloco o Polo passará a figurar entre os carros mais econômicos do Brasil.
De acordo com dados do Inmetro, ele roda com etanol 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada, muito bom, porém é com gasolina que a mágica acontece, o Polo 2023 1.0 TSi fará 13,8 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada, é um consumo similar ao de modelos como Renault Kwid e Fiat Mobi.
1.0 MPi
Acredite, a versão de entrada MPI, apesar de ser 30 cv menos potente, tem consumo inferior na estrada em relação a versão 1.0 170TSi, fazendo com etanol 9,5 km/l na cidade ou 10,9 km/l na estrada, enquanto que com gasolina ele roda 13,8 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada.
Esta diferença de cerca de 1 km a menos por litro na estrada, comparação com a 170 TSi, pode se explicada pela rotação mais elevada do motor MPi na estrada em relação TSi, já que como ele é mais fraco e tem menor torque, é necessário manter um regime elevado de rotação, enquanto o 170 TSi consegue manter uma giro mais baixo nesta mesma situação de estrada.
Cadê os itens de segurança?
Na Europa todas as versões do Polo neste facelift, passaram a vir com sistema de segurança com recursos como frenagem frontal automática, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, enquanto as versões mais caras lá na Europa, têm recursos como farol alto inteligente adaptativo, monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego cruzado traseiro, auxílio para manter o carro dentro da faixa, porém no Brasil para variar, a coisa é diferente.
Por aqui a Volkswagen optou por ainda não incorporar estes equipamentos de segurança, visando não deixar o novo Polo mais caro, inclusive a Volkswagen retirou do Polo 2023 o freio a disco traseiro, colocando um freio comum a tambor, e ai você acha justa esta economia ? Deixa sua opinião nos comentários.
Só lembrando que o Hyundai HB20 2023 em sua versão mais cara Platinum Plus, já conta com todos estes itens citados acima, como frenagem frontal com detecção de pedestres e ciclistas, auxílio para manter o carro na estrada e monitoramento de pontos cegos, farol alto inteligente, custando R$ 114.390, ou seja, apenas R$ 4.400 a mais em relação ao pedido pelo Polo Highline 2023.
Modelos como o Toyota Yaris e Peugeot 208, em suas versões que custam na casa dos R$ 105.000, já vem com frenagem frontal automática e alerta de colisão frontal, ou seja a Volkswagen poderia sim ter colocado tais itens no Brasil, nem que fosse um pacote opcional.
Apenas 4 airbags no Polo brasileiro
Sendo novamente chato com a Volkswagen brasileira, na Europa o Polo ganhou neste facelift 7 airbags (recebeu um inédito airbag central), enquanto no Brasil a fabricante julga ser necessário apenas quatro, e para complicar a situação do Polo, rivais como Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Honda City têm seis airbags de série. Inclusive o Toyota Yaris 2023, sai com 7 airbags de fábrica desde sua versão mais barata. Complicado hein Volkswagen.
Explicando rapidamente a diferença nos airbags, no Polo 2023 brasileiro são apenas 2 bolsas dianteiras no painel e 2 nas laterais dos bancos dianteiros, enquanto os rivais além destes, contam ainda com 2 airbags laterais do tipo cortina, que cobrem toda a lateral interna na altura das janelas, aumentando muito mais a segurança contra impactos laterais, oferecendo inclusive proteção aos passageiros do banco traseiro, que no caso dos 4 airbags estão desprotegidos contra impactos laterais.
Versões e equipamentos do Polo 2023:
Assim como acontecia no modelo anterior, o novo Polo 2023 segue sendo ofertado no Brasil em quatro versões de acabamento, MPI, 1.0 TSi, Comfortline e Highline, sendo que a versão esportiva GTS, ainda não foi apresentada na versão 2023 e por enquanto está fora do mercado, seu lançamento deve acontecer em um momento posterior.
Polo MPI 2023 (R$ 82.990)
Com exceção dos faróis Full LED a versão mais barata do Polo não traz grandes atrativos em termos de equipamentos, vindo com ar-condicionado, direção elétrica, controles de tração e de estabilidade, quatro airbags, rodas aro 15 em aço com calotas, rádio com sistema de som Composition Touch, que é uma central mais simples com tela de pequena de 6,5 polegadas e conexão com smartphones via cabo, Android Auto e Apple Carplay, sistema de som com 4 alto falantes, a lista é completa por alerta de baixa pressão dos pneus, assistente de partidas em rampas, retrovisores e maçanetas externas pintados na cor do resto do carro, volante multi-funcional e vidros elétricos apenas nas portas dianteiras.
Polo 1.0 TSi 2023 (R$ 92.990)
Traz o mesmo conjunto da versão MPi, acrescidos do motor 1.0 turbo de 116 cv, painel digital com tela de 8 polegadas, vidros elétricos também nas portas traseiras, retrovisores elétricos com função tilt down do lado do motorista, sensor de estacionamento traseiro e rodas em liga leve aro 15, lembrando que o câmbio desta versão é manual de cinco marchas.
Polo 1.0 TSI Comfortline 2023 (R$ 101.990)
Tem o mesmos itens da 1.0 TSi acrescidos de câmbio automático de seis marchas, piloto automático, volante revestido em couro com borboletas para as trocas de marchas, sistema keyless com partida do motor por botão, esta versão tem a multimídia VW Play como um opcional, porém seu preço ainda não foi divulgado.
Polo 1.0 TSi Highline 2023 (R$ 109.990)
A versão Highline ficou em torno de R$ 7 mil mais barata neste facelift, na linha 2022 ela custava R$ 116.900, agora sairá por R$ 109.990 e vale comentar que seu custo/benefício ficou muito interessante, frente o que ela traz, além dos itens da Comfortline, a Highline acrescenta ar-condicionado automático digital com saída para o banco traseiro, central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas.
Esta central multimídia tem conexão Wi-Fi, e memória interna com diversos aplicativos nativos como o Abasteça Consciente, que incentiva o uso do etanol, calcula as emissões de poluentes e o consumo de combustível, My Turner que traz todos os canais de rádio do mundo, apps conhecidos como Spotify, Waze, GoogleMaps, além da inédita função My VW, que permite ao motorista consultar de forma remota através do smartphone informações do veículo, como quilometragem, nível de combustível, consumo médio e informações de viagens.
Ainda na versão Highline, o Polo 2023 traz sistema de som com seis alto falantes, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, sensor de estacionamento também na dianteira, limpadores do para-brisa com acionamento automático, bancos e forrações das portas revestidos em couro sintético, painel digital configurável de 10 polegadas, além de rodas em liga leve maiores, com 16 polegadas dotadas de acabamento diamantado.
Situação difícil do VW Polo no Brasil…
Campanhas de marketing lacradoras, associando o Polo ao público LGBT, aliás, vale aqui uma ressalva, nada contra a causa em si, porém isso acabou criando polêmicas desnecessárias envolvendo a imagem do carro, além de estratégias de preços fora da realidade frente aos rivais (o Polo Highline 2022 era ofertado por R$ 116.900, preço mais elevado do que o T-Cross Sense, que sai por R$ 113.000), essas bolas fora da Volks do Brasil acabaram prejudicando em muito as vendas do Polo por aqui
Atualmente o Polo é o pior carro da Volkswagen do Brasil em vendas, de acordo com a FENABRAVE, em julho foram apenas 177 unidades emplacadas, enquanto em em agosto o hatch vendeu menos ainda, somente 133 exemplares.
A coisa é tão séria, que atualmente o Volkswagen Polo vende menos do que modelos como BMW Série 3, de janeiro até agosto de 2022 o hatch da Volks vendeu apenas 2.325 unidades, enquanto o BMW Série 3, que é um carro de luxo com preço de R$ 300 mil, e emplacou 2.767 unidades.
Vida nova agora com a reestilização?
E ai você acha que o Polo 2023 com estas mudanças conseguirá dar a volta por cima e voltar a vender bem no mercado brasileiro? Deixe sua opinião abaixo.