Apresentado oficialmente nessa quarta (21), versão renovada do Polo chegará na Europa como linha 2022, porém no Brasil como Polo 2023
A Volkswagen revelou oficialmente na Europa o Novo Polo 2023, a versão renovada do Polo que chegará as ruas da Europa nos próximos meses, porém que deve ser lançado no Brasil apenas no próximo ano, 2022, chegando já como modelo 2023. As mudanças foram tímidas, porém suficiente para dar ao Polo uma aparência mais moderna e sofisticada, as principais mudanças estão na dianteira, que recebeu um visual mais próximo do Novo Golf, além disso o Polo ficou mais equipado e tecnológico e ganhou novas versões: Life, Style e R-Line.
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O Novo Polo 2023 ostenta de série em todas as versões novos faróis do tipo Full-LED (todas as lâmpadas em LED), estes novos faróis tem ainda desenho diferenciado em relação ao modelo antigo do Polo lançado em 2017. Agora o Volkswagen Polo virá de série nas versões mais caras Style e R-Line com faróis IQ.Light Matrix LED, estes faróis são bastante tecnológicos capazes de se ajustarem automaticamente a luminosidade do ambiente sem ofuscar os demais motoristas, até então estas faróis eram exclusivos dos modelos mais caros da Volkswagen e Audi, como Passat e A6.
Ainda como novidade, o Polo 2023 traz uma nova grade frontal, que conta agora como opcional um friso em LED que acende quando o farol é ligado, outro diferencial é o para-choque que também foi redesenhado, assumiu um estilo mais agressivo com tomadas de ar esportivas, conferindo um visual bem mais interessante e moderno ao Volkswagen Polo. No geral a Volkswagen Polo 2023, ficou muito mais parecido com o novo Golf 2021.
De perfil praticamente não há mudanças no Polo 2023, o único diferencial fica por conta das novas rodas de liga leve, elas são aro 14, 15 ou 16, dependendo da versão.
Já na traseira o novo Polo 2023 ostenta novas lanternas, em “L”, com iluminação total por LED e um interessante efeito 3D de profundidade, como um opcional para as versões mais caras estão lanternas com luzes dinâmicas com luzes de freios animadas picas dinâmicos, que indicam a direção fazendo um movimento de luzes fluído, conjunto similar ao usado pelo novo Audi A3 Sedan 2021.
A tampa do porta-malas do Polo também foi redesenhada, assumindo um estilo mais limpo, o logo da Volkswagen também é novo e agora o nome “POLO” ficará estampando em destaque na parte central da tampa do porta-malas logo abaixo do logo VW, por fim o para-choque traseiro também foi redesenhado e trará nas versões mais caras falsas saídas de escapamento cromado embutidas no para-choque.
As mudanças no Polo foram apenas estéticas, a VW não fez mudança nas dimensões, o Polo segue medindo 4.05 m de comprimento, por 1.75 m de largura e 1.44 de altura, seu entre-eixos segue em 2.56 m. O porta-malas do Polo segue com bons 351 litros.
No interior, o Novo Polo 2023 traz evoluções como um novo volante multi-funcional, a peça é semelhante a vista no Novo Golf e no elétrico ID-3 e também no Nivus brasileiro, o painel também foi levemente reestilizado em sua porção central, ganhando uma arquitetura mais minimalista, com botões do sistema de ar-condicionado agora do tipo touch screen com superfície lisa, dando uma aparência mais limpa e moderna ao painel (foto abaixo), há ainda nova tomada USB tipo C e carregador wireless para smartphones.
Ainda no interior o novo Polo 2023 passa a vir em todas as suas versões com painel digital configurável e sistema multi-mídia. Sendo que na versão mais simples “Life”, a tela do multimídia tem 6.5 polegadas é a Compostion Touch, enquanto o painel digital tem 8 e não é configurável traz conteúdo clássico, com velocímetro e hodômetro em uma tela colorida de alta resolução ao centro.
Já nas versões mais caras: Style e R-Line, a multi-mídia de fábrica é a Discover Midia com GPS, internet e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, opcionalmente a uma multi-mídia mais avançada com tela de 9.2 polegadas chamada “Discover Pro” já com comandos por voz. O painel de instrumentos de fábrica nas versões Style e R-Line é o já conhecido Digital Cockpit com 10.25 polegadas, ele é totalmente configurável podendo inclusive exibir imagens como mapas em 3D. Além disso, o Volkswagen Polo 2022/2023 conta com um novo acabamento interno nos bancos, além de uma nova iluminação interna formada por LEDs, com cores configuráveis.
Com relação a parte da segurança a cabine do Volkswagen Polo 2023 lá da Europa passa a vir de série em todas as versões com um inédito airbag central, a bolsa que infla entre os bancos dianteiros, protegendo os passageiros contra impactos laterais, impedindo por exemplo que um passageiro atinja o outro durante uma colisão lateral, no total agora o virá com 7 airbags, sendo dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um airbag central.
Ao todo o Polo 2022 vendido na Europa contará com quatro versões de acabamento, Life, Style, R-Line e a top de linha GTI (ainda não revelada).
A lista de equipamentos de série também também ficou mais recheada em todas a linha Polo 2022/2023, a versão de entrada Life, vem muito bem equipada, já traz de série faróis e lanternas em LED, volante multi-funcional, alerta de saída da faixa de rolagem, frenagem frontal automática, ar-condicionado digital, sistema multi-mídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas e painel digital com tela de 8 polegadas, rodas de liga leve aro 14, retrovisores elétricos, além do inédito airbag central, localizado no centro do carro que protege os passageiros dos bancos dianteiros, contra impactos laterais.
Como opcionais, a versão de entrada Life, poderá vir com descansa braço frontal com tomada USB do tipo C, rodas maiores aro 15 em liga leve, além de volante revestido em couro e multi-mídia com Android Auto e Apple Carplay.
As versões seguintes Style e R-Line, tem praticamente a mesma oferta de equipamentos, porém trazem propostas diferentes, o R Line tem uma vocação mais esportiva, enquanto a Style tem visual mais elegante.
Entre os diferenciais estão o para-choque frontal com estilo mais agressivo, IQ.Matrix em LED, faróis de neblina em LED, rodas aro 15 modelo Ronda, detalhes cromados na carroceria, acabamento interno mais sofisticado com apliques colorido no painel, painel digital configurável com tela de 10,25 polegadas, central multi-mídia com tela de 8 polegadas, GPS, internet, conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, iluminação em LED na cabine.
Por fim a versão R-Line do novo Polo 2023, ela além dos itens de série presentes na versão Style, se diferencia por contar com para-choques com acabamento em Black Piano no para-choque frontal e ponteira dupla de escapamento cromadas “falsas” no para-choque traseiro, logo R na grade e nas laterais, além de rodas maiores aro 16, modelo Valencia com acabamento diamantado.
Lembrando mais uma vez que a grade frontal em LED, será opcional mesmo para a versão mais cara R-Line.
Destaque ainda para os grande quantidade de itens opcionais disponíveis para as versões Style e R-Line. Entre os equipamentos estão novidades como o pacote chamado IQ.Drive Travel Assist, composto por piloto automático adaptativo ACC, auxilio para manter o carro dentro da faixa na estrada, capaz de fazer pequenas correções no volante e monitoramento de pontos cegos, este sistema em estradas bem sinalizadas, pode manter o carro de forma automática na estrada até 210 km/h, bastando o motorista permanecer com uma mão no volante, o carro acelera e freia de forma automática, além de conservar a velocidade programada e uma distância segura do veículo à frente, tornando as viagens mais confortáveis e seguras. No transito o sistema também é útil já que o Polo anda e freia de forma automática acompanhando o fluir do trafego.
Há ainda como opcional sistema de estacionamento automático Park Assist, sensor de estacionamento dianteiro, além de teto solar elétrico panorâmico, grade frontal com LED e lanterna traseira dinâmica.
Claro que com estes equipamentos o preço do Volkswagen Polo sobe consideravelmente, porém sem dúvidas completo este é modelo mais equipado da categoria.
A Volkswagen ainda não revelou detalhes da versão GTI do Polo 2022.
Não foram feitas alterações no conjunto mecânico do Polo 2022, porém o hatch na Europa deixou de ser oferecido com motor a diesel.
A versão mais simples do Volkswagen Polo 2023 traz um bloco 1.0 Mpi, três cilindros, aspirado, a gasolina, que desenvolve 80 CV de potência e 9.3 kgfm de torque, em sequencia há o motor 1.0L TSi, turbo, 3 cilindros, com dois níveis de potência, 95 ou 110 CV, por fim a VW oferece ainda na Europa o motor 1.0L TGI que é alimentado com gás natural GNV.
Infelizmente para quem buscam algo mais forte na Europa, a VW disponibiliza apenas o famoso motor 2.0L TSI preparado para desenvolver 200 CV e 32 kgfm de torque, exclusivamente na versão top esportiva GTI. Lembrando que ao contrário do Brasil, que temos a versão GTS com motor 1.4 TSI de 150 cv, na Europa não há o Polo com motor 1.4.
Com esse facelift a VW espera conter a queda nas vendas do Polo, só no último ano, as vendas do hatch caíram quase que pela metade, indo de 257.804 unidades (2019) para 169.467 unidades (2020), claro que esta queda também tem haver com a Europa vivendo a sua maior crise financeira desde o pós-guerra, devido aos “lock down” adotados para tentar conter o Corona vírus, porém além do cenário econômico ruim, o interesse do público pelo Polo vem caindo e isso preocupa a Volkswagen, o mesmo fato acontece no Brasil.
No Brasil o Polo também vem amargando quedas em suas vendas, de janeiro a março de 2021, o Polo emplacou pouco mais de 8 mil unidades, um número relativamente pequeno, já que rivais como Chevrolet Onix neste mesmo período teve 28.759 unidades vendidas e o Hyundai HB20 23.665 unidades, está fase ruim nas vendas é evidenciada quando comparamos as vendas do Polo com as do Gol, que neste mesmo período vendeu mais que o dobro em relação ao Polo, superando as 19 mil unidades, o VW Polo aparece apenas em 18 º no ranking dos carros mais vendidos do Brasil o modelo da Volkswagen tem o mesmo número de vendas comparado com o veterano Fiat Uno, que já está pra sair de linha e vendeu 8.499 unidades, superando o Polo em quase em 400 carros. Informações de acordo com dados da Fenabrave.
Enquanto na Europa estava sendo apresentado o modelo renovado do Polo, aqui no Brasil a Volkswagen aproveitou para lançar no mercado a linha 2022 do modelo, assim também como a do Virtus. O Polo 2022 brasileiro segue sem novidades, a não ser por alterações em sua linha de equipamentos, que passou a contar nas versões Comfortline, Highline e GTS, com a nova central multi-mídia VW Play de 10 polegadas, que estreou no Nivus no ano passado. Fora isso tudo segue igual, a não ser os preços que subiram bastante mais uma vez.
Lembrando que o Volkswagen Polo 2022 no Brasil tem as seguintes versões de motorização: 1.0 MPi 75/84 cv, 1.6 Mpi 110/117 cv, 1.0 TSi turbo 115/128 cv, todos flex, e com potência especificada em gasolina/etanol respectivamente. Há ainda o 1.4 TSi turbo de 150 cv exclusivo da versão GTS. Lembrando que o câmbio é manual de cinco marchas, ou opcional automático de 6 marchas nas versões aspiradas, enquanto as versões turbo vêm sempre com câmbio automático de seis marchas.
Os preços do Polo 2022 partem de R$ 66.120 para a versão 1.0 MPi e chegam a salgados R$ 120.040 para a versão top GTS, isso mesmo já temos um Polo no Brasil custando mais de R$ 120 mil. Lembrando que a versão 1.6 do Polo 2022 parte de R$ 77.120 e a versão mais barata com motor turbo, a Comfortline custa salgados R$ 91.720.
Na Europa essa versão renovada do Polo ainda vai demorar um pouco, deve estrear apenas em setembro de 2021, já como modelo 2022, a expectativa é que no Brasil o carro chegará ao país como Novo Polo 2023, tendo previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2022, antes a VW vai lançar no mercado o Polo Track, versão com apelo aventureiro e mais despojado do Polo, que vai ocupar o posto de versão de entrada do hatch no mercado nacional, na tentativa de popularizar o modelo.
A Volkswagen ainda não revelou os preços do Novo Polo 2023, porém é certo que agora mais equipado o Polo ficará mais caro na Europa, por hora a montadora adiantou apenas que a versão mais básica Life terá valor na faixa dos 17.000 euros na Europa, com o câmbio atual a R$ 6.50, daria R$ 112 mil, lembrando que atualmente o Polo custa na Alemanha, a partir de 15.730 euros (R$ 98.700). Ou seja, fica claro ai que a Volkswagen subiu a categoria do Polo no mercado.
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