Longe do Brasil, a quarta geração do Polo segue firme e forte na Europa, nessa quinta-feira (18 de setembro), a VW apresentou a linha 2015 do Polo GTI, a versão esportiva do compacto impressiona. Com estreia marcada para o Salão de Paris no próximo mês o “hot hatch” passou por uma sutil plástica no visual e trará uma interessante novidade abaixo o capô, um bloco 1.8 Turbo, com injeção direta de combustível a gasolina, calibrado para desenvolver 192 CV de potência e 32.7 kgfm de torque. Um ganho de 12 CV em relação ao modelo 2014.
Além do novo visual na dianteira a principal novidade do Polo GTi é o motor, o bloco 1.4 TSi de 180 CV deu lugar ao 1.8 TSI de 192 CV
O grande destaque do Polo GTI, continua sendo o seu desempenho de tirar o fôlego, o foguete de bolso é o ingresso mais barato para a festa dos esportivos capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. Em um carro para quem gosta de acelerar porém não dispõem de um conta mais bancaria de seis dígitos, na Europa ele deve partir de 18.000 libras.
Muito acertado, o GTi faz de 0 a 100 km/h em apenas 6.7 segundos, com velocidade máxima de 236 km/h. Números de fazer inveja a muitos esportivos maiores por ai.
Já no visual, o destaque do novo Polo GTi 2015 são o novo para-choque que traz um aspecto mais agressivo, destaque ainda para os novos faróis com iluminação por LEDs e detalhe na cor vermelha, a grade com acabamento em colmeia, aerofólio na traseira, sistema de escape com ponteiras dupla e cromadas, além das belas roda de 18 polegadas raiadas, que completam o visual atraente e esportivo do GTi.
Simples e despojado o interior também traz apelo esportivo, entre as principais diferenças em relação ao Polo convencional estão o volante de base achatada, revestido em couro e com costuras vermelhas, pedais em alumínio, carpetes exclusivos e a tradicional forração xadrez nos bancos, uma marca registrada dos carros esportivos da VW.
A previsão é que o Novo Polo GTi, chegue as ruas da Europa no início do próximo ano, entre os seus rivais estão máquinas compactas de adrenalina, como o Fiesta ST, Clio RS e o Opel Corsa OPC, outro que deve ganhar um plástica no Salão de Paris.
Não é nem preciso dizer que este novo míssil da VW deve passar longe do Brasil, já que por enquanto a VW continua sem planos para trazer esta nova geração do Polo pra cá.