A Nova Porsche Caynne 2026 já está próxima de ser lançada, o SUV que é um dos mais lucrativos e populares da marca ganhará uma inédita versão EV, essa variante já está rodando em testes na Europa e deve ser apresentada no final de 2025 e chegará as lojas no inicio do próximo ano para rivalizar com carros como Mercedes EQS, BMW iX, Tesla Model X e Rivian R1S. A boa notícia é que ao contrário do que fez com o Macan (leia sobre ela aqui) que agora roda apenas com eletricidade, a Porsche manterá na Cayenne uma variante movida a gasolina. Porém esta não será uma nova geração, apenas um facelift em relação a Cayenne atualmente nas lojas que deverá permanecer no mercado até pelo menos 2030.
O Porsche Cayenne 2026 EV representa mais um importante passo da Porsche em direção aos carros elétricos (decisão que já é contestada por pessoas da própria marca), o Cayenne é o “best sellers” da Porsche, apesar de toda a fama do lendário Porsche 911 foi a Cayenne que nos anos 2000 salvou a Porsche da falência e transformou a marca em uma das mais lucrativas do planeta, portanto essa eletrificação total da Cayenne tem de ser cuidadosamente estudada.
Índice desta matéria
A expectativa é de que o Novo Porsche Cayenne 2026 tenha cerca de 600 CV e um torque brutal 4×4 quase que instantâneo, a aceleração de 0 a 100 km promete ficar na casa dos 3 segundos na versão mais potente Turbo (que não é turbo de verdade é claro).
O Cayenne EV será construído sobre a nova plataforma PPE (Premium Plaform Electric) utilizará um sistema elétrico parrudo de 800 Volts, semelhante ao do Taycan, permitindo que boa parte da energia das baterias seja recuperado em questão de minutos, aumentando bastante a autonomia e diminuindo o tempo parado para recarga.
Visualmente o Novo Porsche Cayenne 2026 vai manter o DNA visual do modelo atual, na dianteira se destacam os novos faróis formados por uma série de canhoes de LED similar ao do Taycan e do Macan, enquanto de perfil o Cayenne EV terá estilo mais sóbrio e imponente, o único ponto mais futurista fica por conta do novo conjunto de lanternas formado por uma série de pixels e visual mais afinado.
Por dentro o Cayenne EV promete se assemelhar também ao Macan EV, que foi lançado no Brasil no último ano, a cabine se destaca pela enorme quantidade de telas, ao todo são 3 três telas, uma delas opcional é oferecido para o passageiro do banco da frente.
Esta nova plataforma como exige uma distância entre eixos maior devido as baterias, que ficam localizadas no centro do carro, o comprimento da Caynne 2026 será maior, o que levou muita gente, inclusive nós aqui do site, a suspeitar sobre uma possível terceira fileira de bancos, que elevaria o espaço do SUV para 7 ocupantes, porém nestes novos flagras é possível perceber que a terceira janela lateral no protótipo é falsa, ou seja, a Cayenne não deve ter 7 lugares.
Em termos de autonomia a expectativa é de que a versão top de linha da Porsche Cayenne 2026 supere ou fique muito próxima dos 500 km no padrão do Inmetro, que é mais rigoroso em relação ao europeu WLTP, sendo que no padrão europeu a autonomia divulgada deve ser próxima aos 700 km.
Ou seja, com isso os donos de Cayenne poderão facilmente encarar viagens de longas distancias como de São Paulo até Porto Alegre ou São Paulo a Brasília (algo em torno de 1000 km) fazendo apenas uma única parada para recarga.
Infelizmente com o conjunto elétrico de ultima geração a Porsche Cayenne também deve subir de preço, este não será um carro para a maior parte dos brasileiros, esperamos que o preço da versão de entrada elétrica fique na faixa de R$ 1 milhão, já que hoje a Cayenne 2025 mais barata, a versão híbrida E-Hybrid com 470 cv, parte de salgados R$ 770 mil.
Recentemente a desvalorização alta dos carros elétricos da Porsche foi destaque na mídia, de acordo com o site iSeeCars o Taycan EV perdeu mais de 60% do seu valor com cinco anos de uso, enquanto o Porsche 911 com a boa e velha gasolina desvalorizou apenas 15%. Ou seja, quem comprar um carro desse está destinado, pelo menos por enquanto, a perder centenas de milhares de reais.
Como dissemos o Porsche Cayenne a gasolina não será aposentada, lançado em 2017 e reestilizado em 2023 o Cayenne atual nas lojas vai passar por um outro facelift em 2026, com isso permanecerá no mercado até 2030. Tanto a inédita variante elétrica quanto a versão a combustão (foto acima) já estão rodando em testes na Europa.
Fotos e Fonte autoevolution
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.