A Porsche lançou há poucos meses no Brasil o Novo Porsche Macan. Embora seja definido pela marca como Novo, o lançamento é um facelift de meia vida para a atual geração do Macan lançada em 2013. A atualização inclui um visual mais moderno e atraente, além de um interior mais refinado e uma nova motorização. Disponível inicialmente em versão única no país, o SUV da Porsche custa a bagatela de R$ 345.450.
Apresentado no Salão de Xangai o Novo Porsche Macan 2019 está mais moderno, porém sem abrir mão das suas formas já tradicionais. Certamente os menos entendidos em carros terão dificuldades para diferenciar o Novo Macan do Macan anterior. O elemento visual que mais chama atenção no novo modelo são as lanternas traseiras em 3D Full-LED que agora corta praticamente toda a traseira do carro de um lado ao outro, elemento visual também visto nos últimos lançamentos da Porsche, como na Nova Cayenne e a nova geração do super-esportivo 911.
Já na dianteira do Macan 2019 ostenta novos faróis com tecnologia Full-LED e os para-choque foram reestilizado, assumindo um estilo mais esportivo e agressivo com tomadas de ar maiores, há ainda novas opções de rodas de liga leve aro 18 ou 20 dependendo da configuração escolhida.
Índice desta matéria
Passando para o interior, o Porsche Macan está mais refinado e tecnológico na linha 2019, há uma série de novos equipamentos e o acabamento da cabine impressiona. O painel foi parcialmente redesenhado, a parte central da cabine é toda nova, trazendo saídas de ar reposicionadas, um novo console com uma maior quantidade de botões e comandos, além de uma nova central multimídia com tela de nada menos 11 polegadas full-HD, também vista em outra carros mais caros da Porsche, como o 911 e o Panamera. O volante também é novo e traz visual mais leve e novos botões e comandos, além de um detalhado acabamento Alcantara com detalhes em alumínio, porém este volante GT é opcional.
Em relação ao pacote de equipamentos de série a novidade fica pela adoção do recurso Traffic Jam, nessa função o SUV pode acelerar e frear de modo automático no transito, por exemplo, no “anda e para” do trânsito com o piloto automático ligado, o Porsche segue o carro da frente, quando ele para o Porsche para, quando veículo à frente anda o Porsche anda. O equipamento funciona em velocidades de até 60 km/h, além disso ele traz piloto automático adaptativo, que na estrada, mantém uma distância segura do veículo à frente, além de frenagem automática, com detecção de pedestres, ciclistas e outros veículos. O arsenal de itens de segurança inclui ainda sensores que mantém o carro dentro das faixas de rolagem na estrada.
Já a lista de equipamentos de conforto do Porsche Macan 2019 vendido no Brasil inclui itens como ar condicionado digital com três zonas individuais de temperatura e filtro de partículas, bancos esportivos forrados em couro com ajustes elétricos para os dianteiros, câmeras ao redor do carro com visão surround do exterior do carro, sistema de som Bose ou Burmester, sistema de estacionamento automático Park Assist, além de opcionalmente poder vir com suspensão ativa pneumática ajustável de forma automática PASM.
O Porsche Macan mede 4.69 m de comprimento e apesar de não ser tão comprido o SUV é bastante largo tendo quase 2.10 m de largura com os retrovisores abertos e 1.92 mm com eles fechados, a altura é de 1.62 m, e o entre-eixos também é bastante largo 2.807 mm, o que garante um bom espaço interno principalmente no banco traseiro, o porta malas também tem um bom tamanho 500 litros. O tanque de combustível tem 65 litros.
Por enquanto a Porsche trará para o Brasil apenas a versão de entrada (mais fraca) do Novo Macan, essa configuração vem equipada com motor 2.0L, quatro cilindros de 252 CV e 37.7 kgfm de torque. Ele trabalha em conjunto com uma caixa de câmbio automatizada PDK de sete velocidades e dupla embreagem e tem tração 4×4 inteligente, com o sistema PTM, que controla e distribui a tração entre as rodas de acordo com a necessidade.
Apesar de contar com um modesto motor 4 cilindros, como um autêntico Porsche o Macan de entrada tem um excelente desempenho, vai de 0 a 100 km/h em 6.7 segundos, alcança os 160 km/h em 17.1 segundos e tem velocidade máxima de 223 km/h. Embora não empolgue tanto quanto as demais versões do Novo Macan, que devem chegar em breve ao país, incluindo a versão Macan S (foto abaixo).
O Porsche Macan S (foto acima) que no novo modelo ficou 14 CV mais potente, chega em breve ao Brasil, contanto agora com um motor 3.0L, V6 de 354 CV e 49 kgfm de torque, ele tem um desempenho bem mais empolgante, vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos (como o pacote opcional Sport) e crava 252 km/h de velocidade máxima, infelizmente o preço do Macan S deve ser salgado, na faixa dos R$ 400 mil.
Em síntese o novo Porsche Macan é um carro espetacular ainda mais após esse facelift, que trouxe alguns avanços em relação ao modelo anterior, apesar disso seu preço próximos aos R$ 350 mil é alto para a categoria, muito superior aos rivais. Seus rivais estão modelos SUVs como Jaguar F-Pace R$ 326 mil, Lexus RX 350 R$ 336 mil, novo Land Rover Evoque 2020 R$ 312 mil, Mercedes GLC R$ 304 mil, BMW X3 R$ 285 mil e Audi Q5 R$ 256 mil.
É verdade que geralmente quem tem mais de R$ 300.000 para desembolsar em um carro não está muito preocupado com dinheiro e um Porsche tem status muito maior do que os rivais principalmente pela esportividade e imagem que a marca agrega.
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.