A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível em quatro configurações o SUV esportivo foi totalmente renovado, abandonou os motores a gasolina em função da eletricidade e chega ao país custando entre R$ 560.000 até R$ 700 mil, tendo capacidade para rodar até 500 km em sua versão com maior autonomia. Confira em detalhes.
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Quando foi apresentada o novo Porsche Macan 2025 dividiu bastante as opiniões, teve muita gente que torceu o nariz por conta do novo visual, acharam algo genérico e que o carro perdeu parte de sua identidade, o antigo Macan tinha um estilo bastante esportivo inspirado em seu irmão mais famoso o Porsche 911, a inspiração visual agora vem do Taycan o esportivo elétrico da marca. Seja como for, fato é que o Macan 100% elétrico é uma realidade e já está nas lojas, a expectativa é que as primeiras unidades sejam entregue aos compradores até o final do ano.
Macan Electric: R$ 560 mil
Macan 4 Electric: R$ 580 mil
Macan S Electric: R$ 640 mil
Macan Turbo Electric: R$ 700 mil
O Novo Porsche Macan 2025 está desembarcando em quatro versões no Brasil: Eletric, 4 Eletric, S Eletric e Turbo Eletric (não ele não é turbo de verdade), basicamente a diferença entre as configurações é a potência e autonomia. Na versão de entrada chamada simplesmente de Macan elétrico, o SUV tem 340 cv de potência e autonomia para rodar 443 km, já na top de linha Turbo a Macan ostenta impressionantes 640 cv e pode rodar mais de 500 km.
Todos os exemplares vendidos durante a pré-venda já virão com carregador domestico (wallbox), além de um voucher de R$ 3 mil para usar nos carregadores do postos Shell em todo o Brasil.
O Macan 2025 possui arquitetura de 800 volts, ele é construído sobre a nova plataforma Premium Platform Electric (PPE), que permite carregamento ultra rápido. Em estações de carga DC, é possível recarregar de 10% a 80% das baterias em aproximadamente 21 minutos.
Recuperação de Energia, o sistema é capaz de recuperar até 240 kW durante frenagens, aumentando a eficiência energética e prolongando a vida útil dos freios.
Muita gente, ou melhor, a grande a maioria dos consumidores, ainda não gosta dos carros elétricos, agora você imagine os clientes de uma marca tão tradicional pelo alto desempenho de seus motores a combustão como a Porsche, é algo bastante complicado. Porém nem o maior do puristas pode negar que o Porsche Macan 2025 100% elétrico é um carro rápido e esportivo, em sua configuração top de linha a Turbo ele entrega 639 CV de potência e pode disparar de 0 a 100 km/h em apenas 3.3 segundos, uma marca próxima a do Porsche 911 Turbo ou da Lamborghini Urus.
Já a versão mais barata, chamada apenas da Macan Eletric com seus 340 CV e 57.4 kgfm de torque tem velocidade de 220 km/h e atinge os 100 km/h em 5.7 segundos.
Na sequencia temos a versão “Macan 4” com 387 CV e 66.2 kgfm de torque (no modo Overboost essa cavalaria é elevada para 408 CV temporariamente). A prova de 0 a 100 km/h é superada em 5.2 segundos, enquanto a velocidade máxima, assim como na versão de entrada é limitada aos 220 km/h. A autonomia desta versão também é de 443 km como na versão mais barata.
Por fim, há a Macan 4S que graças aos 448 CV vai de 0 a 100 km/h em 4.1 segundos e crava 240 km/h de velocidade final. Enquanto a autonomia é de 438 km.
Porém essas credenciais de desempenho Novo Porsche Macan 2025 são mais para inglês ver, no dia a dia, em uma grande cidade como São Paulo, Rio de Janeiro ou Curitiba, ninguém vai ficar fazendo “launch control” no meio da rua ou andando a mais de 220 km/h, a principal missão deste tipo de SUV não é ser um superesportivo, mas sim um veículo versátil, divertido e que ofereça muito conforto ao seus ocupantes e nisso a Macan evoluiu.
A carroceria cresceu nesta nova geração, o comprimento passou de 4,72 m para 4.78 m, a largura aumentou para 1.93 m, 1 cm a mais, enquanto a altura se manteve em 1.62 m de altura. Porém o aumento mais importante foi a distância entre eixos, ampliada em 8,6 cm, passando para 2,89 metros (devido ao maior espaço necessário para as baterias que ficam no assoalho central do carro), o que aumentou consideravelmente o espaço interno na Macan, principalmente no banco traseiro. Seu sistema de suspensão é do tipo pneumática de série em todas as versões, que se ajusta de forma automática dependendo do tipo terreno, garantindo ainda mais conforto, independente da condição do piso.
Um detalhe curioso é que agora a Macan elétrica também tem mais espaço para a bagagens, agora há dois porta malas, o tradicional na traseira com bons 480 litros, além de um inédito porta malas dianteiro com 84 litros.
Por dentro também tudo é novo porém, a arquitetura da Macan 2025 manteve o padrão com linhas retas e minimalistas, agora a cabine ficou muito mais tecnológica, há agora três telas, uma do painel de instrumentos 100% digital, a tela central do sistema multimídia e uma terceira (e opcional) tela para o passageiro, localizada acima do porta luvas.
A lista de equipamentos também evoluiu, inclui itens como bancos em couro com ajustes elétricos em 8 posições na dianteira ou nas versões mais caras bancos com aquecimento, resfriamento e massagem, inclusive no banco traseiro, porém os valores assustam, colocar massagem e resfriamento nos bancos dianteiros custa R$ 10.700 adicionais nas versões mais baratas.
O ar condicionado digital de série tem 4 zonas de temperatura e saída para o banco traseiro em todas as versões, os faróis e lanternas são em LED e opcionalmente o comprador pode adquirir os faróis LED HD por R$ 7.500 ou faróis HD com visual azulado por R$ 10.700, carregador wireless para smartphones, frenagem de emergência automática, assistente de manutenção de faixa, assistente de desvio e curva que pode fazer manobras evasivas para evitar colisões, assistente para curvas e cruzamentos, auxílio para manter o carro na faixa, porém nas versões de entrada o ACC é opcional por R$ 4,650. Há ainda um head up display que projeta informações no para-brisa por R$ 15.500.
As rodas de série são aro 20, porém opcionalmente o comprador poderá equipar o Macan com rodas aro 21 ou até 22 com valores que custam entre R$ 14.000 até R$ 55.000 dependendo do modelo e construção da roda. Há também 11 opções de cores para os revestimento para a cabine inclusive opções exóticas como o vermelho, porém os preços também não são baratos, dependendo da combinação de cor e acabamento variam entre R$ 10.900 até R$ 29 mil. De série todas as versões vem com teto solar panorâmico, suspensão a ar adaptativa.
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