Categorias: Fiat

Novo Punto T-Jet 2013 – Confira em detalhes como ficou a versão esportiva do novo Punto

Clique sobre a imagem para ampliar

Preço salgado, desvalorização alta e seguro caro, por uma série de outros motivos, nos últimos anos os esportivos nacionais tem pendurado as chuteiras. Uma das poucas opções que restou no nosso mercado é o Punto T-JET, após passar, no mês passado, por um plástica e receber boas novidades visuais, a versão nervosa do hatch da Fiat ficou muito mais mais agressiva e impactante.



Design:

Ao contrário do Punto normal (que levou apenas um leve tapa no visual), o T-JET passou por uma mudança mais significativa e profunda. A inspiração para o belo e ousado design veio do Punto EVO Abarth, a versão nervosa do Punto europeu,  que foi feita pela divisão esportiva da Fiat a Abarth (foto abaixo).

Acima o Punto EVO Abarth, vendido na Europa, ele serviu de inspiração para o T-Jet, por la ele conta com motor de 180 cv

A principal mudança está no para choque dianteiro que ganhou um visual mais robusto e agressivo, com inéditas tomadas e saídas de ar, similares a do Punto Evo Abarth, as saias laterais também são novas, elas estão bem maiores do que as da antiga geração do Punto T-Jet, as caixas de rodas receberam apliques e ficaram mais largas. Já na traseira o para-choque também é novo e ficou mais belo, contando agora com uma espécie de difusor, similar ao de carros esportivos e de competição, além de faixas decorativas. Por fim outra exclusividade do Novo Punto T Jet 2013 são as belas rodas aro 17 com acabamento diferenciado e os pneus esportivos.

Desempenho…

Porém a esportividade do T-JET não fica apenas no seu visual, ele conta com um desempenho bem mais atraente e mecânica mais evoluída. Não dá pra dizer que se trata de um devorador do asfalto, mas o modelo também não tem nada do que se envergonhar, segundos dados de fábrica, o foguetinho da Fiat atinge os 203 km/h de velocidade máxima, já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 8.4 segundos.

Motor:

O que está por trás do bom desempenho do Punto T-Jet é o bloco 1.4, turbo preparado para render 152 CV de potência e um torque de 21.1 kgfm. Ele trabalha em conjunto com uma caixa de câmbio manual de cinco velocidades.

A tradição da Fiat com carros turbos vem de um longa data, o primeiro da lista foi o Uno Turbo lançado em 1993, depois vieram o Tempra Turbo (1994) e o Marea Turbo (1999), capaz de passar dos 220 km/h, ele na época era o nacional mais rápido.

Já a linha T-JET surgiu em 2008 com o Linea T-JET (já não é mais produzido), o Punto ganharia sua versão T-Jet em 2009.

Interior:

Além disso interior também é novo, o destaque fica para o painel que ganhou um aparência mais moderna e sofisticada, o acabamento conta com detalhes que imita fibra de carbono, combinando com a carroceria, além de alumínio e couro é de boa qualidade, os mostradores do painel possuem um visual exclusivo para esta versão, além de displays inéditos.

A lista de equipamentos de série é bom para um carro que custa mais de R$ 50,000. Ele sai de fábrica equipado com airbags para o motorista e passageiros, freios ABS, vidros elétricos dianteiros e traseiro, volante com ajuste de altura, piloto automático, volante revestido em couro e multi-funcional com 8 teclas, rodas de liga leve aro 17 incluindo o estepe, bancos esportivos, apoia braço central, sistema Blue&Me, além de CD/player com MP3 e comandos de som no volante, sensor de estacionamento, sistema com hi-fi com subwoofer, computador de bordo e faróis de neblina.

Como opcionais a Fiat oferece ar condicionado automático (que custa R$ 1,143), bancos em couro, sistema multímidia Blue&Me (com GPS e Bluetooth e que sai por R$ 1.212), além de airbags laterais e de teto (R$ 2.813), sensor crepuscular e de chuva (aciona o limpador e os faróis automaticamente) e teto solar (por R$ 4.500).

Por fim o preço do T-JET não é uma pechincha, mas também está longe de ser um assalto, R$ 55.840. Esse é quanto a Fiat pede por um dos carros com design mais bacana à venda no mercado brasileiro, e que vem bem equipado de fábrica, traz um motor esperto, desempenho acima da média e é muito divertido de ser dirigido.

admin

Ver comentários

  • Se o Bravo T-Jet que temos aqui seguisse a linha de alterações/apliques que o Punto T-Jet recebeu (parachoques e saias diferenciadas e esportivas, volante achatado, interior levemente modificado e etc...) ele já ficaria muito lindo e nem alteraria muito o preço. Aliás, ele ficaria perfeito. Pena que só no Punto. Fica uma dica para a Fiat. Copiem no Bravo T-Jet o que fizeram no Punto T-Jet!

  • O Carro é sensacional. Ele é esperto, firme, economico e com muita tecnologia. É como se fosse uma degustação ao prazer de dirigir. Parabéns Fiat.

Recentes

Novo Hyundai Creta 2025 chega com novo visual, novo interior e motor de 193 cv

A Hyundai acaba de apresentar no Brasil o novo Creta 2025, o SUV ganhou novo…

10 horas atrás

Novo Citroën Basalt chega por R$ 89.990 (R$ 96.990) porém repete os mesmos erros do C3 Aircross

O Citroën Basalt está chegando ao mercado brasileiro em três versões: Feel, Feel Turbo e…

4 dias atrás

Novo Chevrolet Tracker 2026 é flagrado pela primeira vez

Em 2025 o mercado automotivo brasileiro terá uma série de novidades, uma delas é o…

5 dias atrás

Novo Ford Territory 2026 é mostrado na China com visual atualizado

Uma péssima notícia para quem comprou recentemente um Ford Territory, foi apresentado esta semana na…

5 dias atrás

Novo Nissan Kicks 2026 – Confira versões, equipamentos e expectativa de preços

O Novo Nissan Kicks 2026 começou a ser produzido no México esta semana, em sua…

1 semana atrás

Nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil e estreia no começo de 2025

A nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil, a nova geração da picape japonesa…

2 semanas atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.