Categorias: Fiat

Novo Punto T-Jet 2013 – Confira em detalhes como ficou a versão esportiva do novo Punto

Clique sobre a imagem para ampliar

Preço salgado, desvalorização alta e seguro caro, por uma série de outros motivos, nos últimos anos os esportivos nacionais tem pendurado as chuteiras. Uma das poucas opções que restou no nosso mercado é o Punto T-JET, após passar, no mês passado, por um plástica e receber boas novidades visuais, a versão nervosa do hatch da Fiat ficou muito mais mais agressiva e impactante.



Design:

Ao contrário do Punto normal (que levou apenas um leve tapa no visual), o T-JET passou por uma mudança mais significativa e profunda. A inspiração para o belo e ousado design veio do Punto EVO Abarth, a versão nervosa do Punto europeu,  que foi feita pela divisão esportiva da Fiat a Abarth (foto abaixo).

Acima o Punto EVO Abarth, vendido na Europa, ele serviu de inspiração para o T-Jet, por la ele conta com motor de 180 cv

A principal mudança está no para choque dianteiro que ganhou um visual mais robusto e agressivo, com inéditas tomadas e saídas de ar, similares a do Punto Evo Abarth, as saias laterais também são novas, elas estão bem maiores do que as da antiga geração do Punto T-Jet, as caixas de rodas receberam apliques e ficaram mais largas. Já na traseira o para-choque também é novo e ficou mais belo, contando agora com uma espécie de difusor, similar ao de carros esportivos e de competição, além de faixas decorativas. Por fim outra exclusividade do Novo Punto T Jet 2013 são as belas rodas aro 17 com acabamento diferenciado e os pneus esportivos.

Desempenho…

Porém a esportividade do T-JET não fica apenas no seu visual, ele conta com um desempenho bem mais atraente e mecânica mais evoluída. Não dá pra dizer que se trata de um devorador do asfalto, mas o modelo também não tem nada do que se envergonhar, segundos dados de fábrica, o foguetinho da Fiat atinge os 203 km/h de velocidade máxima, já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 8.4 segundos.

Motor:

O que está por trás do bom desempenho do Punto T-Jet é o bloco 1.4, turbo preparado para render 152 CV de potência e um torque de 21.1 kgfm. Ele trabalha em conjunto com uma caixa de câmbio manual de cinco velocidades.

A tradição da Fiat com carros turbos vem de um longa data, o primeiro da lista foi o Uno Turbo lançado em 1993, depois vieram o Tempra Turbo (1994) e o Marea Turbo (1999), capaz de passar dos 220 km/h, ele na época era o nacional mais rápido.

Já a linha T-JET surgiu em 2008 com o Linea T-JET (já não é mais produzido), o Punto ganharia sua versão T-Jet em 2009.

Interior:

Além disso interior também é novo, o destaque fica para o painel que ganhou um aparência mais moderna e sofisticada, o acabamento conta com detalhes que imita fibra de carbono, combinando com a carroceria, além de alumínio e couro é de boa qualidade, os mostradores do painel possuem um visual exclusivo para esta versão, além de displays inéditos.

A lista de equipamentos de série é bom para um carro que custa mais de R$ 50,000. Ele sai de fábrica equipado com airbags para o motorista e passageiros, freios ABS, vidros elétricos dianteiros e traseiro, volante com ajuste de altura, piloto automático, volante revestido em couro e multi-funcional com 8 teclas, rodas de liga leve aro 17 incluindo o estepe, bancos esportivos, apoia braço central, sistema Blue&Me, além de CD/player com MP3 e comandos de som no volante, sensor de estacionamento, sistema com hi-fi com subwoofer, computador de bordo e faróis de neblina.

Como opcionais a Fiat oferece ar condicionado automático (que custa R$ 1,143), bancos em couro, sistema multímidia Blue&Me (com GPS e Bluetooth e que sai por R$ 1.212), além de airbags laterais e de teto (R$ 2.813), sensor crepuscular e de chuva (aciona o limpador e os faróis automaticamente) e teto solar (por R$ 4.500).

Por fim o preço do T-JET não é uma pechincha, mas também está longe de ser um assalto, R$ 55.840. Esse é quanto a Fiat pede por um dos carros com design mais bacana à venda no mercado brasileiro, e que vem bem equipado de fábrica, traz um motor esperto, desempenho acima da média e é muito divertido de ser dirigido.

admin

Ver comentários

  • Se o Bravo T-Jet que temos aqui seguisse a linha de alterações/apliques que o Punto T-Jet recebeu (parachoques e saias diferenciadas e esportivas, volante achatado, interior levemente modificado e etc...) ele já ficaria muito lindo e nem alteraria muito o preço. Aliás, ele ficaria perfeito. Pena que só no Punto. Fica uma dica para a Fiat. Copiem no Bravo T-Jet o que fizeram no Punto T-Jet!

  • O Carro é sensacional. Ele é esperto, firme, economico e com muita tecnologia. É como se fosse uma degustação ao prazer de dirigir. Parabéns Fiat.

Recentes

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

31 minutos atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.