Renault

Novo Renault Captur 2022 estreia motor turbo de 170 cv, novo visual e novo interior, porém preço atrapalha

Lançado no Brasil em março de 2017, o Renault Captur nunca conseguiu decolar em vendas, os motivos eram muitos, desde o conjunto mecânico sem grandes atrativos, interior pouco requintado e a presença do Duster, que por ter preço próximo acabava roubando clientes do Captur. Tanto é que de janeiro até junho de 2021 o Captur vendeu apenas 3.490 unidades, o Duster no mesmo período emplacou quase 13 mil unidades, a coisa piora ainda mais se compararmos com os rivais diretos do Captur, o Chevrolet Tracker e o VW T-Cross alcançaram quase 30 mil unidades cada e o líder da categoria Jeep Renegade vendeu 40 mil.

Sabendo disso, a Renault investiu pesado em melhorar o Captur, na linha 2022 o modelo brasileiro traz diversas melhorias importantes, como novo motor turbo, novo câmbio, atualizações no design, novo interior e mais equipamentos, porém, infelizmente isso teve um preço alto, o Captur subiu de categoria e ficou muito mais caro.

O preço alto das mudanças…

Até o início de 2021 o Renault Captur tinha preços entre R$92.990 até R$ 111.190, agora com as mudanças o Captur 2022 parte de salgados R$ 124.490 e vai até R$ 138.490, passando a ser mais caro que a maioria dos rivais. Lembrando que todas as versões terão o novo motor 1.3 turbo de 170 cv. Com isso também a Renault distancia a Captur do Duster.

O inédito motor 1.3 Turbo da Renault…

O Captur 2022 estreia no Brasil o motor 1.3 turbo, 4 cilindros, com injeção direta da Renault, este bloco foi desenvolvido em parceria com a Mercedes Benz, e no caso da versão instalada no Captur 2022, o TCe 1.3, ganhou tecnologia flex que é exclusiva do mercado brasileiro, ele entregar bons 170 cv de potência com etanol ou 162 cv com gasolina, lembrando que o torque é sempre de 27.5 kgfm, o maior torque e potência na categoria, lembrando que o Tracker da Chevrolet tem até 133 cv na versão Premier 1.2 turbo e o T-Cross da Volkswagen para nos 150 cv e 25 kgfm na configuração Highline 1.4 TSi.

Até então o Renault Captur vinha com o modesto motor 1.6 SCe aspirado que entregava até 120 cv, o mesmo usado no Sandero, Logan e Duster, e até o ano passado o modelo também tinha a opção do antigo 2.0 de 148 cv da Renault.

Ainda falando no conjunto mecânico, o novo Captur 2022 estreia ainda uma nova transmissão automática do tipo CVT Xtronic, que simula de forma eletrônica até 8 velocidades, e permite também trocas de forma manual sequencial na alavanca.

Desempenho do Captur turbo…

O motor turbo de 170 cv deu uma nova alma para o Renault Captur, ele se tornou quase um SUV esportivo, com etanol no tanque faz de 0 a 100 km/h em apenas 9.2 segundos (9.5 s com gasolina), sendo que o Captur se torna também um dos mais velozes entre os modelos desta categoria, perdendo apenas para o VW T-Cross Highline que com seu 1.4 de 150 cv tem 0 a 100 km/h em 8.7 segundos, lembrando que o Captur tem um peso alto, 1.366 kg, quase 100 kg a mais em relação ao T-Cross.

A velocidade máxima do Captur 1.3 turbo é de 190 km/h.

Consumo do Captur 1.3 turbo…

Os dados de consumo do Captur 1.3 turbo ficam dentro do esperado, com gasolina no tanque ele faz na cidade 11.1 km/l, enquanto que na estrada ele roda 12 km/l, porém talvez este motor não converse muito bem com etanol no tanque, já que os números pioram bastante, fazendo apenas 7.5 km/l na cidade e 8.3 km/l na estrada, para quem esperava um consumo ainda melhor, fica claro que a Renault optou por desempenho ao invés do consumo, lembrando que estamos falando de um bloco 1.3 calibrado para entregar 170 cv.

Todas as versões do Captur passam a vir de série com o sistema Start/Stop, que desliga o motor de forma automático quando ele para, e volta a ligar assim que o motorista tira o pé do freio, segundo a Renault com este sistema acionado o consumo de combustível é reduzido em 5% rodando na cidade.

Novo visual do Captur…

Outra atração do novo Renault Captur 2022 são as pequenas melhorias em seu visual, infelizmente as mudanças foram bem menores em relação ao Captur lançado na Europa em 2019, que mudou radicalmente, leia sobre ele aqui.

O Captur 2022 brasileiro ganhou novos faróis com tecnologia Full LED, porém infelizmente estes faróis serão restritos apenas a versão mais cara Iconic, porém, todas as versões trazem um novo para-choque com novas luzes de condução diurna DRL em LED, além de novos faróis de neblina que contam com função auxiliar nas curvas. Apesar de não parecer a grade frontal da Captur também foi redesenhada.

Nas laterais não houve mudanças, a não ser novas rodas aro 17, enquanto que na traseira não há qualquer mudança.

O teto do Captur pode vir opcionalmente pintado em preto ou prata. A carroceria ganhou duas novas cores: bronze Sable e azul Iron, que se somam às cores branco Glacier, vermelho Fogo, prata Etoile e cinza Cassiopée.

Novo interior…

Muito criticado na geração passada por ter uma cabine simples, o interior do Renault Captur 2022 mudou bastante, apesar do painel ter mantido exatamente o mesmo desenho, apenas o console central foi redesenhado, o interior do modelo evoluiu consideravelmente.

A cabine do Renault Captur ganhou um novo acabamento, pelo menos na versão mais cara há diversas partes revestidas em material macio ao toque, inclusive com revestimentos em dois tons com apliques na cor marrom. Há ainda apliques em Black Piano e detalhes cromados nas saídas de ar, assim como no volante e no console central.

Além disso, a parte central do painel foi redesenhada, recebendo um novo acabamento e uma nova central multi-mídia com tela de 8 polegadas, novas funcionalidades e sistema de câmeras 360 graus.

Os bancos também são novos e trazem revestimentos de melhor qualidade, assim como o volante, que tem um acabamento mais sofisticado e novos comandos, o volante da Captur agora além de ajuste de altura, também passa a vir finalmente com ajuste de profundidade. A Renault também instalou duas tomadas USB no banco traseiro.

Boas dimensões do Captur…

Lembrando que não houve alterações nas dimensões no Captur, o carro tem boas medidas, com 4.38 m de comprimento e 2.67 m de entre-eixos, ele tem um dos interiores mais amplos da categoria, assim como o porta-malas que tem 437 litros, o maior da categoria.

Novos equipamentos…

A Renault Captur 2022 também traz novos equipamentos, agora o SUV da Renault passa a vir na versão mais cara com a inédita tecnologia EASY LIFE, que permite ligar o motor e o ar-condicionado à distância de forma remota. Este sistema é bastante útil por exemplo para dias de calor ou frio severos, na qual é possível o motorista pode ligar o carro e o ar-condicionado antes dele ir para o veículo.

O Novo Renault Captur 2022 ainda recebeu monitoramento de pontos cegos, sistema MultiView com 4 câmeras ao redor do carro, além de uma nova caixa de direção elétrica, com menor giro passando de 3.3 para 3.0, o que reduziu bastante os esforços nas manobras de estacionamento.

Apesar de custar ai quase R$ 140 mil em sua versão mais cara, o Renault Captur segue tendo apenas 4 airbags ao invés de seis como acontece nos rivais, porém a Renault informa ter redesenhado os aibags laterais visando melhorar a proteção dos ocupantes em caso de

Versões preços e equipamentos do Novo Renault Captur 2022:

A linha 2022 do Renault Captur chegará as lojas em três versões de acabamento: Zen, Intense e Iconic, todas equipadas com motor 1.3 turbo e câmbio automático CVT.

Abaixo você confere as versões e conteúdo do novo Renault Captur 2022:

Zen: R$ 124.490

Multimídia Easylink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay
Volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura
4 airbags (dois dianteiros e dois laterais)
Câmera e sensores de estacionamento traseiros
Controle de estabilidade (ESP)
Controle de tração (ASR)
Assistente de partida em rampa (HSA)
Luzes de circulação diurna (DRL) em LED
Sensor de pressão dos pneus
Chave-cartão
Sistema Start&Stop
Piloto automático (regulador e limitador de velocidade)
Rodas de 17 polegadas
Opcional: pintura bíton

Intense: R$ 129.490

Todos os equipamentos da Zen mais:

Ar-condicionado automático
Luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas
Sensor crepuscular
Sensor de chuva
Duas saídas USB para o banco traseiro
Função “Follow me home” nos faróis
Opcionais: pintura bíton e revestimento interno premium

Iconic: R$ 138.490

Todos os equipamentos da Intense mais:
Faróis full LED
Sensor de ponto cego
Sistema de câmeras Multiview, com quatro câmeras
Sistema de partida remota do motor
Revestimento interno premium
Opcionais: pintura bíton e sistema de áudio BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo.

Analise, mudanças mudarão a história da Captur no Brasil?

A Renault investiu pesado na produção do Captur no Brasil, porém o modelo que é feito na fábrica do Panará, ainda não alcançou o sucesso esperado. As mudanças feitas na Captur 2022 foram pontuais e sem dúvidas agregam muitas qualidades ao SUV da Renault, o motor 1.3 turbo coloca o Captur como o mais potente em sua categoria, o interior melhorando corrigiu em partes um dos pontos fracos do modelo da Renault até então.

Era a grande chance do Captur correr atrás do prejuízo e aumentar as suas vendas no Brasil, porém talvez a Renault errou a feio nos preços, já que o Captur que não vendia bem, apesar de ter ganho diversas evoluções, passou a ser um dos mais caro da categoria (R$ 140 mil), o que sem dúvidas que joga contra o modelo, uma pena, fato que deve impedir que a situação das vendas baixas mude, infelizmente.

Fonte: Renault Imprensa

Equipe Encontracarros

Recentes

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

1 hora atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.