Enquanto no Brasil a jornada do Renault Captur praticamente está chegando ao fim – devido ao baixo volume de vendas o modelo deve sair de linha ainda em 2023. Na Europa o SUV seguirá firme no mercado por mais alguns anos, tanto é que já a montadora prepara para os próximos meses o lançamento do novo Renault Captur 2024, o modelo atualmente em sua segunda geração passará por um robusto facelift, ganhando pesadas mudanças em sua dianteira que ostentará uma nova identidade visual da Renault.
Foto protótipo Renault Captur 2024 motor.es
Índice desta matéria
É comum que as montadoras promovam mudanças em seus carros entre três a quatro anos após o lançamento, enquanto algumas fabricantes preferem apenas mudanças sutis, como uma nova grade ou novas rodas, outras optam por uma plástica mais robusta e profunda, para justamente tentar mudar a situação de um modelo no mercado.
A Renault pelo menos no caso do Captur está no segundo grupo, como é possível observar nos protótipos, que desde o último mês estão rodando na Europa, o SUV passará por um facelift radical, ganhando visual completamente diferente sem mudar a base (plataforma).
Fotos acima e abaixo cochespias.net
O novo desenho da Captur 2024 será completamente diferente do atual, mesclará elementos visuais visto em lançamentos recentes da Renault na Europa, como a minivan elétrica Vision Scenic foto abaixo (mostrada como conceito porém que vai ganhar uma versão de produção no próximo ano), além do SUV Austral já a venda na Europa.
Acima o protótipo Vision Scenic, modelo conceitual servira de inspiração para o facelift do Captur
Da Scenic conceitual virão detalhes como o conjunto ótico dividido em dois segmentos distintos, na parte superior há um conjunto de faróis full-LED com visual afinado e uma nova tecnologia de iluminação mais avançada, enquanto logo abaixo estarão os faróis auxiliares que também serão em LED e ficarão posicionados na parte inferior do para-choque, é possível entender melhor este visual na projeção abaixo.
Já do SUV Austral (foto abaixo) virão elementos como a tomada de ar do para-choque e novo logo da Renault, maior e que ficará em uma posição diferente na dianteira, vale lembrar que a construtora francesa abandonou o tradicional losango com acabamento cromado em favor de um emblema mais moderno com iluminação por LED.
Já de perfil as mudanças serão mais tímidas, se limitando a detalhes como novas rodas em liga leve. Enquanto que na traseira as modificações também serão mais sóbrias, o Captur deve receber um novo conjunto de lanternas do tipo 3D com iluminação total em LED.
Foto: Motor.es
Interior do Renault Captur 2024 terá elementos em comum com o SUV Austral (foto acima), como a central multimídia de 10.2 polegadas e o volante de base achatada
O interior da Captur 2024 da Europa mudará radicalmente, a cabine buscará inspiração no Renault Austral (foto acima), haverá um novo volante de base achatada com botões de superfície lisa e uma inédita central multimídia de última geração com uma tela curva de 10.2 polegadas, posicionada em pé e levemente voltada para o motorista.
Além disso, os materiais da cabine também serão revistos, a Renault deve deixar o interior da Captur 2024 mais requintada, outra novidade é o sistema de direção semiautônoma que será aprimorado ganhando novas funcionalidades, maior capacidade para detecção de pedestres ciclistas e de manter o carro na estrada.
Em termos de motores, o novo Renault Captur 2024 deve contar apenas com o bloco 1.0L três cilindros turbo com cerca de 120 cv, movido com a gasolina ou a gás LPG, ele já deve estar preparado para atender ao novo e mais rígido padrão de emissão de poluentes Euro 7, que entrará em vigor apenas em 2026 na Europa.
A expectativa é que o Renault busque melhorar o custo-benefício da Captur na Europa, para isso a fabricante deve tirar do catalogo os motores diesel BlueHDI, assim como os motores 1.3L e 1.2L turbo TCe com sistema mild-hybrid (híbrido leve), já que esses blocos encareciam muito o preço do SUV.
Projeção acima e abaixo L´Argus
Outra informação que vem circulando na imprensa especializada europeia é que a Renault poderia lançar em 2024 uma versão maior do Captur que mede na Europa 4.32 metros de comprimento, esse possível novo modelo iria fechar o gap entre o Captur tradicional e o Austral, podendo ser batizado de Gran Captur.
A previsão é que o novo Renault Captur 2024 seja apresentado ainda nesse ano, o modelo deve chegar às ruas da Europa entre os últimos meses de 2023 ou começo do próximo ano.
No Brasil o SUV compacto deve em breve ser descontinuado, isso se já não foi. Já que em fevereiro começou a circular a informação que o carro não está mais sendo produzido lá no Paraná, fato é que o Captur já foi retirado de linha na Argentina, enquanto no Brasil o modelo praticamente não existe mais nas revendas da Renault.
Isso porque em 2022 o Captur vendeu apenas 3.007 unidades durante todo o ano, enquanto o Duster emplacou 22.690 unidades e o Tracker da GM, o líder da categoria, vendeu 70.800. A situação ruim da Captur fica mais evidente ao notar que Chevrolet Trailblazer , BMW X1 e Toyota SW4, que custam praticamente o dobro, todos vendem mais do que o SUV da Renault no Brasil.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Gosto do designer, do conforto mas, infelizmente pecaram com a localização do estepe o que dificulta muito em uma possível troca de pneu em locais longe de oficina ou borracharia...
Já vi este novo modelo, é lindo, mas no Brasil deixaram esse carro acabar, em vez de lançarem esse novo modelo; tenho um a 4 anos e estou muito satisfeito com Ele. Já é o segundo Renault que compro e sai de linha, o primeiro foi um Megane, se acha que vou comprar outro Renault?