A Renault está lançando no Brasil a nova geração do Duster, o modelo passou por uma evolução robusta, ganhando uma nova carroceria, interior mais confortável e equipado, e a Renault promete ainda para 2020 a chegada de um motor turbo. Sem dúvidas o Duster 2021 tem qualidades que agora o coloca para disputar o mercado de SUVs de igual com os rivais como Jeep Renegade, Nissan Kicks e Hyundai Creta, trazendo um outro diferencial importante o preço menor, apesar de ter evoluído, a Renault praticamente manteve os mesmo preços do carro antigo, o novo Duster é mais barato que os rivais, parte de R$ 71.790 e vai até R$ 87.490.
Índice desta matéria
Zen 1.6 (R$ 71.790)
Zen CVT X-TRONIC 1.6 (R$ 77.790)
Intense CVT X-TRONIC 1.6 (R$ 83.490)
Iconic CVT X-TRONIC 1.6 (R$ 87.490)
Esta atualização profunda no Duster demorou para chegar ao Brasil, foi lançada na Europa em 2017, e apesar da Renault falar que é uma nova geração, já que todas as chapas da carroceria foram redesenhadas e o interior ganhou uma nova roupagem, a plataforma foi mantida, assim como a parte mecânica, motores e as dimensões internas, são as mesmas do Duster de 2011. Ou seja, apesar de trazer muitas novidades e evoluções, não é 100% uma nova geração.
A manutenção da plataforma e da parte mecânica tem seu lado bom, permitiu a Renault economizar dinheiro na produção do carro no Brasil, e impediu que o Duster 2021 tivesse seu preço elevado em relação ao antigo, a faixa de preço do novo modelo é praticamente a mesma da geração passada, com versões partindo de R$ 71.790, ele é um dos SUVs mais baratos do mercado. A manutenção dos preços no mesmo patamar da geração anterior, também permite ao Novo Duster não rivalize diretamente com o Captur, que parte de R$ 79.190 indo até R$ 98.990.
Todas as chapas da carroceria do Renault Duster 2021 são novas, porém o estilo do carro lembra bastante a geração anterior, porém com uma proposta mais bonita, equilibrada e moderna, muito melhor resolvida do que a do modelo da geração passada.
Na dianteira os faróis do Duster ficaram menores e mais modernos, agora contam com iluminação diurna por LED com desenho em formato de “C”, a grade frontal está mais comprida e larga, além de ter um acabamento mais sofisticado com detalhes cromados. Enquanto que o para-choque assumiu um perfil mais off-road, recebeu dois faróis de neblina extras (agora são 4), e uma proteção em plástico (quebra mato) que se projeta para fora da carroceria e uma abertura de ar maior, o que deixou o Duster com um perfil mais agressivo e aventureiro.
O capô ganhou um perfil volumoso com vincos salientes, o teto também foi redesenhado traz curvas mais suaves e o para-brisa está mais inclinado (o que também melhorou a aerodinâmica).
Já nas laterais as caixas de rodas ficaram maiores e mais largas, além de terem ganho uma proteção maior em plástico, elas deixam o Duster 2021 com um perfil musculoso, além disso, há nos para-lamas dianteiros falsas saídas de ar, além de novos apliques de proteção em plástico na parte inferior das portas, bastante útil para proteger a carroceira contra pequenos impactos laterais.
Passando para a traseira, o que chama a atenção são as novas lanternas, elas tem um estilo quadrado, lembrando bastante as lanternas usadas pelo Jeep Renegade, além de ter iluminação mais moderna com luzes LED, o vidro da tampa do porta malas está maior, e a tampa em si recebeu novos vincos e uma aparência muito mais moderna. O para-choque do novo Duster tem uma nova parte plástica de proteção o que também deu uma aparência aventureira ao novo Duster.
A nova pegada aventureira do novo Duster não fica apenas no visual, na pratica o carro ficou melhor preparado para enfrentar trechos fora do asfalto e fazer pequenas incursões off-road, o modelo da Renault tem agora os maiores ângulos de entrada (30 graus) e saída (34.5 graus) da categoria, além de ter ganho 2.7 cm extras na altura em relação ao solo, passando de 21 para 23.7 cm, é a maior altura da categoria. A nova carroceria é 12,5% mais rígida, o que melhora o comportamento do Duster em curvas e em terrenos irregulares.
As rodas têm novo desenho, podem ser aro 16 em aço na versão de entrada, ou aro 16 em liga leve nas versões intermediárias, ou ainda pela primeira vez aro 17 com acabamento diamantado na versão top de linha (mostrado no carro das fotos).
Se por fora, logo a primeira olhada percebemos que se trata de um Duster, o mesmo não se pode dizer do interior, que mudou da água para o vinho, a cabine do Renault Duster 2021 traz tudo novo, o painel tem um desenho moderno e minimalista, não lembrando nem de longe o painel com desenho datado e acabamento simples da antiga geração, o modelo novo tem plástico de melhor qualidade no painel e peças melhor encaixadas, além de ter uma arquitetura interna muito melhor solucionada e atraente aos olhos.
Os bancos também são novidades, estão mais largos e prometem melhor conforto, graças a espumas mais densas e apoio lateral maior, além de terem novos apoio de cabeça e descansa braço central, prometendo melhor conforto principalmente em viagens longas. Ainda faz parte do pacote de novidades, novas forrações e puxadores nas portas, nova alavanca de câmbio, novo console central e um painel de instrumentos com estilo moderno e mais completo.
Há também novos e maiores porta objetos espalhados pela cabine, como porta-copos central para os passageiros do banco traseiro, lembrando que o Duster manteve o ótimo porta-malas com 475 litros, o maior entre os SUVS desta categoria.
Não menos importante a Renault afirma que refez todo o isolamento acústico da cabine, para deixar o Duster 2021 mais silencioso a bordo, a montadora instalou novos materiais para o isolamento e absorção de ruídos ouvidos na cabine, além de ter instalado vidros mais grossos nas janelas dianteiras do Duster.
Além de mais confortável, bonito e silencioso, a cabine do novo Renault Duster 2021 também está mais equipada, destaque para o novo sistema multi-mídia EASYLink, o mesmo usado pela Renault em seus carros na Europa, ele traz tela de 8 polegadas, Android Auto e Apple Carplay, possui funcionalidades como ter até 5 perfis de ajustes salvos na memória para cada condutor, e conectar simultaneamente até 6 celulares, porém infelizmente o sistema multimídia virá de série apenas nas versões mais caras Intense (R$ 83.990) e Iconic (R$ 87.490), sendo um opcional para as versões de entrada.
Além disso a nova central EasyLink na versão top de linha Iconic, terá um sistema chamado MultiView composto por 4 câmeras que juntas criam uma visão 360 graus ao redor do carro, além de ter monitoramento de pontos cegos.
A lista de novidades ainda inclui itens até então inimagináveis para o Duster como chave do tipo cartão com destravamento das portas por aproximação e partida do motor por botão, ar-condicionado digital com maior capacidade tendo 19 opções de temperatura entre 17,5 C até 26,5 C e 8 velocidades, um detalhe legal e moderno neste ar-condicionado é que ele possui display digital no próprio botão do ar, há ainda novo volante multi-funcional, sensor de chuva e de acendimento automático dos faróis, piloto automático e limitador de velocidade, nova direção elétrica com curso menor de 3,1 volta que exige menos esforço em manobras de estacionamento.
Porém nem tudo é acerto no novo Duster, a Renault nas versões automática insistiu em usar no Duster – para cortar custos na produção, a estranha e confusa alavanca de câmbio automático sem a base de indicação visual de marchas, a alavanca do Duster automático tem aspecto de câmbio manual com coifa, e leva um tempo para se acostumar com seu funcionamento. Esta mesma solução também foi adotada no novo Duster europeu.
No funcionamento modo normal (automático) estão as posições: “P” estacionado, “R” ré, “N” ponto morto e “D” dirigir, o problema aqui é que para saber qual marcha está engatada é necessário olhar no painel já que não há qualquer indicador de marcha na alavanca, para quem está acostumado aos câmbios automáticos comuns com indicador na alavanca, é necessário uma certa atenção, principalmente a noite.
Este câmbio CVT do Duster possui ainda modo manual sequencial, para aciona-lo o motorista tem de colocar a alavanca em “D” e dar um toque para a esquerda, após isso ao tocar na alavanca para cima sobe uma marcha, e ao tocar na alavanca para baixo a marcha é reduzida, lembrando que estamos falando de um câmbio automático tipo CVT, portanto as marchas são simuladas eletronicamente.
Pelo menos por enquanto não haverá novidades embaixo do capô do novo Renault Duster 2021, o modelo em um primeiro momento seguirá sendo equipado apenas com o motor 1.6 SCe, 4 cilindros aspirado, já usado pela geração anterior, este motor é flex e tem duplo comando de válvulas, desenvolve até 120 cv de potência e um torque de 16,2 kgfm.
A única novidade deste 1.6 é a adoção da tecnologia Start/Stop, que virá de série em todas as versões, ele desliga o motor do Duster quando ele para momentaneamente, em um semáforo por exemplo e volta a liga-lo assim que o motorista pisa no acelerador.
Na transmissão também por hora não há novidades, o Novo Duster com exceção da opção de entrada que traz câmbio manual de cinco marcas, todas as demais versões sairão de fábrica equipadas com câmbio automático do tipo CVT X-Tronic. Lembrando que a versão 4×4 foi descontinuada e por enquanto não tem previsão de ser relançada nesta nova geração.
A Renault promete ainda para 2020 o lançamento do Duster com o potente e moderno motor 1.3 turbo, Energy TCe, com três cilindros, feito em parceria com a Mercedes, ele tem injeção direta de combustível e no Brasil deve ter potência na casa dos 150 cv a 170 cv, este novo bloco ficará no lugar do antigo motor 2.0, que já foi descontinuado pela Renault brasileira.
O novo Renault Duster 2021 chega ao mercado em quatro versões:
Zen (R$ 71.790) – Barras de teto na cor preta, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED, airbags dianteiros, ABS com AFU, ESP, HSA, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas, Stop & Start, trava elétrica com fechamento automático (CAR), banco do motorista com regulagem de altura, luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço 16”, rádio 2DIN, quatro alto-falantes e chave canivete. Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina e rodas de liga leve 16”.
Zen CVT X-TRONIC (R$ 77.790) – Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT X-Tronic e ponteira do escapamento cromada. Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.
Intense CVT X-TRONIC (R$ 83.490) – Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC + grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, barras de teto cromadas, aplique prateado nos para-choques, faróis de neblina, retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve 16”, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera , ar-condicionado automático e controlador e limitador de velocidade. Opcional: banco de couro.
Iconic CVT X-TRONIC (R$ 87.490) – Todos os itens da versão Intense – CVT X-TRONIC + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas e apoio de braço.
Pacote Tech: seis alto falantes, multimídia 8”, roda de liga leve 16” e farol de neblina.
Pacote Outsider: proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso robusto para porta, barra de teto preta e retrovisor externo preto.
Além disso nas concessionárias Renault haverão alguns acessórios para o Novo Duster vendidos e instalados a parte:
Kit Conforto: retrovisor direito com função tilt down, apoio de braço e tapetes de carpete.
Kit Família: sistema multi-mídia Easy Link 8’’, câmera de ré e frisos exclusivos na cor do veículo.
Kit Viagem: barra de teto, porta-bicicleta, tapete de porta-malas e bolsa organizadora.
Kit Aventura: proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama e friso robusto para porta.
O novo Duster terá nada menos do que 8 opções de cores para a carroceria, sendo: branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé, azul Iron e preto Nacré.
A demora no lançamento do Novo Duster no Brasil também se deve ao fato da Renault America ter feito diversos ajustes e adatapções no carro em relação ao modelo lançado na Europa, para garantir mais robustez, conforto e durabilidade no nosso tipo de piso e uso, o novo Duster brasileiro é muito diferente, foram 680 mil horas de trabalho e 376 engenheiros brasileiros focado no projeto do carro durante 36 meses.
Neste três anos, a Renault rodou com os protótipos do novo Duster brasileiro 1,75 milhões de quilômetros em testes e simulações de rodagem e condições severas de uso. Lembrando que além do mercado brasileiro, este novo Duster produzido no Paraná, será vendido no México, Colômbia e Argentina.
O novo Renault Duster 2021 terá garantia total de 3 anos ou 100.000 quilômetros.
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