Quem está na expectativa da chegada ao Brasil da nova geração do Renault Duster, terá que ter um pouco de paciência, as últimas informações dão conta que a Renault irá atrasar o lançamento do modelo que era esperado para o primeiro semestre, dando prioridade para colocar no mercado este ano os novos Sandero e Logan 2020. O Novo Duster deve ficar para o final do ano ou começo de 2020, pelo menos o modelo atual deve seguir em produção até outubro ou novembro.
Índice desta matéria
Revelado ao mundo no Salão de Frankfurt, em setembro de 2017 pela Dacia, o novo Duster era previsto inicialmente para chegar ao Brasil em 2018. Mas afinal porque demorou tanto?
O novo Duster 2020 apesar de lembrar bastante o modelo atual lançado no Brasil em 2011, trata-se de um carro totalmente novo e não apenas uma reestilização, ou seja, do para-choque frontal ao traseiro tudo é novo no Duster que virá por ai. Apesar do SUV da Renault ser montado sobre a mesma plataforma do modelo atual chamada de B0 (B zero), a carroceria conta com novas proporções, por exemplo o para-brisa foi movido 10 cm para frente, e o interior foi todo reprojetado, o painel e o console estão mais altos, e os bancos foram reposicionados, a cabine passará a trazer novos equipamentos e um acabamento de melhor nível com plásticos macio ao toque.
Ou seja, a Renault terá que montar uma linha de produção e fornecedores totalmente novos, o que demanda um alto investimento.
Duster e o Captur…
A Renault atualmente já está gastando muito dinheiro na modernização da fábrica do Paraná para ainda este ano passar a produzir os novos Sandero e Logan. Além disso, a Renault tem receio de criar uma canibalização interna entre as vendas de seus SUVs, atualmente o Duster tem estrategicamente preços inferiores ao Captur, porém o Duster de nova geração certamente iria ter preços na mesma faixa do Captur, o que não seria uma boa coisa para as vendas da marca, ter dois SUVs disputando mercado entre si.
Ainda bom de mercado…
Outro motivo para o atraso do novo Duster 2020 é o fato do modelo atual, apesar da idade sendo o mesmo desde 2013, ainda vender razoavelmente bem. Segundo a Fenabrave, o Duster fechou o ano de 2018 com 23.579 unidades vendidas – uma média de 2.700 carros por mês, apesar de ficar atrás de modelos como Jeep Renegade e Ford Ecosport, o Duster vendeu mais do que muitos modelos conhecidos como o Renault Logan, Chevrolet Cobalt, VW Up, Fiat Uno e Nissan March. Lembrando que a última mudança sofrida pelo Renault Duster foi em 2015, ou seja, ele está já há 4 anos no mercado sem receber atualizações.
Clique na imagem para ampliar
Segundo o site Autos Segredos, devido a demora a Renault terá tempo para desenvolver um motor mais moderno no Brasil, o inédito 1.3 TCe turbo com injeção direta de combustível, com potência na casa dos 170 cv, além de câmbio automático de seis velocidades e dupla embreagem. Este bloco equipará as versões mais caras do novo Duster, ficando no lugar dos já ultrapassados motor 2.0 de 148 cv e do câmbio automático de 4 marchas usados pelo Duster 2.0 atualmente.
As versões mais baratas inicialmente devem seguir equipadas com o motor 1.6 16v SCe de 120 cv, e o câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT usado atualmente. E em um futuro próximo, provavelmente no final de 2020 ou começo de 2021, o Duster brasileiro usará uma versão mais mansa do bloco 1.3 TCe turbo com potência na casa dos 120 ou 150 cv, este motor já foi inclusive apresentado pela Renault no Salão de Paris em 2018.
Clique na imagem para ampliar
Esta subida no nível é boa e má ao mesmo tempo, boa porque o Duster 2020 deve estrear uma série de novos equipamentos como monitoramento de pontos cegos, piloto automático, bancos maiores mais finos e confortáveis, sistema de estacionamento e sensores com 4 câmeras ao redor do carro, faróis com acendimento automático e LED diurnos, ar-condicionado digital automático, sistema keyless e partida do motor por botão, ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, alerta de uso de cinto de segurança no banco traseiro e até mesmo airbags laterais do tipo cortina.
O lado ruim desse “upgrade” é que o novo Duster 2020 será mais caro que o modelo atual (2018/2019) que parte dos R$ 74.490 e vai até os R$ 80.990, o modelo novo, deve partir dos R$ 80 mil, tendo versões que certamente ficarão na casa dos R$ 100 mil.
Clique na imagem para ampliar
Oficialmente não há uma data de lançamento para o novo Duster por aqui, o modelo atual deve seguir em produção na linha de montagem no Paraná até o mês de outubro de 2019. Portanto podemos esperar que o lançamento ocorrerá entre o final de 2019 e o começo de 2020. Certo é que ele virá, há diversas unidades do novo Duster flagradas no Brasil rodando com camuflagem.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Ronald Luiz Duarte
Boa tarde
Comprei o meu primeiro Duster em 2012, troquei pela versão 2016, estou na expectativa de trocar pela 2020 novo modelo Dacia, goistaria de saber quando poderei ter a minha .
ATT
Ronald
Ronald Luiz Duarte
Boa tarde
Comprei o meu primeiro Duster em 2012, troquei pela versão 2016, estou na expectativa de trocar pela 2020 novo modelo Dacia, goistaria de saber quando poderei ter a minha .
ATT
Ronal
Boa tarde
Comprei o meu primeiro Duster em 2012, troquei pela versão 2016, estou na expectativa de trocar pela 2020 novo modelo Dacia, goistaria de saber quando poderei ter a minha .
ATT
Ronald