Renault

Novo Renault Kangoo chega ao Brasil por R$ 120.800 com qualidades para superar a Fiorino

Um velho conhecido do publico brasileiro está de volta o Renault Kangoo, o modelo que chegou a fazer sucesso por aqui ficando de 1998 até 2018 no mercado, volta agora em 2024 em uma geração totalmente nova, com uma nova plataforma, algumas adaptações (falaremos delas mais adiante). A proposta da nova Renault Kangoo 2025 é ser um utilitário de baixo custo, bem equipado e com boa capacidade de carga. Apesar do preço de R$ 120.800 não ser barato, ele custa praticamente o mesmo valor da rival Fiat Fiorino R$ 118.990, tendo a vantagem de leva 750 kg contra 650 kg da rival Fiat, o que pode fazer a uma grande diferença na utilização e nos ganhos, sem falar que a Renault é mais potente e equipada, trazendo por exemplo, porta lateral corrediça e sistema multimídia, itens inexistentes na Fiorino.

Dacia adaptado para a América Latina

Vale comentar que esta é uma versão de baixo custo do Renault Kangoo, feita para países emergentes como o Brasil, é um projeto adaptado Dacia Dokker lançada na Romênia em 2012 (leia sobre ela aqui). Ao invés do Renault Kangoo vendida na maior parte da Europa (foto abaixo), que é bem mais novo, caro e tecnológico, tendo recursos como câmbio automático e piloto automático ACC.

Acima a Kangoo vendida pela Renault na Europa, que é um modelo totalmente diferente deste lançado no Brasil

Mas o fato da nova Kangoo brasileira ser bem mais simples em relação a europeia é ruim? Não se levarmos em conta que o objetivo aqui é ser um veículo comercial barato e confiável. Lembrando que desta vez o Kangoo não terá versão para passageiros, apenas furgão.

Mecânica do novo Renault Kangoo supera a rival Fiorino

Esqueça motores turbo 3 cilindros ou câmbio automático. Para não errar a Renault optou pelo arroz com feijão bem feito, ou seja, um conjunto mecânico simples, porém confiável. O Novo Kangoo 2025 usa o conhecido motor 1.6 16v flex SCe de 115 cv e 15.7 kgfm de torque, combinado sempre com câmbio manual 5 marchas, é o mesmo motor dos finados Sandero e Logan, além de ser usado hoje nas versões de entrada do Duster.

Só lembrando que a rival Fiorino é 31 cv menos potente, usa o modesto motor 1.4 8v EVO com apenas 84 cv de potência e 11.8 kgfm de torque, ou seja, temos aqui uma baita diferença no desempenho entre os dois utilitários.

De acordo com a Renault, o pessoal da engenharia da marca rodou mais de 840 mil km em testes com esta nova Kangoo aqui para na América Latina, foram construídos 50 protótipos e levou 393 mil horas de desenvolvimento do produto.

Consumo não é bom

A opção por um conjunto mecânico mais antigo tem o seu preço, o consumo de combustível mais elevado. De acordo com dados do Inmetro, a Nova Renault Kangoo faz com etanol 7,5 km/l na cidade ou 8,0 km/l na estrada. Enquanto com gasolina os dados melhoram porém não muito, faz 11,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. Enquanto a rival Fiat Fiorino roda cerca de 500 metros a mais por litro, fazendo até 12,4 km/l na estrada com gasolina, pode parecer uma diferença pouca, mas em um tanque de 48 litros, esta diferença representa 24 km rodados a mais com a Fiat.

Desempenho agrada

De acordo com dados da Renault, a Nova Kangoo tem um bom desempenho, vai de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, alcançando os 176 km/h de velocidade máxima. Comparando novamente com a Fiorino, a rival precisa de 13,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h, ou seja, é 2 segundos mais lenta.

Suspensão

Na dianteira a nova Kangoo tem suspensão de carro de passeio MacPherson do tipo independente, enquanto na traseira a suspensão tem um projeto diferente, usa eixo de torção, molas e barra estabilizadora, além de barra anti-rolagem, lembrando que Fiat Fiorino usa feixe de mola.

Boa capacidade de carga é destaque no novo Kangoo

Apesar de ter exatamente o mesmo volume de carga da Fiat Fiorino, com 3.3 m³, a nova Renault Kangoo 2025 se diferencia por ter capacidade de carga de 750 kg contra 650 kg da Fiat Fiorino. Outro diferencial do Kangoo é possuir a porta lateral corrediça, o que agiliza em muito a hora de descarregar, por exemplo, quando é preciso acessar uma carga específica que está no fundo do compartimento.

O compartimento de carga da nova Renault Kangoo tem 1,86 m de comprimento, largura de 1.44 m e altura de 1,22 metros, as portas traseiras tem ângulos de abertura de até 180º com sistema de trava a 90º para evitar fechamento involuntário, a abertura total das portas traseiras chega a 1.17 m, são 11 cm maior que na Fiat Fiorino. Enquanto a porta lateral tem 71.7 cm de abertura e 1.04 m de altura.

Ainda no compartimento de carga, há 8 ganchos para fixação no assoalho e nas laterais, além de uma divisória metálica do piso ao teto que divide a cabine dos ocupantes do compartimento de carga, há uma grande janela interna que permite observar o compartimento.

Dimensões:

As dimensões da nova Kangoo são as seguintes: 4,41 m de comprimento, 1,72 m de largura e 1.80 m de altura, a distância entre eixos é de 2,81 metros. O tanque de combustível tem 48 litros.

Interior simples no acabamento…

O painel da nova Kangoo 2024 é simples e tem aparência já datada, falta aquele ar de novidade. Há vários porta objetos espalhados no interior, como no painel, nas portas e também no teto da cabine, totalizando 33 litros de nichos. Não espere luxo ou bom acabamento, por exemplo, não há sequer forrações em tecido nas portas.

O Novo Kangoo é bem equipado

O novo Renault Kangoo será vendido no Brasil em versão única de acabamento, Advanced, ela já é muito bem equipada para um veículo comercial, sendo inclusive bem mais equipada que a Fiat Fiorino, trazendo sistema multimídia Medi Nav com tela de 7 polegadas touchscreen Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado, direção eletro hidráulica, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos, retrovisores elétricos, travas elétricas para as portas e para as portas do compartimento de carga, assistente de partida em rampas, controle de estabilidade, porta lateral corrediça, rodas aro 15 em aço, luzes no compartimento de carga, alerta de não uso dos cintos de segurança, assistente de frenagem de emergência, freios ABS e EBD, airbag duplo e volante com comandos do sistema multimídia.

Vai vender bem?

Tudo indica que sim, a Kangoo tem qualidades para vender bem. Até então, quem buscava um utilitário comercial “barato” no Brasil não tinha muitas opções a não ser a veterana Fiat Fiorino, que era praticamente a única nesta categoria, além dela só utilitários maiores e mais caros como a Fiat Scudo e Peugeot Expert, que custam acima dos R$ 200 mil.

Agora além do consumidor ter uma outra opção além da Fiorino, a Nova Renault Kangoo chega com mais qualidades que a rival Fiat, como motor mais potente, maior capacidade de carga, melhor equipada, porta lateral corrediça tudo custando o mesmo preço.

Fonte e maiores informações: Sala de Imprensa Renault Brasil

Equipe Encontracarros

Recentes

Novo Peugeot 2008 2025 chega em agosto ao Brasil para brigar com T-Cross, Creta e Tracker

A Peugeot muito em breve terá um lançamento de peso no Brasil, a marcar francesa…

1 semana atrás

Fiat Grande Panda é apresentado, este deve ser o novo Uno do Brasil

Este é o Fiat Grande Panda, a mais nova aposta da marca para o segmento…

1 semana atrás

VW Golf R 2025 tem visual atualizado e 333 cv de potência

A Volkswagen revelou nessa quarta-feira na Europa a linha o Golf R 2025, a versão…

1 semana atrás

Nova BMW M5 2025 muda tudo e vira híbrido V8 com 727 cv

Esta é o novo BMW M5 2025, a sétima geração do famoso sedan esportivo alemão…

1 semana atrás

Volkswagen Jetta 2025 é mostrado nos EUA com visual e interior atualizado

A Volkswgen apresentou nos EUA o Jetta 2025 e o Jetta GLi 2025, ambos ganharam…

1 semana atrás

Novo Haval H6 2025 na China tem visual atualizado e custa R$ 89.900

O Haval H6 vive um paradigma, ao mesmo tempo que o SUV é um sucesso…

2 semanas atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.