Foi apresentado hoje 12 de abril de 2022 a nova picape Oroch 2023, apesar das alterações terem ficado muito aquém do esperado, a Renault desenvolveu um bom pacote de atualizações para a Oroch 2023, que certamente deixará o modelo um pouco mais competitivo no mercado. A Renault Oroch 2023 traz novo visual e novo interior, porém a grande atração é o motor 1.3 turbo flex de 170 cv. Ela estará disponível em três versões: PRO, Intense e Outsider, os preços partem de R$ 105.800 e vão até R$ 137.100.
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Primeiramente é bom a gente reforçar que ao contrário do que era esperado, esta não é uma nova geração da Oroch, e sim apenas uma atualização, ou seja, a plataforma e carroceria seguem as mesmas da Renault Oroch que está desde 2015 no Brasil, só lembrando que o SUV Duster ganhou uma nova geração em 2020, porém no caso da Oroch a Renault aparentemente optou por economizar nas mudanças.
A falta de mudanças maiores da Renault Oroch é boa e ruim ao mesmo tempo. Bom, já que os preços e a categoria de mercado da Oroch não mudaram, ou seja, os valores não subiram e a picape da Renault segue sem ter concorrentes direto no mercado.
Isso porque a Renault Oroch 2023 (R$ 105.000 a R$ 137.000), se posiciona abaixo da Fiat Toro (R$ 138.390 a R$ 211.190), e acima das picapes compactas como a Fiat Strada (R$ 92 mil até R$ 119 mil).
O lado ruim é que apesar das alterações, a Oroch infelizmente ficou devendo mudanças mais robustas e necessárias que eram esperadas pelo consumidor, afinal o seu projeto já é relativamente antigo, já tem 7 anos de mercado, o conjunto mecânico e estrutural da picape já carecem de evoluções maiores.
A Renault não atendeu a desejos antigos dos donos da Oroch, como adoção da tração 4×4, ou o opção do motor 1.6 com câmbio automático (apenas a versão mais cara 1.3 turbo, terá câmbio automático).
Como não houve mudanças no conjunto estrutural da picape Oroch, assim como na suspensão, a capacidade de carga segue a mesma, são 680 kg para a versão Pro e 650 kg para as versões Intense e Outsider, a caçamba seguiu também com o mesmo tamanho 683 litros, o modelo segue usando suspensão independente do tipo Multilink.
Feita as devidas considerações, agora sim vamos as novidades da nova Renault Oroch 2023, as mudanças visuais se concentraram na dianteira do modelo, a grade frontal ficou maior, tem um acabamento mais sofisticado com lâminas cromadas na versão top, o para-choque também é novo, ganhou uma aparência mais robusta e aventureira, além de vir com um enorme aplique em plástico emborrachado e novos faróis auxiliares.
O novo para-choque também melhorou a capacidade off-road do Oroch, já que ampliou a capacidade do carro de encarar rampas ou vencer obstáculos sem raspar, o ângulo de entrada passou a ser de 27.6º (antes era 26º).
As versões mais baratas tem grandes diferenças no desenho e acabamento da dianteira, a opção mais barata Pro, que é destinada ao trabalho, traz para-choques sem pintura e com acabamento simplificado (sem faróis de neblina), além de grade frontal sem os detalhes cromados.
Enquanto a opção intermediária Intense (foto acima), tem para-choque com pintura, porém com desenho mais simples em relação a Outsider, ela vem sem os faróis auxiliares, porém já tem faróis de neblina.
Nas laterais, praticamente não houve mudança, a não ser as novas opções de rodas aro 16, com pintura na cor cinza na versão intermediária Intense, ou acabamento diamantado bi-color com detalhes em preto brilhante na versão top de linha Outsider. Lembrando que na versão mais barata, a Oroch vem com rodas em aço sem calotas também aro 16. Todas as versões virão com pneus 215/65 R16 da marca Michelin. Retrovisores e maçanetas tem pintura em preto brilhante a partir da versão Intense.
A versão top de linha Outsider, é a única que vem com apliques em plástico nos para-lamas, que deixam a picape um pouco mais larga, além de novos e exclusivos adesivos na parte inferior das portas, alusivos a versão Outsider.
Na caçamba a única alteração é o novo “santo-Antônio”, com visual mais esportivo (foto abaixo), além do fato de agora todas as versões da Oroch saírem de fábrica com protetor em plástico da caçamba, enquanto que no teto a Oroch 2023 a partir da versão intermediária Intense passa a vir com barras longitudinais no teto, que suportam até 80 kg de carga.
Na traseira as únicas novidades são as lanternas, que apesar de terem mantido o desenho antigo, ganharam novas lentes fumê, e para os mais detalhistas a Renault deixou o logo na tampa da caçamba maior neste novo modelo e o nome “OROCH” também está maior, é exibido agora em um adesivo colado na parte inferior da tampa.
Se por fora a Nova Renault Oroch 2023 não mudou muito, por dentro a coisa é diferente, trata-se de um carro totalmente novo, a cabine emprestou um pouco da arquitetura vista no Duster, trazendo linhas retas e saídas de ar com desenho retangulares e acabamento em prata fosco.
Os comandos e botões também foram melhorados, além do melhor aspecto visual, eles ficaram mais funcionais, agora os botões estão melhores agrupados, ficam em uma posição mais elevada no painel, há um “buraco” porta-objetos onde normalmente ficaria o sistema de som e que pode abrigar por carteiras e celulares. As portas também tem novos porta-objetos, porém apenas nas portas dianteiras, nas traseiras não.
O painel de instrumentos também é novo, e veio emprestado da Captur tem display da velocidade digital e computador de bordo a partir da versão intermediária Intense.
As forrações das portas são totalmente novas, tem revestimento com material macio ao toque em sua maior parte, o que passa uma sensação maior de requinte a cabine, além disso, os puxadores das portas têm desenho muito mais interessante, há uma nova posição mais ergonômica para os comandos dos vidros e da maçanetas das portas.
O acabamento da cabine em geral subiu de nível, há novos bancos com revestimento premium (imitação de couro e costuras em laranja na versão Outsider), o painel aparenta ser feito de um plástico de melhor qualidade e tem um detalhe na cor laranja na versão top, enquanto as versões mais baratas tem volante e a alavanca de câmbio com detalhes em preto brilhante. Não menos importante o volante também é novo, similar ao usado no Captur, porém não há borboletas atrás do volante.
A lista de equipamentos também evoluiu, a partir da versão intermediária Intense, o Oroch 2023 já vem com sistema multimídia com tela de 8 polegadas posicionada no topo do painel e com conexão sem fio com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, de série em todas as versões há sistema Start/Stop que desliga o motor em paradas momentâneas passa a vir de série, enquanto a versão mais cara Outsider, tem ainda novidades como ar-condicionado digital automático, além de faróis e limpadores do para-brisa com acionamento automático.
Porém é só, não espere nenhum item de luxo ou tecnológico da Renault Oroch, equipamentos como chave presencial e partida do motor por botão estranhamente ainda não existem neste modelo.
Ainda falando em equipamentos, apesar de ter havido evoluções, há alguns pontos que chamam a atenção, como a lista de equipamentos bastante enxuta na versão de entrada Pro (foto acima), que sai por R$ 105.800, ela não vem com rádio ou qualquer sistema de som, não há sequer alto falantes nas portas, apenas a fiação e antena, além disso, a versão Pro vem sem alarme e computador de bordo, os retrovisores não são elétricos, também não há vidros elétricos nas portas traseiras e as rodas são de ferro e não há calotas.
Quem não for frotista ou não quer uma Oroch apenas para o trabalho, vale muito a pena desembolsar os R$ 111 mil pela versão Intense, que é bem mais equipada.
Outra ressalva em termos de equipamentos e que denuncia o projeto já antigo da Oroch, é que apesar da Renault ter instalado controles de tração e de estabilidade, além do inédito sistema anticapotamento e assistente de partida em rampas, infelizmente não foi desta vez que a picape Oroch ganhou airbags laterais, uma falha grave em termos de segurança, já que o modelo na versão mais cara custa R$ 137 mil, ou seja, não é nada barata.
Talvez a mudança mais importante no novo Renault Oroch 2023, esteja em baixo do capô, trata-se da adoção do motor 1.3 turbo TCe flex, 4 cilindros, que desenvolve 163 cv com gasolina ou 170 cv com etanol, o torque é de 27.5 kgfm independente do combustível, este bloco que é produzido na Espanha, é bastante tecnológico e traz diversas inovações como injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variável no cabeçote e turbo de alta potência com 1.4 bar.
O motor 1.3 turbo virá junto com câmbio automático do tipo CVT que simula até 8 velocidades e garante conforto, com melhor desempenho e diminuição no consumo.
De acordo com dados da Renault, a Oroch 2023 turbo tem consumo de 11 km/l na estrada e 10.5 km/l na cidade, já com etanol o consumo é de 7.8 km/l na estrada e 7.4 km/l na cidade.
Enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9.8 segundos e a velocidade máxima é de 189 km/h, ótimas marcas para uma picape.
Infelizmente, assim como acontece com o SUV Duster, o novo motor turbo só será oferecido na versão top de linha, a Oroch Outsider, enquanto as demais versões: PRO e Intense, virão com o já conhecido motor 1.6 SCe, que rende 118 cv com gasolina ou 120 cv com etanol, para 16,2 kgfm de torque.
Porém há novidade para o motor 1.6, ele trocou o câmbio manual de cinco marchas, por uma nova caixa ainda manual porém com seis velocidades, esta nova transmissão consegue aproveitar melhor o desempenho do 1.6 SCe e também reduz o consumo de combustível, graças a um escalonamento de marchas mais curto nas marchas iniciais.
A aceleração do Oroch com motor 1.6 SCe e o novo câmbio manual de seis marchas, baixou quase 1 segundo, agora a Oroch 1.6 vai de 0 a 100 km/h em 11.8 segundos, a velocidade máxima passou para 169 km/h.
Com relação ao consumo da nova Oroch 1.6 2023 diminui quase 2%, de acordo com dados do Inmetro, o modelo 1.6 com câmbio de seis marchas faz com gasolina 11 km/l na cidade e 11.4 km/l na estrada. Enquanto com etanol ele roda 7,7 km/l na cidade e 7.9 km/l na estrada.
O novo Renault Oroch 2023 chega as lojas em três versões: PRO, Intense e Outsider, confira a seguir o conteúdo de cada uma delas:
1.6 SCe câmbio manual seis velocidades
Principais equipamentos: ar-condicionado, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos. Protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto e alarme. Airbag duplo, freios ABS com BAS, Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI) e Assistente de Partida em Rampas (HSA).
1.6 SCe câmbio manual seis velocidades
Principais equipamentos: Todos da versão PRO, mais roda de liga leve de 16”, EasyLink de 8” com conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras de teto funcionais, apoio de braço para o motorista, retrovisores e maçanetas em preto brilhante e para-choque na cor da carroceria.
Turbo 1.3 TCe Flex câmbio CVT X-Tronic oito velocidades
Principais equipamentos: Todos da versão Intense, mais ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, alargadores de para-lama, santantônio, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, roda diamantada biton e motor turbo 1.3 TCe Flex, com transmissão CVT XTRONIC® de oito velocidades.
Todas as versões terão de série apenas a pintura Branca Glacier, tendo como opcional cinco opções de pinturas metálicas: prata Étoile, cinza Lume, preto Nacré, vermelho Vivo e vermelho Fogo.
Comprimento: 4.70 m (4.72 m Outsider)
Largura: 1.82 m (1.83 m Outsider)
Altura: 1.63 m Pro (1.69 m Intense e Outsider)
Ângulo de entrada: 27.6º
Ângulo de saída: 22.4º
Carga: 680 kg Pro, 650 kg Intense e Outsider
Volume: 683 litros
Comprimento: 1.29 m
Largura Max/Min: 1.20 m / 1.14 m
Altura: 53.9 cm
Tanque de combustível: 45 litros.
Capacidade máxima de reboque: 710 kg
Peso: 1292 kg (Pro), 1339 kg (Intense) e 1.432 kg (Outsider)
Aro 16 – Aço estampado (Pro), liga leve (Intense e Outsider)
215/65 R16
Dianteira: MacPherson
Traseira: Multlink independente.
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