A Renault apresentou de forma oficial o novo Sandero 2020, a geração atual do hatch sofreu diversas melhorias, trazendo atualizações visuais na dianteira e traseira, melhorias no interior, novos equipamentos como airbags laterais de série, além de evoluções mecânicas como a inédita opção do câmbio automático CVT para as versões 1.6. O novo Renault Sandero 2020 chega em 5 versões e tem preços partindo de R$ 46.990, chegando até salgados R$ 69.690.
Índice desta matéria
As mudanças visuais do Sandero 2020 são mais radicais na traseira, que recebeu lanternas completamente novas, maiores e dotadas de iluminação em LED, estas lanternas são inspiradas nos modelos recentes lançados pela Renault na Europa, como no novo Megane, e deixaram o Sandero com um aspecto mais sofisticado e atraente, principalmente quando elas estão acesas.
Já na dianteira as mudanças do novo Sandero 2020 foram mais conservadoras, o para-choque foi redesenhado, assumindo um perfil mais fluido e esportivo, trazendo ainda novos faróis de neblina e uma tomada de ar central maior, os faróis mantiveram o mesmo desenho, porém a parte interna foi atualizada, recebendo uma inédita iluminação diurna DRL por LED com formato de “C”, ainda como novidade a grade frontal tem um melhor acabamento com detalhes cromados.
Nas laterais o Sandero nas versões equipadas com o novo câmbio automático CVT, ganhou apliques em plástico nas caixas de rodas e na parte inferior da carroceria, o que além de deixar o carro com um estilo mais imponente, também protege a carroceria contra pequenos impactos e raspadas, há ainda para a versão automática, inéditas rodas de liga leve aro 16 de série, lembrando que a versão automática parte de R$ 62.990.
Do lado de dentro também houve importantes melhorias na linha Renault Sandero 2020, a cabine tem agora um novo acabamento em Black Piano na parte central do painel, e o teto é revestido em um tecido escuro, as portas receberam um novo acabamento em tecido ou couro dependendo da versão, o volante também é novo, tem uma aparência mais sofisticada e uma pegada esportiva, trazendo dependendo da versão apliques em cromo anodizado e revestimento em couro.
Ainda na cabine do novo Sandero 2020 há novos bancos, mais largos e com espumas mais espessas, além de uma nova padronagem nos revestimentos, trazendo couro sintético nas versões mais caras, ainda de acordo com a Renault os novos assentos proporcionam um melhor ergonomia e conforto a bordo.
A lista de equipamentos do Renault Sandero recebeu “upgrades” importantes, a principal delas é com relação a segurança, o Sandero 2020 passa a ser o único carro da categoria a trazer de série em todas as suas versões 4 airbags, sendo dois frontais obrigatórios e dois laterias nos encostos dos bancos dianteiros. Além disso a estrutura lateral da carroceria recebeu reforços, e no banco traseiro agora existem dois pontos de fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, um em cada lado do banco, recurso bastante útil para quem possui duas crianças pequenas, já que a maioria dos carros só possuem um ponto de fixação.
Outra novidade é que as versões mais caras (com câmbio CVT e a esportiva R.S) passam a vir de série com controle eletrônico de estabilidade ESC e assistente de partida em rampas HSA, que impede que o carro volte em ladeiras. A versão Zen 1.6 com câmbio manual traz ainda sistema Start/Stop, que desliga o motor de forma automática quando o carro para e volta a liga-lo assim que o motorista pisa no pedal do acelerador, ajudando a economizar combustível.
Além disso, a lista de equipamentos do Sandero 2020 traz de série chave tipo canivete, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas nas quatro portas e rodas aro 15 desde a opção mais barata. Todas as versões com exceção da opção de entrada Life, virão de fábrica a nova central multi-mídia Media Evolution, com tela touch capacitativa de 7 polegadas, Bluetooth, Android Auto e Apple CarPlay, permitindo usar apps como Spotify, Waze, Google Mapas (para celulares com Android) e Whatsapp (apenas mensagens de áudio), além de volante multi-funcional, computador de bordo e sensor de ré.
Uma das mais importantes evoluções da linha 2020 do Sandero é a estreia da aguardada transmissão automática tipo CVT, o câmbio é o mesmo X-Tronic usado por modelos como o SUV Captur e pelos carros da Nissan, esta transmissão por ser CVT não possui trocas de marchas, já que sua relação é continuamente variável, se ajustando de acordo com a necessidade, há um modulo eletrônico que simula seis velocidades, o que na pratica permite uma condução mais suave e confortável já que o motorista não sente qualquer tranco durante as trocas, além de também contribuir para reduzir o consumo de combustível, em relação ao câmbio automático comum.
Base da alavanca sem indicação de marcha é uma das falhas do câmbio automático do Sandero
Porém há alguns deslizes graves no novo Renault Sandero automático, a alavanca do câmbio automático tem visual exageradamente simples o que a deixa um tanto confusa, provavelmente para cortar gastos na produção, a base da alavanca é a mesma da alavanca manual, ou seja, não há qualquer indicação visual da marcha engatada, ai fica difícil se orientar sobre qual a posição real do cambio.
Este desenho atípico da alavanca do câmbio automático do novo Sandero 2020, pode causar um certo desconforto para quem for pegar o carro pela primeira vez, principalmente a noite ou com pouca iluminação, o mesmo também vale para engatar o modo manual do câmbio, é necessário colocar a alavanca na posição “D” e mover a alavanca para o lado esquerdo – lado do motorista, operação que fica difícil fazer sem saber o caminho visual (na base) que o câmbio faz, o que pode permite erros e exige que o motorista perda um tempo analisando a posição da alavanca.
Normalmente, 99% dos carros automáticos possuem uma base com indicação do caminho possível para o câmbio, ou luzes na base da alavanca que acendem indicando qual marcha está engatada (P, D, N, R), no caso do Renault, o caminho e a posição das marchas é mostrado de forma pouco visível no topo da manopla da alavanca, porém não há indicação de qual marcha está engatada na alavanca, apenas no visor do painel. Outra pisada de bola da Renault, é a falta de borboletas atrás do volante para fazer as trocas de forma manual, modelos como o VW Gol automático possui este recurso.
Seguindo a nova nomenclatura mundial para as versões da Renault, o Sandero 2020 chega em 4 versões de acabamento: Life, Zen, Intense e a esportiva R.S. Os motores não sofreram alterações, seguem três opções de blocos, o 1.0 SCe, 3 cilindros de até 82 cv, 1.6 SCe, quatro cilindros, que entrega até 118 cv de potência, além do motor 2.0, quatro cilindros de 150 cv, exclusivo para a configuração RS.
São três opções de câmbio, as versões 1.0 e a opção mais barata 1.6, trazem transmissão manual de cinco marchas, como opcional para a versão Zen 1.6 e de série na versão Intense há o câmbio automático CVT, já a versão R.S 2.0 traz uma exclusiva transmissão manual de seis marchas.
Sandero Life 1.0 (R$ 46.990)
Vem de série com quatro airbags, sendo dois laterais e dois frontais, dois pontos de fixação de cadeirinhas ISOFIX no banco traseiro, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos nas portas dianteiras, travas elétricas nas quatro portas, chave tipo canivete, rodas de aço aro 15 com calotas.
Sandero Zen (1.0 R$ 49.990, 1.6 R$ 55.990)
Além dos itens da versão Life, acrescenta sistema multi-mídia Media Evolution, com tela touch de 7 polegadas com Android Auto e Apple Carplay, sensor de estacionamento traseiro, volante multi-funcional, alarme, ajuste de altura para o volante e para o banco do motorista, vidros elétricos com função one touch, enquanto a versão Zen com motor 1.6 acrescenta ainda sistema Start/Stop, que desliga o motor para economizar combustível (exclusivo para esta versão).
Sandero Zen 1.6 CVT X-Tronic (R$ 62.990)
Além dos itens já citados nas versões acima, o Sandero Zen 1.6 CVT traz câmbio automático, controle de estabilidade ESC, assistente de partida em rampas HSA, rodas de liga leve aro 16, molduras em plástico nas caixas de roda.
Sandero Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 65.490)
Além dos itens da versão Zen 1.6 CVT, agrega ainda ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores externos com ajustes elétricos, piloto automático e limitador de velocidade, rodas de liga leve aro 16 com acabamento diamantado.
Sandero RS 2.0 R$ 69.690
A versão esportiva RS, acrescenta visual exclusivo com para-choques esportivos, saías laterais, rodas esportivas aro 17, escapamento com ponteira dupla cromada, aerofólio preto, pinças de freios pintadas na cor vermelha, adesivos nas laterais, além de interior com detalhes exclusivos, com teto na cor preta, bancos com faixa duplas na cor vermelha, detalhes que imitam fibra de carbono nas forrações das portas.
Além disso a versão RS conta com um acerto mecânico exclusivo e bastante interessante, trazendo o exclusivo motor 2.0 de 150 cv, além de câmbio manual de seis marchas, o Sandero RS é um dos poucos hatchs esportivos do Brasil, vai de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos e alcança os 202 km/h de velocidade máxima, o modelo ainda possui um acerto próprio de suspensão e direção.
Como ninguém oferece almoço grátis, com as melhorias e evoluções sofridas os preços do Renault Sandero 2020 estão mais caros, os aumentos foram maiores para as versões mais caras que consequentemente receberam mais equipamentos.
O aumento de preço não foi tão considerável na versão de entrada 1.0, o Sandero que antes partia de R$ 45.990, agora custará R$ 46.990, porém a versão mais barata com motor 1.6 o reajuste foi pesado, antes custava R$ 51.000, agora sairá por R$ 55.990, um aumento de praticamente R$ 5 mil, já a versão esportiva RS, também subiu consideravelmente, antes saia por R$ 65.390 e agora na linha 2020 terá preço de tabela de R$ 69.690.
A Renault também apresentou os novos Sandero Stepway e Logan 2020, confira também aqui no site uma analise sobre estes modelos.
Life 1.0 – R$ 46.990
Zen 1.0 – R$ 49.990
Zen 1.6 – R$ 55.990
Zen 1.6 CVT X-Tronic – R$ 62.990
Intense 1.6 CVT X-Tronic – R$ 65.490
R.S. 2.0 – R$ 69.690
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.