A Renault está lançando no mercado a linha 2020 do Sandero Stepway, disponível em três configurações e com preços que vão de R$ 61.190 a R$ 73.090, o hatch aventureiro passou por uma atualização robusta, que inclui visual mais moderno com mudanças na dianteira e traseira, novas rodas de liga leve aro 16, além de uma maior altura de solo, dando ao carro um caráter mais robusto, além do interior melhorado, com novos equipamentos. O hatch aventureiro da Renault também ganhou uma nova identidade na linha 2020, agora oficialmente ele será chamado apenas de Renault Stepway, deixando de lado o nome Sandero, a ideia da marca é fazer dele um mini SUV se afastando do Sandero.
Índice desta matéria
Visualmente o Renault Stepway 2020 está mais moderno e atraente, a atualização de meia vida incluiu, nova grade frontal, novo para-choque com perfil mais parrudo, apliques na cor prata e novos faróis de neblina, os faróis principais mantiveram o mesmo desenho, porém ganharam uma nova disposição interna de luzes com iluminação diurna DRL em LED, há ainda rodas maiores aro 16 com acabamento diamantado, porém o destaque principal fica por conta das novas lanternas, na traseira, assim como no Sandero normal, elas estão maiores e mais sofisticadas com iluminação por LEDs, o novo desenho remete as lanternas dos recentes lançamentos da Renault vendidos na Europa, no caso do Stepway, as lanternas tem lentes escurecidas se diferenciando do Sandero normal, realmente o modelo ficou muito mais bonito após esta atualização.
Querendo deixar o Stepway com uma maior vocação aventureira, outra mudança importante está na altura do carro em relação ao solo, o Stepway ficou mais alto, a altura do solo passou para 185 mm, 45 mm mais elevado em relação ao Sandero normal. Além de dar uma aparência mais robusta ao carro, a modificação também facilita a condução e aumenta o conforto, já que permite que o hatch passe de modo mais fácil por buracos e lombadas, apesar de ter melhorado sua altura e valentia, o Stepway 2020 ainda é mais baixo do que o Fiat Argo Trekking, que tem 22 cm de altura em relação ao solo.
O Renault Stepway é um dos modelos aventureiros urbanos mais antigos, a primeira geração foi lançada em 2008, na época o modelo tinha uma única missão enfrentar o já extinto Volkswagen CrossFox, que na época nadava sozinho nesta nova mare de carros, porém o tempo passou e as montadoras acordaram para este novo segmento, atualmente há diversas opções destes modelos no mercado.
Entre os rivais do Renault Stepway 2020 (R$ 61.190) estão outras hatchs aventureiros urbanos como o recém lançado Fiat Argo Trekking (a partir de R$ 59.990), Ford Ka Freestyle R$ 56.690, Hyundai HB20X R$ 63.100, e correndo por fora devido ao seu preço bastante elevado, temos o Toyota Yaris X-Way R$ 80.000.
O interior do Renault Stepway traz algumas melhorias, porém no geral o acabamento continua simples e o desenho do painel denuncia a idade avançada do projeto. Apesar disso a cabine do Stepway 2020 é mais sofisticada do que a modelo anterior, há um novo volante multifuncional, semelhante ao do Captur, com uma pegada mais esportivo e acabamento com revestimento em couro e detalhes cromados, outra novidade é a nova central multimídia Media Evolution, com tela de 7 polegadas, touchscreen capacitativa – assim como a tela de um celular, e com conectividade para smartphones via Android Auto e Apple Carplay, aplicativos como Spotify, Waze, Google Maps (Android auto), conexão Bluetooth e câmera de ré integrada.
Outra novidade na cabine do novo Renault Stepway é o câmbio automático tipo CVT, esta transmissão verdadeiramente automática conta com relações continuamente variáveis, o que proporciona melhor consumo de combustível em relação as transmissões automáticas comuns, é como se fosse uma única marcha, porém um sistema eletrônico simula seis velocidades. O desenho e funcionalidade confusa da alavanca de câmbio adotado pela Renault para baratear o projeto decepcionam, não ha indicação de marcha engata na base da alavanca assim como na maioria dos câmbios automáticos, no caso do Renault há apenas um indicador digital no painel, o que pode causar um certo desconforto em sua operação para motoristas que não está acostumados a disposição de marchas de um câmbio automático, outro vacilo é que também não há borboletas atrás do volante, existe um modo manual sequencial porém ele funciona com toques na alavanca para cima ou para baixo.
Um falha ao nosso ver da Renault é não oferecer a central multi-mídia já a partir da versão de entrada Zen, o equipamento vem apenas na versão automática CVT que custa já salgados R$ 71 mil, a montadora perdeu a chance de deixar o Stepway mais forte com relação aos rivais, já que o modelo de entrada custa R$ 61 mil, e rivais como Ford Ka Freestyle, Fiat Argo Trekking e Hyundai HB20X que já trazem central multi-mídia desde suas versões mais baratas.
Finalmente a Renault reposicionou os comandos do vidros traseiros na porta dianteira do motorista, antes os botões estranhamente ficavam no console central, abaixo dos comandos de ar, porém vale ressaltar que a versão mais barata Zen, não traz vidros elétricos nas portas traseiras.
O acabamento em si também foi melhorado, há novos bancos, mais largos e com espuma mais grossa, que prometem maior conforto a bordo, além de um revestimento com couro sintético e detalhes na cor creme e o teto e as colunas tem revestimento em cor escura, o que passa um ar mais requintado a cabine.
O Renault Stepway também traz um conjunto de equipamentos mais completo na linha 2020, ele recebeu itens como airbags laterais (totalizando 4 airbags), banco traseiro bi-partido e encosto de cabeça para todos os passageiros do banco de trás de série em todas as versões, e apenas as configurações automáticas ganharam controle de estabilidade e auxilio para partida em rampas. Ao todo o Stepway é oferecido em três configurações: Zen (R$ 61.190), Intense CVT (R$ 70.990) e Iconic CVT (R$ 73.090).
A configuração de entrada Stepway Zen sai de fábrica equipada com quatro airbags sendo dois frontais obrigatórios e dois laterais, sensor de estacionamento traseiro, direção com assistência eletro-hidráulica, ar condicionado, alarme, rádio, sistema Stop e Start que desliga o motor quando o carro para e volta a liga-lo de forma automática assim que o motorista tira o pé do freio, indicador de troca de marcha no painel, rodas aro 16, chave tipo canivete, faróis de neblina, travas elétricas, vidros elétricos nas portas dianteiras e dois pontos com sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis e banco traseiro bi-partido.
Já o Stepway Intense além dos itens da versão Zen (menos o sistema Start/Stop) agrega câmbio automático tipo CVT que simula de forma eletrônica seis velocidades, controle de estabilidade (ESC) e assistente de partida em rampa (HSA), além disso o ar condicionado é mais moderno do tipo automático, há o sistema multi-mídia com tela de 7 polegadas, Bluetooth e ainda câmera de ré, retrovisores com ajustes elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade), rodas aro 16 com com acabamento diamantado e vidros traseiros elétricos. Vale a gente ressaltar a grande diferença de mais de R$ 10.000, em relação a versão mais barata do Stepway.
Por fim a versão top de linha do Stepway é a Iconic, além de todos os itens da versão Intense, esta última agrega ainda bancos em couro e sensores de chuva e de acendimento automático dos faróis, ela custa R$ 2.100 a mais em relação a versão Intense.
Todas as versões do Renault Stepway 2020 vem equipadas com motor 1.6L Sce 16v, 4 cilindros, aspirado, flex, o bloco desenvolve até 118 CV quando abastecido com etanol e 16 kgfm de torque. A versão de entrada vem equipado com câmbio manual de cinco velocidades enquanto as demais trazem o novo câmbio CVT X-Tronic, que reproduz seis marchas.
Stepway Zen 1.6 R$ 61.990
Stepway Intense 1.6 CVT R$ 70.990
Stepay Iconic 1.6 CVT R$ 73.090
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.