A Renault apresentou hoje seu novo sedan, o Symbol, o modelo que chega para ficar no lugar do Clio Sedan, e entre o Logan e o Megane será vendido em duas versões Expression que tem preço partido de R$41.190, e a mais equipada Privilège R$44.490, em ambas as versões o motor será 1.6 16v Flex que desenvolve 110cv com gasolina e 115 cavalos com álcool.
O Symbol é montado sobre a mesma plataforma do Clio Sedan, apesar da distância entre eixos também ser a mesma 2.47m o modelo novo é 7 centimetros maior. Visualmente apesar do Symbol não ser muito inovador, suas linhas são harmonicas e formam um conjunto bonito, apesar de alguns traços do Clio Sedan ainda permanecerem como a terceira janela na lateral e a terceira coluna que faz a junção com o porta malas.
Na parte frontal os enormes faróis lembram o do Sandero, e o toque cromado no capô garante um pouco mais de refinamento ao modelo, já na traseira, as linhas parecem ter sido inspiradas no Megane, com o porta-malas acentuado com traços ovais, os design da marca foram mais felizes. No geral as linhas do Symbol devem dividir opiniões, causando o efeito ame o deixe-o.
Uma das aposta do Novo Renault Symbol, é o seu custo/benefício, o acabamento interno é bom, ficando no meio termo entre o Clio e o Megane, já os equipamentos são um dos pontos fortes do modelo, que sai de fábrica equipado com ar-condicionado, airbag-duplo, direção hidráulica, vidros e travas elétricas além de alarme, como opcionais a versão de entrada Expression estão CD-Player com comandos no volante e computador de bordo, que adicionam R$800 reais ao preço do carro.
Na versão top de linha o Symbol traz ar-condicionado digital, revestimento dos bancos em veludo, rodas liga-leve aro 15, faróis de neblina e retrovisores com ajuste elétrico, Em ambas as versões está disponível com opcional, freios com sistema ABS por R$1.500 reais.
Com o Symbol a Renault aposta entrar pra valer no segmento dos sedans compactos, que já somam cerca de 17% das vendas no Brasil, concorrendo diretamente com Polo Sedan, e as versões top de linha dos modelos Fiesta, Siena e Voyage. Segundo a Renault o Symbol tem como alvo aquele público que quer um opção mais sofisticada e com um pouco mais de status do que o oferecido nos outros sedans compactos no mercado.
O Symbol será importado da Argentina, o modelo já é vendido com sucesso em vários países da America Latina, Ásia e Europa. É esperar para ver se ele terá a mesma boa aceitação no Brasil.