O Renault Twingo é um velho conhecido dos brasileiros, o carrinho fez sucesso na década de 90 por trazer soluções inéditas e inteligentes, como os bancos que viravam camas. Apesar de ainda estar em linha na Europa, o Twingo de hoje perdeu boa parte do seu charme e compradores, a geração atual lançada em 2014 é bem diferente do original, após fazer uma parceria com a Smart, a Renault deixou o modelo menor e mais caro, não conseguindo nem de longe manter as vendas do original. Sabendo disso, a Renault quer voltar as origens e tornar o Twingo popular novamente, a montadora apresentou nessa quarta (15/11) as primeiras imagens do Novo Renault Twingo 2025. Projetado para ser um compacto elétrico de baixo custo, o modelo voltará as origens, terá carroceria com desenho e proporções inspiradas no modelo original e terá preço bastante competitivo, começando abaixo dos 20.000 euros (R$ 100.000), a ideia é rivalizar com modelos como o recém apresentado Citroen e-C3 e o Dacia Spring.
Índice desta matéria
A primeira geração do Renault Twingo foi lançada em 1992 e fez sucesso a nível mundial, tanto que o modelo ficou no mercado 10 anos praticamente sem ter mudanças, saindo de linha em 2012 após 2.6 milhões de unidades produzidas.
O Novo Twingo 2025 é mais uma adição na gama de carros elétricos da Renault, a montadora francesa vem investido bilhões nesse tipo de modelo e em breve planeja abandonar de vez na Europa a produção de veículos a combustão. Na atual gama Renault, o novo Twingo será o modelo elétrico de entrada, ficando abaixo do Renault 5, que deve ser apresentado oficialmente no próximo ano tendo uma proposta mais esportiva, esta nova família terá ainda o Renault 4, uma mini SUV elétrico de baixo custo, que também terá foco no preço.
Ainda vai demorar um tempinho para vermos o novo Twingo nas ruas, o modelo mostrado aqui ainda é um carro de pré-produção, a expectativa é de que chegue às ruas apenas no final de 2025.
A aposta da Renault com relação elétricos é ambiciosa e um tanto ousada. A montadora francesa criou uma nova empresa, a Ampere, uma submarca que terá investidores próprios e será listada na bolsa de valores como uma empresa separada em relação a Renault, isso para captar investidores próprios, inclusive um deles é a Qualcomm, companhia que produz os famosos processadores Snapdragon, há também parceria com a Google, para cuidar da parte de automação destes novos modelos.
Importante comentar que a Ampere não será uma marca, apenas a empresa responsável por desenvolver e produzir o novo Twingo, assim como o Renault 5 e Renault 4, todos feitos sobre a inédita plataforma “AmPr Small”, em uma nova fabrica, exclusiva para elétricos, que está sendo construída no Norte da França com capacidade para produzir até 400 mil carros por ano.
Os planos da Ampere são ambiciosos, até 2027 a empresa espera que os carros elétricos entre em paridade com modelos a combustão, ou seja, terão o mesmo preço, eles afirmam que conseguirão em breve oferecer carros elétricos com preço inferior aos R$ 100.000. Além disso, a marca espera produzir 300.000 exemplares em 2025, subindo essa marca para um milhão de veículos em 2031. Além do Twingo, a Ampere também ficará a cargo de produzir o Novo Nissan March que deve estrear em 2025, além de um carro para Alpine que é a divisão esportiva da Renault e um inédito carro 100% elétrico da Mitsubishi.
Poucos detalhes técnicos foram divulgados sobre o Novo Twingo, porém, sua autonomia deve ser superior aos 300 km, a Renault fala em um consumo de 10 kWh/100km uma marca que permitira aos donos rodarem tranquilamente no dia a dia nas cidades. Não custa lembrar que este é um carro feito para custar barato, ou seja, não podemos esperar nada muito revolucionário em relação as baterias.
Visualmente o carro foi inspirado no Twingo da década de 90, há uma série de detalhes como o formato dos faróis, arredondados na parte superior e planos na inferior, as três tomadas de ar no lado esquerdo do capô e o desenho das maçanetas também remetem ao Twingo original de 1992. Porém, ao contrário do antigo Twingo, o novo modelo terá quatro portas. O comprimento do carro não foi divulgado, suas dimensões prometem ser maiores do que as do modelo atualmente nas lojas, ficando na casa dos 4 metros, lembrando que a geração atual do Twingo, mede apenas 3,59 m.
Não foram divulgadas imagens do interior, até porque ainda se trata de um carro conceito, mas, na versão de produção podemos esperar uma arquitetura semelhante a do Renault 5, no centro do painel haverá uma generosa tela de 12 polegadas e o cluster também será totalmente digital de aspecto minimalista. Assim como no Twingo original, a Renault nesta nova geração deve voltar a focar no espaço interno, prometendo até 20% a mais de espaço interno comparado com outros carros compactos vendidos na Europa. Será que os bancos que se tornam camas (foto abaixo) voltarão nesta nova geração?
Mesmo se tratando de um carro “popular” com preço na faixa dos 20.000 euros, o novo Twingo promete ser bem equipado, a Renault promete trazer itens como frenagem de emergência automática e vários recursos de automação, haverá uma inédita inteligência artificial, uma espécie de “Alexa” que o grupo Renault está desenvolvendo em parceria com a Google e a Qualcomm e que será chamada de Reno.
Após décadas, o Twingo deve voltar a ser um protagonista na Renault, quem sabe o compacto também não de as caras novamente no Brasil, seria um rival enfrentar compactos elétricos chineses que estão fazendo bastante sucesso no país.
Fonte Autoexpress.co.uk
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Tenho o meu TWINGO 1.0 – 16 VaL – 2002 Maravilhoso….Já estou economizando grana, caso ele venha a ser fabricar o novo modelo (2025) no BRASIL. Meu filho mora em Portugal e comprou o ultimo modelo, nas achou a motorização a desejar….
Tenho o meu TWINGO 1.0 - 16 VaL - 2002 Maravilhoso....Já estou economizando grana, caso ele venha a ser fabricar o novo modelo (2025) no BRASIL. Meu filho mora em Portugal e comprou o ultimo modelo, nas achou a motorização a desejar....