A Dacia prepara para daqui dois anos o lançamento de uma nova geração do Sandero. O carro será inteiramente renovado e promete trazer mudanças significativas como uma carroceria mais robusta e a chegada de uma inédita variante totalmente elétrica. Recentemente o presidente da Dacia e o seu chefe design anteciparam detalhes do novo Sandero 2027.
Design Novo Dacia Sandero 2027
No mês passado em entrevista a revista inglesa AutoCar, David Durand, design chefe da Dacia, antecipou alguns dos detalhes do Novo Sandero 2027. Visualmente o novo modelo seguira o padrão visto em lançamentos recentes da marca como no Novo Duster e o Bigster. O carro vai se destacar pelo seu visual mais encorpado e de apelo futurista, a iluminação dianteira será toda de LED e terá aspecto minimalista.
As caixas de rodas serão robustas dando um aspecto mais largo ao novo Sandero que deve ser quase como um mini SUV. A previsão é que o modelo tenha dimensões semelhantes as da atual geração, isso significa um comprimento ficará na faixa dos 4.10 metros, porém a largura e a altura devem ser ampliadas.
Recentemente a revista Auto-Moto fez uma projeção (fotos acima) de como será o Novo Sandero 2027, ele continuará a ser construído sobre a plataforma CMF-B, que já permite uma ampla gama de motores, de versões a gasolina, diesel, híbrida e até uma variante totalmente elétrica. Lembrando que esta base é semelhante a plataforma usada no Renault Kardian.
O interior também promete buscar inspiração em lançamentos recentes da Dacia como o Novo Duster (foto acima), a cabine da nova geração será simples, com acabamento com muito plástico porém com bastante tecnologia, o cluster será todo digital e ao centro do painel estará uma moderna central multimídia com tela de 10 polegadas.
Teremos uma noção melhor de como será o novo Sandero quando os primeiros protótipos começarem a rodar em testes na Europa, algo que deve ocorrer já no final deste ano.
Dacia Sandero é o carro mais vendido da Europa
Atualmente graças ao seu preço baixo, que fica na faixa dos 13,000 euros (R$ 83 mil), o Dacia Sandero é um grande sucesso na Europa, em 2024 ele foi o carro mais vendido por lá. A nova geração não deve ter um valor tão baixo, porém promete continuar sendo um dos carros mais baratos no velho continente. Sua versão de entrada deve ficar abaixo dos 20.000 euros (R$ 120.000).
Já sua variante elétrica deve custar na faixa dos 25.000 euros (R$ 150.000). Para não ter um valor muito alto, essa versão terá baterias menos sofisticadas em relação a outros carros elétricos do mercado. Sua autonomia deve fica na faixa dos 300 km / 350 km no padrão europeu. Considerada baixa para os dias atuais, com muitos modelos elétricos chineses fazendo acima dos 500 km atualmente.
Entre os futuros rivais do Novo Sandero estão modelos como o Citroën C3, Peugeot 208, além do Novo Fiat Grande Panda (leia sobre ele aqui) que essa semana teve seus preços divulgados para o mercado europeu.
Renault Sandero não voltará ao Brasil
Esse novo Sandero não será oferecido no Brasil, por aqui o Sandero terminou sua longa jornada no mês passado, ele teve apenas uma geração foi lançado em 2007 e saiu de linha no final de 2024 com a aposentadoria do Stepway (foto acima), que nada mais era do que a versão aventureira do antigo Sandero. Por aqui o Sandero acabou sendo substituído pelo Kardian, que é um produto exclusivo para a América do Sul.