Demorou mas finalmente a Hyundai-CAOA está lançando no país a nova geração do Santa Fe, maior e mais imponente ocupando um outro nível de mercado, o SUV chega em versão única pela bagatela de R$ 297.000 e terá como missão roubar clientes das versões mais caras do Toyota SW4 e Pajero Sport, além de outros SUVs premiuns da BMW, Land Rover, Mercedes e Audi. Será que tem qualidade para custar tão caro?
Lançando nos EUA e na Europa no último ano (2018), o novo Hyundai Santa Fe subiu de patamar em relação a geração passada, o modelo traz uma série de evoluções desde a plataforma maior até a carroceria que está mais imponente e chamativa, o carro traz a nova linguagem de design da Hyundai, vista inicialmente no SUV Kona.
O novo design do Santa Fé 2020 tem um estilo robusto e moderno, entre os elementos que mais chamam a atenção está a grade frontal cromada e os faróis divididos em dois grupos, mais acima ficam os faróis diurnos de LEDs e as setas formando um conjunto afinado, integrados por um friso a grade cromada, mais abaixo no para-choque estão posicionados os faróis principais, essa solução de faróis divididos está na moda, já foi adotada por uma série de outros modelos, inclusive no Brasil na Fiat Toro.
Para deixar o design da nova Santa Fé 2020 ainda mais robusto, as linhas laterais tem novos e salientes vincos acima das maçanetas, assim como as caixas de rodas que estão mais projetadas para fora, o que também deixa o Hyundai com um porte musculoso, e por falar em rodas elas são de liga leve aro 19.
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Motor será um V6 a gasolina, não haverá versão diesel
Passando para a motorização o Novo Santa Fe 2020 traz o conhecido (e velho) motor Lambda 3.5L V6, capaz de desenvolver 280 CV de potência e 34.3 kgfm de torque. O bloco trabalha em conjunto com uma caixa de câmbio automática de oito velocidades, enquanto a tração é integral.
O sistema de tração 4×4 do novo Santa Fe 2020 também é novidade, é administrado pelo sistema automático HTRAC, que distribui de forma automática a tração entre as quatro rodas, tendo como parâmetros velocidade, ângulo da curva, tipo de piso e tração em tempo real em cada uma das rodas, além de economizar combustível, por exemplo em acelerações mais brutas 50% da tração é enviada para as rodas traseiras, no modo Comfort apenas 35% da tração é enviada para as rodas traseiras, enquanto que no modo econômico ECO, o novo Santa Fe passa a rodar apenas com tração 4×2 dianteira.
Falta do motor diesel no Brasil deve fazer falta…
Por enquanto a Hyundai não tem planos de trazer ao Brasil uma versão diesel da nova Santa Fé, o que se torna uma grande desvantagem do modelo frente aos rivais como Pajero Sport e Toyota SW4, todos dotados de motores diesel.
Lembrando que no mercado exterior o novo Santa Fe possui uma versão diesel equipada com um bloco 2.2 CRDi, quatro cilindros com 200 cv de potência.
Interior da nova Santa Fé 2020 ostenta muito luxo, equipamentos e espaço
A cabine do Novo Santa Fe 2020 apresenta um interior completamente novo, mais minimalista e luxuoso, há revestimentos de melhor qualidade como couro nobre no painel, bancos e portas, o painel é envolvente tem estilo mais limpo e traz na sua parte central superior uma tela touchscreen de 8 polegadas, que reúne os comandos do sistema multimídia, destaque ainda para o painel de instrumentos digital de 7 polegadas.
Entre os equipamentos de série da nova Hyundai Santa Fe 2020 estão itens como bancos forrados em couro nobre, volante multifuncional com paddler shift acoplados, sistema de áudio premium Infinity com 12 alto-falantes, carregador wireless para celulares, porta-malas com abertura e fechamento elétrico automático, ar condicionado automático dual zone, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampas, controle de descida, sistema keyless para abertura das portas e partida do motor por botão, freio de estacionamento eletrônico por botão.
A lista continua com teto solar panorâmico que cobre até os bancos traseiros, monitoramento 360 graus ao redor do carro com detector de pontos cegos, bancos dianteiros com ajustes elétricos, memória e três níveis de aquecimento, piloto automático, sensor de acendimento automático dos faróis e de acionamento dos limpadores do para-brisa, sete lugares, bancos traseiros rebatível separadamente 60/40 entre outros itens. Em outras palavras o Santa Fe traz aquilo que espera de um carro de R$ 300.000.
Faltou mais itens de segurança…
Apesar de vir recheado de equipamentos, o modelo da Hyundai derrapa ao não trazer sistemas de segurança ativa como piloto automático inteligente adaptativo ACC que mantém uma distância do veículo à frente, sistema de frenagem automática e auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, itens que já são inclusos no Mitsubishi Pajero Sport e nos SUVs premiums.
Este é o maior Santa Fe já feito…
Destaque final para o espaço interno em sua nova geração o Santa Fe cresceu alguns centímetros em relação a geração passada, o comprimento passou de 4.69 m para 4.77 metros, já o entre-eixos subiu 6 cm passando para 2.76 m, enquanto a largura fica em 1.89 m, um aumento de 1 cm em relação ao modelo anterior, esta nova plataforma e carroceria, permite ao modelo ter maior espaço interno em todas as três fileiras de bancos, o modelo é capaz de acomodar até 7 passageiros, tendo três fileiras de bancos na configuração 2+3+2. Os bancos também estão maiores e mais altos, a segunda fileira de bancos também pode ser reclinada.
O porta malas é gigante com 5 pessoas a bordo ele acomoda 1016 litros (segundo dados de fábrica).
A nova carroceria do Santa Fé além de maior, está mais rígida, graças ao uso 57% maior de aço de alta resistência, isso na pratica deixa o carro com maior equilíbrio em curvas, e também em acelerações.
Apesar de pesar quase 1850 kg, o novo Santa Fe promete bastante agilidade, dados de fábrica afirmam que ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 7.8 segundos, sua velocidade máxima é de 210 km/h.
Por R$ 300 mil será que vai vender ?
Enfim o Santa Fe é mais um carro a passar por um processo de “gourmetização” o SUV da Hyundai nunca foi um carro barato no line-up da Hyundai, mas agora o carro ocupará simplesmente o posto de mais caro Hyundai já vendido no Brasil, enquanto a geração passada custava a partir de R$ 198 mil, o novo modelo chega quase R$ 100 mil mais caro, R$ 297 mil.
Claro que o carro evoluiu cresceu e ficou mais equipado, porém nada que justifica este aumento de preço tão exorbitante, principalmente pelo carro vir com motor a gasolina. A Hyundai claramente quis colocar o novo Santa Fe 2020 ao lado de modelos premiums, porém ai a lista de rivais que custam na casa dos R$ 300 mil é extensa, há modelos como Land Rover Discovery Sport, BMW X3, Audi Q5, Mercedes GLC, Jaguar F-Pace e até mesmo Porsche Macan.
Ou seja, apesar de ter qualidades, por esse preço e rivais vai ser difícil o novo Santa Fe fazer sucesso no Brasil. E ai deixe sua opinião.
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