O caminhão mais vendido da Scania no Brasil está de cara nova, a marca lança agora em fevereiro no Brasil a nova geração do Scania R. Totalmente reprojetado, o modelo traz uma série de evoluções em relação ao seu antecessor, do consumo de combustível que foi reduzido ao visual do caminhão que ficou muito mais bonito e moderno.
A nova geração do caminhões Scania foi lançada na Europa em 2017, sua produção no Brasil é fruto de mais de R$ 1 bilhão em investimentos. Assim como os seus antecessores, eles serão produzido na planta da Scania em São Bernardo do Campo, o truck está em pré-venda desde dezembro de 2018 (300 exemplares foram vendidos em apenas dois dias de vendas), porém as entregas e a venda oficial dos novos Scanias começam agora em fevereiro.
Ao todo a nova geração dos caminhões Scania serão ofertados no Brasil em quatro versões: “P”, “G”, “R” e a inédita configuração “S” com motores de 7, 9, 13 ou 16 litros com potencias que vão de 220 CV a 620 CV. Porém nesse post falaremos especificamente do Novo Scania R, que é de longe o principal versão da nova família.
Design e interior:
Frente ao seu antecessor, o Scania R 2019 está mais moderno e atraente, porém sem abrir mão da tradicional identidade visual dos caminhões Scania, no geral o estilo ficou mais moderno e aerodinâmico, a grade frontal do modelo anterior deu lugar a uma peça maior e mais agressiva, outro destaque do novo estilo são os faróis que ganharam um estilo mais moderno, e passam a contar com iluminação por LEDs. O para-choque ficou mais moderno e aerodinâmico, a nas laterais da cabine há novo vincos que passam uma aparência mais musculosa ao truck da Scania.
Além disso o caminhão ficou mais econômico e confortável, de acordo com a marca, graças a nova geração de motores e ao desenho mais aerodinâmico do Scania, o consumo de combustível foi reduzido em até 8% em comparação a geração anterior.
Interior ficou mais confortável, bonito e equipado…
A cabine da linha Scania R 2019 é inteiramente nova, não aproveitou nenhuma peça do modelo anterior, o painel ficou mais baixo o que aumentada a visibilidade externa, as colunas estão mais finas, o volante também é novo, ficou mais ergonômico e lembra o de um carro de passeio, o visual do painel ficou mais atraente e os comandos foram reposicionados, para melhorar a ergonomia do motorista, assim como o banco que também foi reposicionado. O interior da Scania R 2019 também ganhou uma série de novos porta objetos, há até mesmo teto solar. Também há uma série de melhorias no chassi para aumentar o conforto interno, um sistema de ar-condicionado mais poderoso e eficiente, e o isolamento acústico e térmico da cabine foi melhorado.
Assim como as demais famílias da nova geração da caminhões da Scania, o Novo Scania R está disponível em cinco configurações de cabine: sem cama e teto baixo, sem leito estendida e com teto baixo, com cama e com teto baixo, com leito e teto normal e com cama e teto alto (foto acima).
O Scania R cabine baixa mede 3.19 m de altura total – do chão ao teto, sendo que a altura interna da cabine é de 1.5 metros, enquanto o modelo com teto normal tem 3.47 m de altura externa e 1.81 m de altura interna, já a versão com teto alto conta tem 3.69 m de altura externa e altura interna de 2.07 metros (foto acima). A cama do Scania R tem de 60 cm a 1 m de largura, dependendo da versão da cabine.
Para garantir o conforto do motorista, há uma série de equipamentos, alguns de série outros opcionais, como retrovisores com ajustes elétricos (de série) e uma segunda cama – beliche nas versões cabine normal e alta. O caminhão também pode ser equipado com central multimídia de 5 ou 7 polegadas e câmera de vídeos que podem ser instaladas atrás do cavalo mecânico e semi reboque. Caso o comprador deseje também pode ser instalado uma televisão no leito, além de geladeira ou freezer.
Mais seguro…
Outro foco da Scania foi com a segurança o caminhão passou por rigorosos testes de colisão, como opcional é oferecido um inédito airbag lateral que em caso de tombamento, forma uma cortina para o motorista sobre o vidro da porta.
Motores da nova linha R:
Destinado a transporte rodoviário de cargas pesadas o Novo Scania R sai de fabrica equipado com um novo motor 13 litros, seis cilindros, o bloco é oferecido nas versões R410, R450, R500 e R540, a partir do segundo semestre será oferecido também uma versão inédita movida a gás. Todos os motores ficaram cerca mais potentes, o novo Scania R410 traz 410 CV e 215 kgfm, já o R450 2019 (foto abaixo) produz 450 CV e 239,63 kgfm, substituta do R440 essa possivelmente será a versão mais vendida do caminhão, já o Scania R500 vem com motor de 500 CV e 260 kgfm de torque, enquanto finalmente o R540 entrega 540 CV e 275,32 kgfm. Esse último motor é inédito mundialmente, é uma evolução do antigo de 510 CV. Há ainda o Scania R620 destinado a indústrias e aplicações pesadas, ele traz poderoso V8, 16 litros de 620 CV.
Motores das outras versões…
Lembrando que ainda que as demais versões da nova família de caminhões da Scania conta com motores mais mansos: 7 litros, seis cilindros com 220 cv e 100 kgfm, 250 cv e 110 kgfm ou 280 cv e 120 kgfm. Além dos blocos 9 litros, com 280 cv 140 kgfm, 320 cv 160 kgf e 360 cv e 170 kgfm, e duas inéditas versões a gás que serão lançadas no decorrer do ano, com 280 cv e 135 kgfm, 340 cv e 160 kgfm.
Chassi e tração…
A nova família Scania 2019 terá opção de cavalo mecânico e chassi rígido, além das opções de tração 4×2, 4×4, 6×2, 6×2/4 e 6×4.
Expectativa
Conforme dito o Novo Scania R esta em pré-venda desde outubro do ano passado, porém o caminhão será entregue aos compradores apenas a partir de fevereiro, a expectativa da Scania é de aumentar em no mínimo 10% suas vendas no Brasil em 2019 com o lançamento desta nova geração de caminhões. Apenas o grupo Amaggi comprou 300 exemplares do novo Scania R500.
Preços mais caros…
Porém a má notícia e que o caminhão está mais caro, de acordo com a Scania os preços na nova geração irão subir de 10 a 15 %, os valores irão girar em torno de R$ 380.000 a R$ 580.000 dependendo da configuração. Vale lembrar que a lista de rivais do Scania R, inclui modelos como Volvo FH, VW Constelattion e Mercedes Actros.
Uma resposta
Porque não véi com interclima a cabina e climatizada e quebra sol