A Skoda, montadora tcheca que pertence ao Grupo Volkswagen, revelou nesta última terça (11 de dezembro) o seu mais novo modelo, a nova geração do Octavia. O sedan que existe desde 1996, ganhou sua segunda geração em 2004 e em agora no começo de 2013, o sedan médio da marca tcheca chegará a sua terceira geração, com tudo novo, desde a plataforma, até claro o seu design, que traz um ar imponente, sóbrio, equilibrado e elegante, com traços retos, bebendo várias influências dos modelos Audi e VW.
Para fazer sucesso, a terceira geração do Octavia aposta nas mesmas armas da geração passada, um visual elegante, porém discreto, co mbinado com um interior espaçoso, bem equipado, por um preço convidativo e sem esquecer de um baixo consumo de combustível. Ou seja o Octavia continua sendo um carro de apelo lógico, porém agora muito mais vistoso.
Em tempos dos sedans com jeitão de coupé e das carrocerias cheias de vincos e frisos, a Skoda prefere seguir uma linha mais conservadora. O design do novo Octavia 2013 está longe de ser o mais marcante do mercado, porém não há como negar que o modelo tem um estilo belo, atual e acima de tudo imponente, principalmente de perfil.
Na dianteira há a grade padrão dos modelos da Skoda, o desenho do para-choque chega a lembrar os carros da VW enquanto os faróis de estilo retangulares lembram claramente os modelos da Audi . A silhueta é cortada por dois evidentes vincos laterais, que dão um perfil musculoso ao carro. Na traseira os vincos retos continuam e são bem esculpidos.
Embora seja o segundo mais luxuosa da Skoda, a a inspiração para o novo Octavia venho de baixo, a estética do modelo é bastante parecida com a do sedan Rapid, também apresentando recentemente e que é um dos modelos de entrada da marca.
O interior do Octavia também é bem construído, e aqui também o sedan deu um salto e tento em comparação com a geração passada, embora não seja um carro de luxo, o acabamento agrada, com materiais aparentemente de boa qualidade, bom gosto em suas linhas e peças bem encaixadas, a arquitetura interna é parecida com os dos carros da VW.A lista de equipamentos agrega itens inéditos na marca, como uma moderna central multi-mídia, computador de bordo de ultima geração com tela entre os mostradores, piloto automático inteligente, que pode frear o carro em caso de risco de alguma colisão eminente, sensor de fadiga do motorista, Park Assist.
Porém o destaque mesmo fica para o espaço interno, com um entre eixos de 2.68 m o novo Skoda Octavia é capaz de levar sem aperto até cinco passageiros. O porta malas também é igualmente generoso são 590 litros, isso mesmo a VW divulga um porta malas de 590 litros.
Como é de praxe nos carros vendidos na Europa, haverá várias opções de motores, entre blocos a diesel e a gasolina. Para quem deseja economia combustível a opção ideal é o super econômico 1.6 TDi de 105 CV de potência, com ele o novo Octavia 2013 tem um consumo combinado incrivelmente baixo, 29.4 km por litro. Já para os mais esportivo há o motor 1.8 TSI de 180 CV, que equipará a versão top de linha do modelo.
Desconhecida no Brasil a Skoda é uma espécie de Dacia da Volkswagen, uma ‘submarca’, que nos últimos anos vem crescendo a passos largos na Europa, é responsável pelos carros mais populares e mais acessíveis da montadora, principalmente em países da Europa oriental (Leste Europeu), como Rússia e Republica Tcheca, Turquia, Romênia, Polônia, Croacia entre outros.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Enquanto as montadoras asiáticas investem no Brasil com design e luxo, a alemã, italiana e norte americanas dormem. Um carro com esse requinte não poderia vir para o Brasil mesmo que fosse com a logo da volks.
Parece um Volkswagen só que com estilo.
LINDOOOOO! DE MAIS! MAS PENA QUE NÃO VEM PARA O BRASIL.
Esse skoda ficou lindo,outro padrão.