A Renault vai lançar no Brasil em 2024 um inédito SUV compacto. Segundo rumores que circulam na web, o modelo pode resgatar o nome Clio no Brasil, ele já rodando em testes nos arredores da planta da Renault no Paraná, utilizando como mula de testes a carroceria do Dacia Sandero Stepway, hatch de quem emprestará a plataforma.
Índice desta matéria
O novo SUV compacto da Renault será o primeiro carro da Renault Brasil a utilizar a nova plataforma chamada CMF-B, a mesma do Dacia Sandero, Dacia Logan e de outros carros mais modernos do grupo Renault na Europa, como o próprio Clio.
Vale lembrar que o uso da nova base CMF-B do Stepway europeu, em relação a plataforma B0, usada no Stepway brasileiro, são as dimensões da carroceria, a distância entre eixos e principalmente a largura são maiores, além da possibilidade de usar motores mais modernos e adotar novos equipamentos.
Visualmente o novo SUV Renault promete ter desenho bastante próximo ao do Dacia Sandero Stepway de ultima geração, modelo esse que não chegou a ser comercializado no país.
Porém as proporções da carroceria serão diferentes do Sandero Stepway, como é possível ver na imagem abaixo, o modelo será uma espécie de crossover compacto com estilo “quase” coupé.
Acima uma suposta imagem do novo SUV da Renault que vazou em meados do último ano, o print supostamente foi retirado de um manual do proprietário
Para fazer jus ao termo SUV, o novo Renault brasileiro deve contar com uma maior altura em relação ao solo comparado com o Stepway, além de rodas de maior polegadas em relação ao visto no hatch, provavelmente aro 17.
Acima um Sandero Stepway europeu no Brasil, como este modelo não será vendido por aqui, acreditamos que na verdade esta seja uma mula de testes da plataforma do novo SUV – Foto: Renaldo.1308 via Gessner Motors
Vale lembrar que, esta não será a primeira vez que uma montadora recorre a um hatch já existente para dar origem a um SUV compacto, está pratica está sendo muito comum aqui no Brasil, afinal, é muito mais barato refazer um carro já existente do que criar um totalmente novo.
A VW escolheu o Polo para servir de base para o Nivus, compartilhando plataforma, interior e componentes mecânicos, enquanto a Fiat recorreu ao Argo para criar o Pulse, além da plataforma, eles compartilham inclusive partes da carroceria como as portas.
Já a Renault escolheu o Sandero Stepway para servir de base para o seu novo SUV, porém, vale lembrar que neste caso é um modelo inédito no Brasil, já que o Dacia Sandero Stepway (foto acima) é completamente diferente do nosso Stepway brasileiro nas lojas (foto abaixo).
A expectativa é que o novo SUV Renault brasileiro, seja o primeiro carro da marca no Brasil a usar o motor 1.0L TCe, turbo três cilindros, este motor já é usado nas versões mais baratas do Clio, Sandero e do Duster na Europa, tem potência de 110 cv, um número modesto, porém o que chama atenção é o torque de 20 kgfm.
Também é cogitado para o novo SUV o uso do atual motor 1.3L TCe turbo de 170 cv, para as versões mais caras, este é o mesmo propulsor já utilizado nas versões top de linha do Duster e da Captur no Brasil.
O câmbio deve ser automático CVT na maioria das versões, sendo que a Renault pode usar câmbio manual de cinco marchas na versão mais barata.
Projeção: Auto-Moto.com
Oficialmente o novo SUV da Renault ainda não tem nome definido, alguns afirmam que o carro pode ser chamar Clio, já que é um nome tradicional e conhecido no país. Ao exemplo do que a vez a Ford ao escolher o nome Maverick, para batizar sua mais nova picape. Mesmo caso da Chevrolet com a Nova Montana, que é um carro de categoria completamente diferente da Montana original. E ai será que vai ser difícil explicar para o consumidor que o Clio virou um Sandero SUV ?
O desenvolvimento do novo SUV ainda está em fase inicial, ou seja, vai demorar um bom tempo para chegar as lojas, a expectativa é que o lançamento aconteça dentro de um ano e meio ou dois, ou seja, o novo SUV Renault deve estrear somente no final de 2024.
Certo é que a Renault parece estar acordando no Brasil, já faz tempo que a montadora francesa está devendo lançamentos de carros inéditos por aqui. Modelos que faziam sucesso, como Sandero e Logan, já estão ultrapassados em relação aos rivais, vendendo cada dia menos. Alias, estes dois devem sair de linha em 2023 sem deixar substitutos.
O novo SUV compacto terá como missão roubar clientes de carros como Fiat Pulse e Citroën C3 Aircross. Esperamos em matéria de preços, valores próximos a esse dois modelos. Algo em torno de R$ 100.000 até R$ 130.000, claro isto baseado nos valores atuais.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários