A Suzuki acaba de apresentar no Salão de Genebra a nova geração do SX4. Inteiramente renovado o crossover japonês, ficou maior, e ganhou uma aparência mais atraente, robusta e moderna, além de novos motores e um interior mais atual.
A nova geração do SX4 é baseado no protótipo S-Cross, exibido no Salão de Paris em 2012. No novo modelo o design ficou mais urbano e harmonioso, deixando de lado lado o estilo off do antigo modelo.
Em comparação ao antigo SX4, o modelo 2014 cresceu e muito, o comprimento passou de 4.16 metros para 4.30 m, o entre eixos também foi ampliado em 10 cm, passando de 2.50 m para 2.60 m, este aumento no comprimento refletiu principalmente no aumento do espaço para os ocupantes do banco traseiro que agora possuem 8.1 cm em relação ao banco da frente, e na ampliação do porta malas que passou de tímidos 270 litros, para bons 430 litros.
O interior também é totalmente novo, o acabamento deu um grande salto em relação a geração passada do SX4, os materiais são de melhor qualidade, há revestimentos em couro, alumínio e cromado, o painel assumiu formas modernas e envolventes, como é de praxe nos carros japoneses ele traz ainda uma aparência bem sóbria. A lista de equipamentos também foi melhorada, com o teto solar panorâmico.
Pelo menos na Europa o SX4 2014 estará disponível com dois tipos de motores, 1.6L Diesel e 1.6L a gasolina. A versão a gasolina contará com um câmbio manual de cinco marchas, enquanto a versão diesel trará um moderno câmbio de seis marchas, opcionalmente haverá um câmbio de cinco velocidades ou automático do tipo CVT. Agora todas as versões do SX4 contarão com o sistema Auto Start Stop, que desliga o motor do carro automaticamente quando o carro para, e volta a ligá-lo quando o motorista tira o pé do freio.
Segundo a Suzuki o Novo SX42014, começa a ser vendido em meados desse ano, ele será produzido na planta da marca na Hungria e de lá exportado para vários países ao redor do planeta.
Para o Brasil ainda não há uma previsão de lançamento, vale lembra que o SX4 é atualmente o modelo mais vendido da Suzuki no Brasil, ele parte de R$ 64.800.
Respostas de 3
O Suzuki SX4 é um carro que não há quase reclamações. Muito pelo contrário, se houve muitos elogios. É um carro que dispensa mudanças tão radicais. Acho q transformá-lo numa minivan não dará certo no Brasil. Alguns ajustes já fariam a mudança necessária. Por ter suas dimensões próximas ao de um Sandero Stepway, acho q poderiam redistribuir melhor o espaço q possui sem alterar sua estrutura, pois o Sandero Stepway tem o porta-malas com capacidade para 320l contra 270l do SX4 sendo que eles possuem praticamente as mesmas medidas. Acho q poderiam deixá-lo mais robusto também como o Sandero Stepway, e acrescentar vincos em seu design. Reduzir o seu motor para 1.6, não. Se quiserem aumentar a potência, tudo bem. Mas reduzir, não. Enfim, acho q não se faz necessário mudar suas dimensões, apenas melhorar sua redistribuição, além das demais sugestões ora feitas.
Bonito era antes.Ficou outro trambolho igual a tantos feitos atualmente.
E AS VERSÕES NORMAIS E SEDAN?