A Fiat é há décadas líder de vendas no mercado brasileiro, seus carros são onipresente nas ruas, porém há um segmento que a marca apanha feio, os dos sedans médio, mico de vendas o Fiat Linea é incapaz de rivalizar com modelo como Corolla e Civic, para se ter uma ideia no último ano ele vendeu seis vezes menos do que o líder Corolla da Toyota. Porém a Fiat parece não ter muita presa em mudar isso, segundo o Jornal do Carro, o sedan Viaggio, que virá como sucessor do Linea, deve chegar ao Brasil somente em 2016.
O carro que por aqui será chamado de Novo Tempra é vendido desde 2012 na China, país onde é produzido e foi inicialmente lançado inicialmente, ele é irmão gêmeo do Dodge Dart, lançado nos EUA em 2011. Inicialmente a expectativa era de que o carro começasse a ser produzido por aqui já no próximo ano (2014), na planta que a Fiat está construindo em Goiânia (Pernambuco), porém a fábrica deve ficar pronta apenas em meados de 2015, com isso o Novo Tempra só deve dá às caras nos primeiros meses de 2016.
Ressuscitar o nome Tempra promete ser uma brilhante jogada de marketing da Fiat, é certo que o carro não será chamado de Novo Linea, já que como se sabe esse o sedan lançado em 2008 nunca emplacou e muito menos Viaggio, já que esse nome digamos daria margem a piadas – Viaggio (viajar em italiano) se pronunciar Viaddjo. Tempra sem dúvida é um nome forte, um carro que conta com uma legião de fãs e deixou saudade para muita gente, um ícone da década de 1990.
Além da versão sedan a Fiat vai também produzir no Brasil a configuração hatch do Viaggio (ou do melhor Novo Tempra) o modelo estréia em novembro desse ano na China e também deve chegar ao Brasil em 2016 para substituir o Bravo (outro que nunca foi um sucesso de vendas). Não seria surpresa se esse último fosse chamado de Tipo.
Junto com o design moderno, esportivo e acima de tudo equilibrado o principal destaque do novo Tempra fica por conta do seu generoso espaço interno, ele tem comprimento de 4.65 metros (um Civic mede 13 cm a menos com 4.52 m) e entre-eixos é de 2.700 mm (10 cm a mais do que o Corolla atual com 2.60m).
Na versão top o sedan conta com um motor 1.4 MultiAir Turbo com 150 CV e está disponível com câmbio manual ou automático
É uma pena que a Fiat fique dormindo no ponto nesta faixa de mercado, o atual Linea já deu o que tinha que dar, ainda mais com a concorrência cada vez mais forte, modelos como C4 Lounge, Novo Sentra, praticamente todo mês surge um novo modelo nesse segmento que cada vez mais ganha clientes. O Novo Corolla chega ao Brasil em março do ano que vem, menos de 10 meses após ter sido lançado na Europa, por que a Fiat não pode fazer algo semelhante com o Novo Tempra. Enquanto o seu sucessor não chega o Linea atual deve sofrer um facelift ainda este ano para se manter até 2016 no mercado. Segundo rumores essa plástica vai acontecer já no começo do ano que vem.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
é os carros do meus sonhos
o nome da cidade onde a fiat esta construindo fabrica é Goiana - PE, Goiânia é a capital do Goias