A Volkswagen revelou oficialmente nesta última terça-feira (19/09) um dos lançamentos mais aguardados do ano: o Novo VW Tiguan 2025. Totalmente reformulado, o SUV chega em sua terceira geração com uma nova plataforma, passou a ser construído sobre a versão mais recente da base MQB da VW, chamada de MQB EVO, sendo ligeiramente maior do que a geração anterior, o interior também evoluiu, ficou mais luxuoso e tecnológico conta com tela gigante de 15 polegadas, destaque ainda para as novas opções de motorização, que vão de 150 cv até 272 cv.
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Em sua terceira geração, o Tiguan mudou em todos os sentidos. Visualmente, o carro traz uma nova linguagem de design muito diferente da anterior. Enquanto o modelo antigo, lançado em 2016, tinha carroceria quadrada e mais imponente, o Novo Tiguan 2025 apresenta linhas mais elegantes, sóbrias e aerodinâmicas. Alias, é melhor a gente se acostumar, porque este novo padrão deve se tornar comum em todos os carros da Volkswagen, recentemente o novo Passat 2024 também adotou este estilo.
O novo estilo é mais elegante e moderno, porém, menos imponente e chamativo, de acordo com a Volks isso tem um motivo, deixar o carro mais eficiente. Graças ao novo design, o coeficiente aerodinâmico (cx) da Tiguan, passou de 0.33 para 0.28, sendo que quanto menor este número, menor é a resistência do carro vencer o ar, o que influencia diretamente no consumo de combustível.
Na dianteira, os faróis estão mais finos e passam a ter a nova tecnologia IQ Light Matrix HD, estes são os mesmos faróis adaptativos usados no Toureg, é uma versão um pouco mais simples do que hoje Audi e Porsche usam em seus modelos mais caros, como Q8 e Cayenne.
Os faróis Matrix IQ HD contam com alcance maior (quase 500 m), além da capacidade de se ajustarem de acordo a luminosidade do ambiente, iluminando apenas as partes que são necessárias, tanto na estrada quanto no entorno, conseguindo direcionar o facho de luz para evitar de ofuscar os outros motoristas. Há um total de nada menos do que 38,400 pixels de LEDs, sendo 19,200 pixels em cada farol.
Ainda na dianteira, a grade superior, ao lado do logo da Volkswagen, agora é apenas estética, enquanto as abertura de ar no para-choque foram ampliadas.
De perfil, chama a atenção os vincos acima das caixas de rodas, que servem para deixar o Tiguan com um aspecto mais largo, alias, as caixas de rodas foram alargadas, agora acomodam rodas maiores, aro 20. O Novo Tiguan 2025 apresenta ainda uma barra de luz que se estende por toda a traseira do veículo. Agora o Tiguan usará lanternas com luzes LED dinâmicas e tecnologia IQ Light, na qual a cor e intensidade da luz mudam de acordo com a necessidade.
Sem dúvida o Tiguan 2025 é um carro bonito, porém um tanto genérico, não é um carro que te surpreende pelo visual, que faz você dizer “uau, que incrível”. No entanto, essa é sempre uma filosofia do grupo VW, que não ousa muito no estilo, para que eles não envelheçam rápido demais. E ai o que você achou do visual da nova Tiguan? Deixe sua opinião nos comentários.
Há dois layouts: o Tiguan padrão, que é mais sóbrio com grade menor e filetes cromados, enquanto o Tiguan R traz aparência esportiva com detalhes em black piano e grade maior em formato de diamante, compare nas fotos acima e abaixo a diferença.
Em comparação com a geração anterior de 2017, o Tiguan cresceu cerca de 3 cm no comprimento, apesar da altura, largura e a distância entre eixos não ter mudado, o espaço interno foi ampliado, o porta-malas cresceu 37 litros, comportando agora 652 litros.
Como dissemos, o interior do novo Tiguan também mudou radicalmente. A cabine apresenta a nova arquitetura da Volkswagen, o painel ficou mais alto e conta com um acabamento luxuoso e futurista, há agora uma grande moldura em Black Piano que percorre todo o painel, sendo que do lado do passageiro, acima do porta luvas, há uma decoração com LED com cores configuráveis, criando um efeito visual muito legal, principalmente durante a noite (foto abaixo).
Destaque também para a tecnologia empregada nesta nova geração do Tiguan, a versão mais cara virá com uma tela enorme com nada menos do que 15 polegadas (38 cm de comprimento) no centro do painel, há ainda um novo painel digital, agora com tela OLED de alta definição e cores mais vivas, as versões mais caras terão ainda head up display, que projeta informações no para-brisa.
Agora o Tiguan 2025 também passou a adotar o estilo “full touch screen”, ou seja, todos os botões físicos foram todos removidos, praticamente tudo agora é controlado através da tela da central, inclusive o ar-condicionado, o que não agrada a todo mundo já que, para praticamente tudo, desde mudar a temperatura do ar-condicionado, ligar o desembaçador ou trocar o modo de condução, é necessário acessar a tela touch, algo não muito pratico. Nem mesmo alavanca de câmbio há mais, o seletor de marchas migrou para a coluna de direção, onde normalmente fica o comando para acionar o limpador de para-brisa.
Porém, ao contrário de outras montadoras que também entraram nesta onda minimalistas, onde tudo é controlado pela tela da multimídia, a Volkswagen foi mais inteligente e sensata. Abaixo da tela, há alguns pequenos, porém táteis e diretos, botões para facilitar funções básicas como aumentar ou diminuir a temperatura do ar-condicionado ou o volume do som. Além disso, no console central há um seletor giratório multifuncional, onde normalmente ficaria a alavanca de marchas (foto acima e abaixo), que permite controlar diversas funções na multimídia.
O mais legal é que neste seletor giratório, há um pequeno display colorido no centro (fotos acima), que informa qual função está selecionada, como controlar o sistema de áudio, o modo de condução e etc; é como se fosse um atalho mais pratico para determinadas funções. A esquerda do seletor fica o botão de partida do motor, e a direta o botão que libera o freio de estacionamento.
Visando melhorar o conforto em viagens mais longas, a Volkswagen traz uma nova tecnologia para os bancos dianteiros, chamada de “ergoActive Plus”, com ajustes pneumáticos, além de ajustes lombar em quatro modos, estes novos bancos dianteiros tem até função de massagem pneumática com 10 bolsas de ar com pressão ajustável, há ainda funções de aquecimento e ventilação nos bancos, com programação de acordo com a temperatura.
Com relação a motorização, a principal evolução do VW Tiguan 2025 provavelmente é a nova versão plug in híbrida PHEV, disponível em duas configurações: 201 CV ou 272 CV. Ambas combinam motores elétricos de 115 cv de potência com o bloco a gasolina 1.5L TSI. O mais legal é que agora, graças a uma bateria de 19,7 kWh, o Tiguan híbrido poderá rodar até 100 km no modo elétrico, sem precisar fazer uso da gasolina. O Tiguan PHEV usa um câmbio automático de oito marchas e tem tração 4×2 dianteira.
Segundo a Volkswagen, o Tiguan Plug-in Hybrid 2025 tem capacidade de recarga mais de 100% superior em relação ao modelo híbrido anterior, agora será possível obter entre 10 e 80% da capacidade das baterias em apenas 25 minutos plugado, ou seja, o dono do Tiguan híbrido poderá usar o carro como um modelo elétrico para fazer tarefas cotidianas como ir e vir do trabalho, sem precisar ir ao posto reabastecer, bastando apenas “plugar” o carro na tomada ao final do dia quando chegar em casa.
Para aqueles que ainda preferem carros com motores a combustão, ou não podem pagar pelo alto valor do Tiguan híbrido plugin, a Volkswagen oferecerá as versões tradicionais TSI, porém agora combinadas com tecnologia híbrida leve.
A gama inclui o novo bloco 1.5L eTSi, emparelhado a um sistema híbrido leve de 48v que gera cerca de 20 cv extras em algumas situações, como em acelerações, auxiliando o motor a gasolina. A potência total combinada varia entre 130 cv até 150 cv dependendo da versão. Esta nova família de motores eTSi ainda conta com recursos como turbo de geometria variável e um sistema que desativa até dois dos quatro cilindros quando não é necessária toda a potência. A tração segue sendo 4×2 dianteira e o câmbio automático DSG de sete velocidades.
Para quem quer desempenho e não se importa muito com o consumo, há o tradicional e potente motor EA888 2.0L TSi, emprestado do Golf GTI, que pode debitar nas rodas 204 CV ou 265 CV dependendo da versão escolhida, aqui não há sistema híbrido. Outro diferencial é a tração nas quatro rodas 4Motion, presente exclusivamente com o 2.0 TSi.
Vale lembrar que, o modelo divulgado hoje é a versão europeia do Novo Tiguan. Para alguns mercados, como os EUA, a Volkswagen desenvolverá uma carroceria exclusiva, com visual diferente e maior distância entre eixos, capaz de acomodar até sete passageiros, tendo proposta similar a da Tiguan AllSpace que era vendida no Brasil. Esse carro destinado aos americanos será inspirado no VW Tayron, um SUV vendido no mercado chinês.
Para o Brasil, a terceira geração do Tiguan ainda vai demorar um longo tempo, isso se vier, já que a VW anunciou recentemente que voltará a vender nos próximos meses por aqui a versão reestilizada do Tiguan AllSpace, já com três anos de mercado, lançado em 2020 nos EUA, o modelo chegará com preços acima de R$ 250.000 já como Tiguan 2024.
Fonte: Carscoops
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